Powered By Blogger

sábado, 30 de outubro de 2010

VOU FAZER UM NICHO PARA AS CERÂMICAS DE MARAJÓ

Estou embrulhando minhas cerâmicas que vieram de Icoaraci, PA, quando estive de viagem por lá, na ocasião estava com meu ex-marido e mandei as coisas com transporte para o Rio de Janeiro, onde morava. Agora as peças estão divididas entre Ibiúna e S.P, agora todas ficarão juntas lá no sitio. Vai ficar beme bonito. Eu adoro essa cerâmica. Parece um mini-museu!

FOOD RULES SAIU EM PORTUGUES

O livro do qual ando postando as regras acaba de sair em Portugues e se chama Regras de Alimentação! Custa 19,90 no meu supermercado. Continuarei a postar as regras aqui, embora não tenha recebido permissão, mas sempre deixei claro de onde retirei, certo?

VELEJANDO PELO CARIBE DE GERALDO TOLLENS LINCK

Um livro imperdível para quem quer viajar pelo caribe, ele descreve cada ilha, cada cheiro e cor, muito gostoso de ler, saí correndo procurando mais livros, mas não tem não. Só um chamado Para Ingles Ver. Como o estilo dele é muito gostoso, acho que vou ler esse daí também. Tenho ainda um que não li que chama NA ESTEIRA DO IRMA.. Depois conto se gostei.

TERMINEI A AVENTURA NA AMÉRICA DO SUL

Adorei o livro do Alexandre Alex Furtado que já tinha comentado antes. É muito legal de ler, os atoleiros na região amazonica sao epicos e os da Guiana Inglesa também. Vale muito à pena ler.

É SÁBADO E EU ESTOU EM SP

Vim buscar meu filho, ele iria de moto mas caiu um toró e não daria para ele ir. Ele só tem um domingo por mes de folga, fora as quartas feiras todas. ENtão juntei vir buscá-lo e carregar o resto do armário. Já montei todo o resto lá no sitio, falta a parte do maleiro, onde vou colocar minha coleção de peças de marajó e tapajós! Vai ficar muito bom, já sei disso. Aliás chegou a coleção de Atlas da National Geographic, são 11 livros ótimos, já andei bisbilhotando alguns deles e gostei. Já estão na estante nova!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

JÁ VOU EMBORA, CARRO CARREGADO DEMAIS!

Até mais, já vou indo! Boa semana para quem fica, bom feriado na segunda e terça!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

OS SUPERALIMENTOS

Todos nós somos mais ou menos intoxicados. Culpa dos alimentos indigestos, do nosso intestino, muitas vezes preguiçoso, ou de um fígado frágil e suscetível. A maioria de nossas doenças e muito do nosso envelhecimento prematuro vêm daí. Mandamos limpar fogões e dar uma revisão no motor de nosso carro, mas nunca purificamos nosso organismo. E pra isso não é preciso passar uma semana no spa ou fechar a boca de vez. Alguns alimentos têm uma incrível capacidade de deixar você mais bonita, mais saudável e cheia de energia. Basta incluí-los no seu cardápio.

O salmão e a laranja, por exemplo, combatem o envelhecimento precoce. O gengibre contribui para a resistência do corpo, enquanto a cenoura acelera o bronzeado e aumenta as contrações musculares. A banana, uma indiscutível fonte de energia, é uma ótima pedida para quem pratica exercícios de longa duração, além de melhorar o sono e o humor. O principal conselho dos nutricionistas é de que devemos usar o bom senso na hora de decidir a nossa alimentação. O essencial é que você se sinta bem. Ai de nós! De todos os seres vivos, o homem é o único que faz voluntariamente o que sabe que lhe faz mal. Também é bom lembrar que devemos mastigar bem os alimentos e comer lentamente. A maioria das nossas más digestões, cólicas e doenças do fígado são resultados de uma mastigação apressada.

Mas não é só sua saúde que ganha com isso. Esse bem-estar se reflete na pele, no corpo, no estado de espírito e até na qualidade do nosso sono. Então, prepare o seu banquete!

Salmão

Proteína animal com baixo teor de gordura, o peixe deve estar presente em toda dieta saudável. Mesmo os mais gordurosos, como o salmão, têm sua gordura constituída por um ácido graxo chamado ômega-3 que protege o coração, previne infecções, diminuiu os níveis de LDL e triglicérides, eleva o nível de HDL (colesterol bom) e ajuda a reduzir o risco de um câncer de mama. Segundo a nutricionista Maria Inês Barreto Silva, a riqueza do salmão está na sua qualidade de lipídeos poli e mono saturados que ajudam a proteger o organismo contra doenças cardíacas. Quanto ao efeito anti-idade, Maria Inês enfatiza: "não quer dizer que a mulher, ao consumir o salmão, vá ficar com a pele esticada. O efeito é de antienvelhecimento apenas".

Consumo ideal: 60 a 100 gramas duas vezes por semana.
Como: no vapor, assado, grelhado ou cozido.
Calorias: 166 em 100 gramas.

Laranja

A combinação da vitamina C com substâncias chamadas flavonoídes, como a hesperidina, é o que faz da laranja um alimento especial. Juntas, elas se transformam em um agente protetor do organismo, aumentando a resistência do corpo às infecções. A vitamina C também facilita a absorção do ferro, participa da fabricação de colágeno, indispensável para uma pele firme, e age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Estudos realizados na Alemanha, em 1994, mostram que frutas cítricas, como a laranja, evitam alguns tipos de câncer, especialmente o do estômago, pois bloqueiam a possível transformação dos nitratos e nitritos presente nos alimentos (principalmente nos defumados) em nitrosaminas, substâncias associadas à doença.

Consumo: 1 unidade por dia.
Como: de preferência, ao natural.
Calorias: 72 (laranja grande).

Gengibre

Um pouco de gengibre, todos os dias, aumenta a resistência do corpo e, principalmente, ajuda a remover o colesterol ruim das artérias. Pesquisadores britânicos garantem que a raiz acelera em até 25% o metabolismo, fazendo com que o organismo queime calorias acima do normal. Outra boa notícia: um pedaço do caule fresco ou em conserva previne enjôos que costumam surgir em viagens. Segundo a nutricionista Mariza Banhara, o gengibre pode ser um aliado contra envelhecimento, pois também possuiu efeito antioxidante. Sem contar que ele é eficiente contra gripes, pois aquece e estimula a circulação, ajudando o corpo a se livrar de mucos e catarros. Em relação aos nutrientes, sua contribuição é mínima, porque em geral é ingerido em pequenas quantidades.

Consumo ideal: 1 colher (café) por dia. Em excesso, irrita a mucosa do estômago. Também pode ser tomado cortado em fatias para a infusão de chá.
Como: use a raiz pura, ralada, como chá, tempero (em molhos e assados, por exemplo).
Calorias: 15 em 1 colher de sopa.

Cenoura

Rica em cálcio e fósforo, minerais capazes de fortalecer os ossos e melhorar as contrações musculares; vitaminas B1 e B2, que protegem a pele, os ossos e os olhos e auxiliam a absorção das proteínas; e pectina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Mas sua grande riqueza é o elevado nível de betacaroteno, uma vitamina antioxidante que acelera o bronzeado e faz da cenoura uma poderosa arma contra o envelhecimento.

Consumo ideal: 100 gramas por dia.
Como: crua, em sucos ou saladas, ou pouco cozidas em sopas e tortas.
Calorias: 20 (cenoura pequena).

Arroz integral

Como todos os cereais, o arroz é riquíssimo em carboidratos, um dos principais combustíveis do organismo. Utilizada pelos adeptos da dieta macrobiótica para desintoxicar o corpo, a versão integral possui mais nutrientes do que o arroz branco, especialmente minerais e vitamina B1, que estimula o sistema nervoso e os músculos, inclusive o coração. Outra vantagem são as fibras, presentes na casca, que ajudam a reduzir o colesterol, regulam a taxa de açúcar no sangue e aumentam a sensação de saciedade.

Consumo ideal: 35/ 45g de fibra por dia ou 2 colheres (sopa) diária.
Preparo: cozinhe-o apenas com água e sal. O tempo de preparo é cerca de 30 minutos em panela de pressão e 40 minutos em panela comum.
Calorias: 160 em 2 colheres de sopa cheias.

Banana

As vitaminas C e B6 e o mineral potássio presentes na banana funcionam no organismo como elementos anti-stress. Um estudo feito pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, comprovou que o potássio pode evitar derrame cerebral especialmente em pessoas que sofrem de pressão alta, problema acarretado pelo aumento de sódio e redução de potássio. O mineral é também um "antídoto" contra cãibras. A banana oferece ainda outros benefícios: o amido da fruta menos madura aumenta a energia de forma sutil e prolongada, o que é ótimo para quem pratica exercícios de longa duração. Já a energia vinda da banana madura é absorvida mais rapidamente. Nessa fase, a fruta também tem efeito calmante, pois estimula a produção de serotonina, substância que melhora o sono e o humor e que, em baixos níveis, causa depressão.

Consumo ideal: 1 ou 2 unidades por dia.
Como comer: pura ou com farelo de trigo, aveia e canela.
Calorias em 100 gramas: 89 (prata); 91 (nanica); 114 (banana-maçã).

Iogurte

Por ser um derivado do leite, o iogurte possuiu os mesmos valores nutritivos: cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, B1 e B2. Mas sua grande vantagem é ter uma dupla de fermentos lácteos, o Lactobacillus bulgaricus e o Streptococcus thermophilus, microorganismos vivos e ativos que favorecem o bom funcionamento do intestino, protegendo-o contra infecções e ajudando a refazer a flora intestinal. Por isso, o produto é indicado para quem está tomando antibióticos ou para casos de intoxicação alimentar com diarréia. Alguns estudos americanos afirmam que esses fermentos favorecem a absorção de minerais de outros alimentos. O iogurte é bem aceito por pessoas que não toleram a ingestão da lactose (o açúcar no leite), porque nele se apresenta decomposta e transformada em ácido lático.

Consumo ideal: três porções por dia.
Como: puro, em molhos para saladas, patês, sopas e sorvetes. Quando levado ao fogo, perde parte das vitaminas do complexo B e das proteínas. Por isso, se quiser usá-los em receitas quentes adicione-o pouco antes de servir.
Calorias: 152 em um pote (200 ml) de iogurte integral; e cerca de 90 calorias em um pote do desnatado.

Berinjela

Vários médicos recomendam o suco do alimento para quem tem altas taxas de LDL (colesterol ruim) no sangue. "Ela não substitui medicamentos, nem dieta e exercícios, mas ajuda", explica a nutricionista Maria Inês Barreto Silva. No momento, a preocupação dos médicos e nutricionistas é descobrir o princípio ativo desse legume que também parece ser eficaz na queima de gordura.

Consumo ideal: 1 copo de sucos por dia, ainda em jejum.
Modo de preparo: recomenda-se bater no liqüidificador ¼ de berinjela crua com o suco de duas laranjas, coar e tomar imediatamente.
Calorias: 195 em 100 gramas.

Aveia

Esse é um dos poucos cereais que nunca passa pelo processo de refinação. Isso só traz benefícios, pois todos os seus nutrientes se mantêm intactos. É um alimento que fornece ácido linoléico, proteínas e ferro. Seu principal nutriente é a vitamina B5, que funciona como um estimulante para o organismo. Suas fibras são solúveis, por isso ajudam a limitar a taxa de açúcar no sangue (bom para controlar o diabetes) e reduzem a concentração de colesterol ruim (LDL).

Consumo ideal: 2 colheres (sopa) por dia de preferência no café da manhã.
Como: in natura com frutas ou para engrossar sopas e mingaus.
Calorias: 56 em 1 colher de sopa cheia.

Brócolis

É um vegetal completo: contém ferro e ácido fólico, que previnem a anemia, e betacaroteno e vitaminas C e E, nutrientes considerados antioxidantes que retardam o envelhecimento, aliviam a fadiga e dissolvem coágulos sangüíneos. O brócolis possui ainda sulforafeno e vitamina A, que protege as células contra o câncer.

Consumo ideal: 1 xícara (chá) de brócolis cozidos por dia.
Como: cozinhe-os em água fervente ou no vapor até que fiquem crocantes, para não haver perda de nutrientes, especialmente a vitamina C, e deixar a verdura mais saborosa. Sirva como salada ou acompanhamento.
Calorias: 44 em 1 xícara de chá.   



FOOD RULES 44 - 45

44 - Pague mais, coma menos. Alimentos melhores custam mais caro e você vai querer comer com qualidade. Mas então provavelmente comerá menos!
45 - Coma menos. Na verdade comemos muito mais do que nosso corpo precisa. Moderação é uma boa pedida.

JÁ COMPREI MAIS LIVROS

Sim comprei mais livros. Mas o livro de Thor Heyerdahl Aku-Aku, referente à Ilha da Páscoa tava ruim na tradução e comprei em ingles. Mas só que chegou em francês. Hoje o erro foi corrigido e chegou o em ingles. Que sorte que nesse as fotos são todas coloridas e no brasileiro era em preto e branco. UAU! Adorei ver as embarcações dos habitantes da Ilha da Páscoa feitas de junco chamado totora em cores! Outra coisa!
Mas agora comprei alguns de arqueologia e cerâmica marajoara, sobre os vikings e pré-história das Américas.
To com tudo e não estou prosa.
Consegui dar um jeito dos meus filhos ajudarem e colocamos o armário dentro da Paraty! Faltou só um pedaço. quem sabe na proxima quarta eu levo e daí fica pronto. Vai ficar jóia! Vai ficar no lugar dessa estante que estava lá, veja só:

ALUNOS FALTAM

Por que será que os alunos faltam? Eu penso que não acham a minha aula importante, mas provavelmente não é por isso. Têm muitas coisas para fazer e pouco tempo. O transito é infernal, celular fica sem bateria e por ai afora. Sempre penso que é uma pena. Bem, amanhã terei aluno, que bom!

“A felicidade é um fruto que se colhe da felicidade que se semeia.”

"A felicidade se faz, não se acha." Hardy

BIFE DE FÍGADO

Adoro fígado, como toda semana, vem acebolado, uma delícia!
Mas acompanhei com arroz, feijão e salada. Tava uma delícia mesmo. Matei a vontade de tudo. E acompanhamos, a Thereza e eu com uma skol que desceu muito redondinha. E eu estou redondinha também. Que seja, pelo menos preenche o lugar das coisas gostosas que eu queria estar fazendo e não posso.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

COMPARAÇÃO FINAL

Primeira americana encontrada no Brasil, Luzia
Se compara com essa cabeça encontrada na Melanésia

MAIS COMPARAÇÕES

0LMEC CENTRAL AMERICA
CHINA

COMPARAÇÕES CURIOSAS

Olmec central America
Cohoke North America

CARAÍBAS

E OS ARUAQUES SÃO DESCENDENTES DE QUEM? E OS CARIBES?

Aruaques da Jamaica!
Aruaque da Venezuela

Não tenho idéia de onde vieram, mas vou descobrir, ah isso eu vou! Eles lembram nossos indios, não é mesmo? gora vou ver se acho imagens dos caraíbas!

ARAWAKS OU ARUAQUES SÃO DO BRASIL OU VIERAM DO CARIBE?

A grande  maioria dos autores defende que os índios aruaques e os próprios caraibas foram do Brasil para a Venezuela e dalí para as ilhas do caribe. Mas há os que defendem o movimento inverso. Parece que a arte cerâmica dos Arawaks das Ilhas Caimãs é muito parecida com a dos povos do lado oeste da América central, do lado do Pacífico. Se isso for verdade, então a arte dos marajoaras pode ter vindo da outra direção e, como atestam as escavações em Marajó, na ilhota do Pacoval, no Lago Arari, nas camadas mais profundas, portanto as mais antigas ou seja as que vieram com os primeiros índios que emigraram para cá vindos do Caribe e Venezuela, através do delta do Rio Orinoco, via canal do Cassiquiare, Rio Negro, Amazonas, Ilha de Marajó. Parece uma rota mais razoável, já que se tivessem vindo do Mato Grosso,
Pote encontrado nas Ilhas Virgens

 como querem acreditar alguns, esse tipo de arte deveria aparecer também na Ilha do Bananal e imediações e nas barrancas dos rios que desaguam no Amazonas, vindos do Mato Grosso. E esse não é o caso. Então, temos que buscar a origem desses povos na America Central, continental e ilhas. Vou ler mais a respeito e vejamos o que vamos achar. Lembrem-se de que ainda não li o Ra I e Ra II, que prova que os fenícios e egípcios podem ter ido dar no Caribe apenas aproveitando os alisios do Atlântico.

E esse pote da figura não lembra alguns dos potes marajoaras???
E esses tipos de figuras não estão em muitos dos potes marajoaras?

MINI COPA COMIDA BOA


Comi comercial com picadinho, muito bom. O Werner Zotz quando viajou até a Patagonia, na volta se apressou a chegar em Chui para poder comer comida brasileira. Não via a hora de comer uma saladinha de alface com tomate, arroz, feijão e alguma coisa a mais. É engraçado que nos outros países não tenham essa famosa saladinha nossa, né? Tão gostoso, tão nutritivo. Ou vai ver não é e eu estou me enganando!
Mas tava muito bom, Milton garçon gente bonissima e o dono, o portugues engraçado, também!

ACORDEI TÃO CEDO

Eram 5 horas, estava tudo escuro, ainda tentei dormir mais, mas que nada. Os pássaros começaram a cantar às 6 e resolvi levantar. Os pássaros cantam, mas lá longe, já que a nossa árvore está apenas um tronquinho mixo! Tem gente aqui do prédio salvando fatias da árvore. Acho isso entristecedor!
Ontem coloquei muitas fotos novas no Panoramio, muito legal. Hoje vou colocar mais algumas, as de Macchu Picchu!
Fiz palavras cruzadas em holandês! Não é fácil não. Meu vocabulário não é tão extenso, quase nunca falo, mas leio, o que sempre ajuda. Meu holandês é de ouvido, então tenho que ler alto, daí entendo tudo que estou lendo. Se for em silêncio fica muito mais difícil. Meu filho mais velho foi alfabetizado na Holanda, pois eu estava lá quando nasceu meu segundo filho e o primeiro tinha dois anos. Hoje ele entende muito holandês, mas também precisa ler alto para saber o que está lendo! Engraçado né? Então quando falamos ele acompanha bem, mas responde em português, por falta de prática e vocabulário.

domingo, 24 de outubro de 2010

CUBA PODE SER UMA BOA?

Ir à Cuba?? Meu filho e a namorada foram e adoraram. Fizeram o All inclusive, mas resolveram que não vale à pena comida inclusa, não era boa e tinha muita fila, muita gente, etc. E tinham que voltar em tempo para comer e tal. Vou ver o que tem de legal por lá! Bem, a praia parece bem convidativa, não é??

UMA HISTÓRIA DE NATAL

"Era véspera de Natal quando entrei numa loja e vi um ser que brilhava! Maravilhada com a visão divina, perguntei:
- Quem é você?
- Sou um ano; em que posso ajudar?
Um pouco assustada falei:
- O que vendem aqui?
- Todos os dons de Deus.
Foi quando olhei em volta da loja e vi:
Jarras de fé - Caixinhas de solução - Vidros de esperança - Pacotes de sabedoria, etc.
- Custam muito caro?
- Não, tudo é de graça. Basta escolher ...
- Por favor embrulhe para mim muito amor de Deus, o Seu Perdão, bastante felicidade e salvação eterna para mim e toda minha família.
O anjo anotou meu pedido, separou os ítens e acondicionou tudo num pequeno embrulho que cabia na palma da minha mão.
- Como é possível caber tudo aqui nesse pacotinho?
O anjo respondeu-me sorrindo:
- Minha amiga, na loja de Deus não vendemos frutos, apenas sementes"...

HISTORIA DA TRADIÇÃO ORIENTAL

Contos Sufi de Nasrudin
No século III d.C., um rei mandou seu filho, o príncipe T'ai, ir estudar no templo com o grande mestre Pan Ku. O objetivo era preparar o Príncipe, que iria suceder ao pai no trono, para ser um grande Administrador. Quando o Príncipe chegou ao templo, o Mestre logo o mandou, sozinho, à floresta. Ele deveria voltar um ano depois, com a tarefa de descrever os sons da floresta.
Passando o prazo, o Príncipe retornou e o Mestre lhe pediu para descrever os sons de tudo aquilo que tinha conseguido ouvir.
"Mestre", disse o Príncipe, "pude ouvir o canto dos pássaros, o roçar das folhas, o alvoroço dos beija-flores, a brisa batendo suavemente na grama, o zumbido das abelhas e o barulho do vento cortando os céus".
Quando o príncipe terminou, o Mestre mandou-o de volta à floresta para ouvir tudo o mais que fosse possível. O Príncipe ficou intrigado com a ordem do Mestre. Ele já não tinha distinguido cada som da floresta ?
Por longos dias e noites o Príncipe se sentou sozinho na floresta, ouvindo, ouvindo. Mas não conseguiu distinguir nada de novo além daqueles sons já mencionados ao Mestre. Então, certa manhã, sentado entre as árvores da floresta, começou a discernir sons vagos, diferentes de tudo o que ouvira antes. Quanto mais atenção prestava, mais claros os sons se tornavam. Uma sensação de encantamento tomou conta do rapaz. " Esses devem ser os sons que o Mestre queria que eu ouvisse", pensou. Sem pressa, o Príncipe passou horas ali, ouvindo e ouvindo, pacientemente. Queria ter a certeza de que estava no caminho certo.
Quando o Príncipe retornou ao templo, o Mestre lhe perguntou o que mais ele tinha conseguido ouvir. "Mestre", respondeu reverentemente o Príncipe, "quando prestei mais atenção, pude ouvir o inaudível; o som das flores se abrindo, do sol aquecendo a terra e da grama bebendo o orvalho da manhã". O Mestre acenou com a cabeça em sinal de aprovação. "Ouvir o inaudível é ter a disciplina necessária para se tornar um grande Administrador. Apenas quando aprende a ouvir o coração das pessoas, seus sentimentos mudos, os medos não confessados e as queixas silenciosas e reprimidas, um Administrador pode inspirar confiança a seus comandados, entender o que está errado e atender às reais necessidades dos liderados. A morte de uma empresa começa quando os líderes ouvem apenas as palavras pronunciadas pela boca, sem mergulhar a fundo na alma das pessoas para ouvir seus sentimentos, desejos e opiniões reais".

ILUSÃO DE ÓTICA



Arrumando minhas coisas no meu escritório lá no sítio, encontrei essa imagem e me lembrei de trazer, pois também mexe com a ilusão da gente:Ou voce vê uma jovem de cabelo comprido ou uma velha triste.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

QUAL SEU QI??


 Achei essa imagem e não via a hora de colocá-la aqui. Não sei porque o povo fica perguntando para que lado ela está girando. Não parece óbvio? Da esquerda pra direita. Ou estou enganada?? Olha só o que dizem:

Para que lado a mulher está se movendo? Se você vê ela se movendo em sentido horário, você está usando o lado direito do seu cérebro; se você a vê se movendo em sentido anti-horário, você está usando o lado esquerdo do cérebro. Algumas pessoas podem vê-la se movendo para os dois lados, mas a maioria não consegue.

Tente vê-la se movendo nas duas direções. Se você conseguir fazer isso, já é uma vitória (não há números para o Brasil, mas estima-se que apenas 14% da população norte-americana consegue vê-la se movendo para os dois lados). E se conseguir fazer isso SEM TIRAR os olhos dela ou piscar (e voluntariamente), seu QI é acima de 160, segundo um teste da Universidade de Yale (que desenvolveu essa figura).http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2008/07

BIJOUTERIAS


Gosto muito de comprar peças para montar bijuterias nessa empresa, eles mandam tudo muito bem embalado, separadamente, tem folhados bonitos e materiais adequados para todas as pedras. São pedras verdadeiras e não imitações de plástico, como alguns outros vendem. Tenho diversos modelos feitos, uso colares, brincos e pulseiras que eu mesma fiz. E vendo também! Vendi bastante coisa no Natal do ano passado. Mas sou péssima vendedora. Sobrou uma porção de coisas, agora já preciso misturar com correntes para dar um update nelas.

VOU EMBORA HOJE DE CARRO IUPIIII

Vou de carona com meu filho, de camionete. Mas não podemos ir tão cedo pois o transito fica impensável até Cotia. Então ir mais tarde dá mais pé! O pessoal fica alucinado em todas as pistas, não dão mole não! E você fica com a certeza de que tem algum acidente horrivel, mas não, é apenas excesso de veículos.

AVENTURA NA AMÉRICA DO SUL

Chegou ontem o livro Aventura na América do Sul do Alexandre Alex Furtado, do qual eu tinha lido o livro sobre o veleiro no Caribe. Estou começando agora mas o estilo dele é muito gostoso. Já estou chegando perto de Ushuaia, pois desta vez ele viaja num Niva Lada, com reboque e uma Agrale. E uma namorada. O cara larga a empresa que construiu, um casamento que não estava dando certo e larga o certo pelo incerto. Até agora tá demais, já me deu saudades da minha viagem pelos lagos andinos, Bariloche e San Martín de Los Andes.
Acho que vou fazer essa viagem dos Lagos mais uma vez! Quem sabe em Janeiro?
O visto da Bri não vai sair tão rápido, então USA já era.

A BRUNA PARECE A KATE DO SERIADO LOST

Bom, eu acho que tem semelhança. Se a Bruna se pintasse e fizesse esse biquinho sexy era a Kate escrita! Aliás o nome da Kate é: Evangeline Lilly

COLEÇÃO ATLAS NATIONAL GEOGRAPHIC

Há, comprei a coleção, ela vinha junto com o jornal se comprado na banca. Comprei ela toda em 7 prestações de 28 reais. Lindo e muito completo. Eu consulto mapas todas as semanas, adoro saber onde tudo é, principalmente quando leio esses livros de aventuras. Estou feliz e foi o Rafael que me deu a dica e me emprestou o volume dedicado à America do Sul.WOW, qualidade nota 10

LIVINGETC.

Tem esse programa que se relaciona com decoração e que faz a arrumação para as fotos da revista LIVINGETC. Gostoso de ver, mas sempre, sempre repetido. Desde que começou talvez tenham passado 10 programas e daí pra frente sempre repetido. Isso não é um abuso das TVs a cabo??? Um desrespeito a quem paga para ver uma programação diferenciada. Fico indignada. Reclamar com quem??

QUANDO O COMPUTADOR RECONHECER CHEQUES

Já pensou quando voce não precisar mais ir depositar cheques no banco ou caixa eletronico?? Vai ser o máximo, continuo recebendo alguns cheques em pagamento das aulas e isso me faz ter que ir enfrentar o caixa eletronico, umas vezes por mês. Mas a gente vai levando. Fico pensando, um aparelhinho que reconhece o cheque, de que banco e qual o valor e se a assinatura está de acordo! É acho que ainda vai demorar...

5 À SEC

LEvei duas toalhas manchadas de longa data para lavar, e não é que ficaram limpinhas? Tiveram que lavar mais de uma vez, mas valeu! Thanks, pessoal! Elas são o máximo de gentis. A gola da camisa que estava encardida também voltou limpinha, novinha. Eles são bons! Eu tenho má experiencia com tinturaria. Levei um blaser lindo, cor de manteiga para lavar, na hora de passar, queimaram o tecido, ficou amarelo queimado. Tive que mandar tingir, mas o fio dos pespontos era branco e continuouo branco, meio estranho, casaco preto com pespontos brancos... Eu uso como se fosse assim mesmo, que fazer? Depois me deram um tecido igual ao do blaser para eu mandar fazer um novo! Resultado: nunca mais voltei em tintureiro desses comuns, agora só 5 à SEC, são profissionais. E quando têm dúvida, recusam o serviço. Correto.

FOOD RULES 42 - 43

42 - Encare alimentos não tradicionais com cepticismo. Inovação sempre é interessante, mas quando se trata de comida, é melhor ter cuidado. As pessoas se adaptam aos produtos da terra num movimento evolutivo e comida diferente pode parecer uma mutação. Por exemplo, os produtos derivados de soja: os povos andaram comendo produtos de soja na forma de tofu, molho e tempeh durante muitas gerações, mas hoje as novidades tais como "isoflavonas", "proteína hidrolisada, "proteina vegetal texturizada" de soja e também o óleo parcialmente hidrogenado são produtos questionaveis em termos de saudáveis.A confiança de que sejam seguros se baseia muito mais em crença do que em dados confirmados. Até que se confirmem os benefícios, será mais seguro comer os produtos tradicionais feitos à moda asiática.

43 - Tome um copo de vinho tinto ao jantar. Vinho tem sido um ingrediente tradicional para os povos do mediterraneo e suas dietas. Os polifenóis do vinho (resveratrol) tem qualidades protetoras quanto ao coração. Depois é melhor tomar um copo por dia, do que encher a cara nos finais de semana.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

HORÁRIO DE VERÃO DÁ UMA ATRAPALHADA

A gente nem se sente cansada e já são 9.10 da noite, como pode?
Que canseira que dá! Ajudei a desmontar o armário do quarto do Ben (que era o quarto do Ary, depois o meu quarto) e agora minha estante está abarrotada de livros bonitos (os de coleção). Acho que prefiroo mil vezes desmontar coisas ou fazer arrumações do que fazer ginástica!

BRUNA SOLIDÁRIA COM RELAÇÃO AO NOSSO EUCALIPTO

ENtão, essa gente não tem idéia do que fazer! Não querem árvore alta, poda nela... Não precisavam fazer esse estardalhaço! Se deixarem um pedaço dela lá embaixo, ela rebrota, vai apresentar muitos galhos... Mas é quase certo de que vão matar tudo até o último suspiro...Coitada da árvore. MAs algum dos galhos deu um pau na grade e amassou a mesma. Bem feito.

FOOD RULES 40 - 41

40 - Seja do tipo de pessoa que toma suplementos - então não tome os suplementos. Sabemos que pessoas que tomam suplementos parecem ser mais saudáveis que as outras, mas também sabemos que em estudos controlados a maior parte dos suplementos que elas tomam não parece ser efetiva. Como pode ser? É que os que tomam suplementos são mais conscientes de sua saúde, provavelmente se exercitam mais, mais bem educadas e comem mais grãos integrais. Então seja do tipo de pessoa que toma suplementos mas não os tome.

41 - Como mais como os franceses, ou japoneses, ou italianos ou gregos. As pessoas que comem de acordo com uma dieta tradicional são mais saudáveis do que as que comem uma dieta tipicamente ocidental moderna. Veja as porções, comem menos e não repetem. Nem comem snacks intermediários. Só um exemplo da sabedoria popular tradicional: os povos da América latina comem  milho que é cozido com calcário para que haja liberação da niacina e juntam feijão (O feijão fornece os aminoácidos que faltam no milho). Os povos que imitaram o milho em suas dietas sem o calcário, sofreram de graves deficiências nutricionais tais como a pelagra. As dietas tradicionais são mais que a soma de suas partes.

FOOD RULES 38 - 39

38 - Dê preferencia aos oleos e graos que foram moídos da forma tradicional, com pedras, se possivel. Torna-os mais nutritivos persistindo as fibras, todas as vitaminas do complexo  e os óleos saudáveis. Os óleos extraidos de forma moderna por meios químicos tem muito menos valor.

39 - Coma toda Junk-Food que quiser, desde que voce mesma a prapare. Isso assegura que voce só vai comer de vez em quando já que dão muito trabalho para fazer todo dia. Fritas, empanados, nuggets, muito trabalho, não é?

MINHA ALUNA ESTÁ ESCREVENDO UM RELATO DA VIAGEM À AFRICA

Ela escreve tão bem que eu quero ver o próximo capítulo logo... Tem sabor, riqueza de detalhes, suspense e novidade. Ela foi trabalhar lá, recolher material para a tese de doutorado dela, com respeito à cultura bantú. E foi bem sucedida, pois já entregou e defendeu a tese e foi muito bem, louvor para todos os lados!

FRAGMENTOS DE CERÂMICA BRASILEIRA

 Fragmentos da Cerâmica Brasileira de Victor Zappi Capucci. 
Agora estou lendo este livro. Mas logo de cara ele descarta que haja influencia andina ou externa, vinda das Antilhas, por exemplo, que houvesse dado o caráter exclusivo e muito desenvolvido à cerâmica de Marajó. Acho isso incrível, bastaria viajar até Lima ou mesmo pela Internet e verificaria a semelhança entre as cerâmicas de origem andina e as de Santarém, Tapajós e Marajó. Não entendo que alguem escreva uma tese e só por que não é possivel traçar as origens de outra civilização, então ela não existiu ou não conta?? A porta tem que ficar aberta. Eu sou absolutamente leiga, mas ao ir ao Museu em Lima verifiquei imagens das quais tenho cópias em casa, sendo as minhas compradas em Belém, na verdade em Icoaraci, onde estão os últimos mestres oleiros que fazem cerâmica desse tipo.

DO RIO À POLINÉSIA

Este foi um livro muito bom de ler! Gostoso, envolvente, não conseguia parar... Quero mais! Vou descobrir se escreveu mais algum livro, um outro eu já li, quando foram para as Ilhas Malvinas! Sei que o bebe que nasceu nessa primeira viagem já é adulta, casada com um engenheiro naval e parece que está morando na Nova Zelândia! Dizem que por lá todo mundo tem veleiro! Que sorte!

VIAGEM AO FIM DO MUNDO DE WERNER ZOTZ

Li num fôlego só, muito gostoso e dá vontade de fazer a viagem. Sem churumelas... Sem dificuldades...Peguei meu caderno da viagem pelo Chile, lagos andinos e Buenos aires... Que saudades. Como é bonito tudo por alí. Limpinho, adorável, educado, e patriótico. Essa gente gosta dos dois países e se sente orgulhosa do seu lugar, de sua casa, de sua vila, sua cidade e seu país. Igualzinho a nós!!!! Nós dizemos: Ah, tenho uma casinha, tem um laguinho, tem um parquinho... Eles dizem: Tenho uma casona, tem um lagão, tem o maior parque do mundo!!! E depois não gostamos dos argentinos! Não é ser snob é ser patriota... NÓS SÓ SOMOS PATRIOTAS NO DIA DO JOGO DO BRASIL NA COPA.

CURSO DE QUEIJOS

Vontade não falta, um curso sobre queijos, como reconhecer, como parear com vinhos, e coisas do gênero. Tava lendo a revista da Oprah e li que uma mulher resolveu abrir uma escola de queijos. Começou trabalhando numa loja, depois abriu a escola e escolheu a dedo as pessoas para darem aulas lá. Estou buscando cursos na Internet. Interessante!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

JÁ VOU INDO

Até mais, bom final de semana e até segunda feira.

PARA O QUE MAIS SERVE UM BLOG?

Tem gente que faz um blog para vender seu perfil profissional, mostrar idéias, construir uma imagem. E tem quem queira partilhar interesses! Acho que o meu é para conversar comigo mesmo, ao ler os posts depois eu lembro de coisas que minha memória de curto prazo esquece instantâneamente. Isso tem a ver com a fibromialgia. Um dos efeitos colaterais dela é perda de memória;  aumento de peso é outro. Desculpa? Sei lá. Estou chegando aos 60 anos, talvez ter 10 quilos a mais seja normal ou o esperado. Faço pouca ginástica, só caminho, e nem é com regularidade. Prometi que de ontem pra diante farei caminhada regular e ioga novamente.
Pronto! Promessa é dívida.

PARA QUEM É UM BLOG??

Estava cá pensando: para quem é um blog? Na verdade tenho sentimentos misturados sobre esse assunto. Já percebi que coloco de tudo, meus pensamentos do momento, grandes idéias, livros que ando lendo. É meio caótico? É. Então eu devo ser caótica por dentro. Tipo assim: uma coisa puxa a outra! Leio sobre o Caminho do Peabirú, aparece algo sobre o Lago Titicaca e uma referência ao Thor Heyerdahl, que usou a totora (junco que cresce dentro do lago e carcanias) para viajar; pronto, leio as viagens dele! Menciona algo sobre migrações possíveis devido às correntezas e caio no continente perdido de Mu e a Atlantida. E por aí vai. Quando li sobre a expedição Tigris, do Thor, ele menciona que a raça ariana vem da região da India, Paquistão, Irã.; pronto, já vou ler a rota migratória dos arianos e ver que subiram para o mar Báltico, e de lá descendem os frísios, meus antepassados holandeses. Daí vem toda a teoria de que Atlantida era Alt Land (Terra Velha ou Antiga) e me aprofundo na História dos Frísios; daí busco meus antepassados, pensando que talvez lá longe tem um frísio e não um alemão (Scholtze); entro em contato com meus primos para descobrir mais coisinhas e o mundo vai girando e eu vou anotando. Talvez não seja tão caótico afinal. E o Viracocha (possível pessoa branca de cabelo vermelho e longa bata que dizem ter caminhado por toda a América (seria Paulo, o apóstolo? Tomé? Já que por entre nossos indios o chamavam de Pai Zumé (sumérios) ou Pai Tumé, no Perú Viracocha, que vi entalhado na rocha! Daí compro livros sobre Peabirú, Pai Zumé, História Antiga do Brasil, Vikins, Sumérios, Fenícios, etc. E é assim que vou indo. E pór que não contar isso no Blog? E no meio disso tudo, junto receitas, planto brotos, faço pão, costuro, tricoto, faço crochê, contacto meus antigos colegas de Faculdade, escrevo no Orkut e no Facebook...
Pois é! MAs vejo agora que é um caos organizado. Tem um fio legando tudo. Minha curiosidade não tem fim!

OUVÍ OS PÁSSAROS

Acordei às 4.30 da manhã, mas estou descansada! Agora estou vendo o dia nascer!
Ouvi os pássaros, mas não aqui na frente. Eles já nem dormiram nos tocos da árvore. Pensei que hoje eu estaria moída devido aos esforços de ontem, mas tomei dois bufferins ontem à noite e hoje estou bem. Dormi bem na cama mais alta e mais larga. MAs sempre que arrumo a cama com lençóis limpinhos eu durmo bem. Lençóis de algodão, comprados na Holanda há 27 anos atras e ainda zerados, acredita?
Ja estive passando roupa, camisas e calças do filho que trabalha de roupa social. Agora vão as roupas de baixo e camisetas brancas.

Ontem também lavei todos os lençóis e toalhas de banho. Ainda bem que tem vento na área de serviço e tudo seca rapidinho.

What keeps me going??? Coffee of course!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SABEDORIA DE EINSTEIN

"Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes."

Meu amigo Mário, que está em N.Y. agora, aliás já há quase 2 anos fora do país, é quem constumava falar isso! Ficava indignado quando as pessoas continuavam fazendo as mesmas coisas, se espantando quando sempre conseguiam acabar da mesma forma!

DITADO

"A primeira metade da vida da gente é arruinada por nossos pais;
a segunda metade por nossos filhos"
"Se deixarmos, é claro!"

ENCHERAM DUAS CAÇAMBAS COM GALHOS E FOLHAGEM DA ÁRVORE

Não conseguiram tirar tudo ainda, a árvore está aí na frente mutilada. Que horror! Como é que podemos fazer isso? Onde chegamos. Se não tivessem deixado ela crescer tanto, podando de tempos em tempos, agora não precisavam fazer isso. É muito triste. Amanhã os pássaros não vão entender nada. Nem podem! O resto das árvores nas redondezas são mais baixinhas. Aqui atrás tem a área dos alunos da Faculdade de Medicina da USP, e lá ainda tem muitas árvores altas e grandonas. Que sorte!

FILME MEU NOVO AMOR

Vi um filminho legal com uma trilha sonora muito bacana, até procurei no You Tube para ver se gosto mesmo das músicas. E gosto. O filme se chama How to Deal (Meu Novo Amor).Tem um bando de gente boa na trilha sonora. Vou ver se acho. Engraçado que a atriz no filme usa cabelo bem escuro e fica muito bem. Dai quando estava procurando a trilha vi uma foto dela original, sendo loira, mas gostei mais morena.

ESTÃO PICANDO O EUCALIPTO DA FRENTE DO EDIFÍCIO

Desde cedo estou ouvindo a moto-serra funcionando, cortando o nosso eucalipto. Ele está muito alto, mas era visitado todos os dias por milhares de aves. Vai ficar muito feio sem as árvores, pois cortaram todas já. Vai ficar careca e sem graça. Antes ele estava assim: atrás da guarita também havia uma árvore e ao lado do eucalipto havia uma paineira. O que vai sobrar??? Esse poste feio e mais nada...
Alegaram que o tronco da árvore estava muito inclinado. Ué, arvores não são todas retas, mas nem um coqueiro fica retão! Medo da árvore cair na guarita. Bom, verdade que quando venta, a árvore chacoalha que nem louca...
Tchau, árvore querida, terei saudades das maritacas que gostam de bagunçar em seus galhos, e todos os outros passarinhos que fazem algazarra de manhã. Estou sinceramente triste.

DESCOBRI VÍDEOS INCRÍVEIS DAS VIAGENS DE THOR

Que interessante no You Tube, encontrei diversos filminhos das viagens dele, para os diversos lugares. Muito interessante. E no meio disso também achei videos a respeito do Peabiru. Tem gente trabalhando nisso. Muito bom.

FOOD RULES 36 - 37

36 - Não coma cereal matinal que mude a cor do leite. Rstes são altamente processados, cheios de carboidratos altamente refinados bem como aditivos químicos.

37 - Quanto mais branco o pão, mais rapido você morre. Isto tendo em vista o mecanismo da insulina, que luta desesperadamente para dar conta do excesso de açucar no sangue.

FOOD RULES 34 - 35

34 - Adoce e salgue sua comida por conta própria. Quer sejam sopas ou cereais ou refrigerantes, tanto alimentos quanto bebidas que foram preparados por corporações contem níveis de sal e açúcar muito mais altos que os necessários. 

35 - Coma alimentos doces que você encontra na natureza. Eles vem com as fibras necessárias e por isso diminuem o tempo de absorção dando uma sensação de saciedade. Assim, é melhor comer a fruta ao invés de tomar seu suco. E lembre-se de que não existe um refrigerante saudável!

FOOD RULES 32 - 33

32 - Não subestime os pequenos peixes gordurosos. Evite os grandes peixes que estão no início da cadeia alimentar como o atum, peixe-espada, cação - eles estão na iminencia de serem extintos e também tem altos níveis de mercurio em sua carne. Felizmente a cavala, o arenque, a sardinha e as enchovas ainda são abundantes e são escolhas sábias. Como diz um provérbio holandês (na Holanda se come muito arenque, até cru, na rua): "Numa terra em que há muitos arenques, poucos médicos são necessários!"

33 - Coma alguns alimentos que tenham sido pre-digeridos por bactérias ou fungos. São os alimentos fermentados entre os quais o iogurte, chucrute, kefir, shoyu e pão italiano. Têm muita vitamina B12, que não se obtém do reino vegetal. Também são alimentos que ajudam a reduzir alergias e inflamações.

MAIS UMA DOSE, CLARO QUE ESTOU A FIM!

Será que impotência emocional leva ao alcolismo?? Tenho que gritar emocionalmente! Chorar, talvez?? Vou sair e andar! Andar faz bem! Desmontar cama de filho não faz bem, mas vou ter que fazer isso também. E lavar roupa, e passar depois, ARGHHH! E mudar lençóis e lavar toalhas de banho. Afazeres domésticos que tem que ser feitos.

IMPOTÊNCIA

Quando crianças não podemos falar nada aos nossos pais, eles mandam e voce cala a boca. Quando você cresce e quer falar alguma coisa, não pode e você acaba saindo de casa, jurando não voltar mais para a mesma situação. E quando eles ficam velhos, você é obrigado a ampará-los, pois você é filha única, já que seu irmao morreu! Isso é de matar, e é o que chamo de impotência! NO WAY OUT!

RAIVA

A dor no pescoço tá horrível.... Raiva novamente??

terça-feira, 12 de outubro de 2010

LIVRO DE RECEITAS DOS MEUS ALUNOS

Olha, eu tentei de todos os modos trazer a capa do livrinho para cá, mas não consegui de modo algum. Deve haver um segredo terrível para se conseguir um documento do word aqui!!! De qualquer forma, ficou pronto e amanhã alguns já vão receber! Eh,, que legal. Cada aluno trouxe duas receitas e eu escrevi uma pequena biografia de cada aluno. O outro aluno fica sabendo quem foi que enviou que receita e lê algo a respeito do seu colega. Depoeis tinha pensado em reunir todos, cada um traz um prato e a gente faz uma confraternização!

CHEGUEI

Vou dar duas aulas amanhã e pronto. Saí de Piedade as 12 horas e levei 1:30 para chegar aqui em SP. Muita gente já vinha voltando, tava frio pra danar por lá. Meu filho e a namorada foram até Itú, ver o Dave Matthews Band, mas disse que estava frio demais, nem com a capa de chuva eles aguentavam o frio. E a Joss Stone tava de vestidinho bem soltinho e sem mangas.... Só de pensar fiquei feliz de ver pela TV, Multishow tava apresentando ao vivo. Pelo menos não tava frio...
                                                                                                                                                           
Li muito! Terminei da Trilha de Adão do Thor Heyerdahl, finalmente o portugues da tradução estava bom, talvez por que o Thor também já estava mais velho e talvez tivesse mudado o jeito de escrever...
Li rapidamente A expedição Kon-Tiki e agora estou lendo AKU-AKU, em portugues. Mas este tá muito chato, tenho que pegar o dicionário o tempo todo e eu sei que o Thor não escreve desse jeito. Hoje mesmo já comprei o original em inglês no Estante Virtual.

Nesse meio tempo também li o "Um Veleiro e Muitas Histórias" de Alexandre Alex Furtado, já encomendei o primeiro livro que é viajando de jipe pelo Brasil e depois de moto até a Venezuela.
Também terminei de ler a Viagem pelo Rio Amazonas de Werner Zotz, com fotografias que só elas valem comprar o livro. Agora continuo a trilogia dele, Uma Viagem ao Fim do Mundo, de carro até a Patagonia. WOW!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

FERIADO NOVAMENTE

Todo mundo fica alvoroçado quando vai ter feriado. Já planejam para onde vão, emendam a segunda feira, quantas vezes já aconteceu esse ano? E ainda tem mais um de finados e outro do dia 15 de Novembro que cai na segunda. Minhas entradas ficam magrinhas, pois são apenas tres semanas de aula.
Hoje retorna a Carol, que bom, tava com saudades dela.

DITADO BOM

"Trate os defeitos dos outros com a mesma consideração que lida com os seus"