Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ONDE POSTAR UMA MONOGRAFIA?

Como será que se posta uma monografia na Internet? A monografia do meu filho sobre a represa de Ibiúna é interessante, tem bastante ilustrações, acho que seria do interesse de mais pessoas se estivesse disponível para consulta. Vou procurar me informar!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

LIMITES

Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos os erros de nossos progenitores. E com o esforço de abolir os abusos do passado, somos os pais mais dedicados e compreensivos, mas, por outro lado, os mais bobos e inseguros que já houve na história.

O grave é que estamos lidando com crianças mais "espertas", ousadas, agressivas e poderosas do que nunca.

Parece que, em nossa tentativa de sermos os pais que queríamos ter, passamos de um extremo ao outro. Assim, SOMOS A ÚLTIMA GERAÇÃO DE FILHOS QUE OBEDECERAM A SEUS PAIS E A PRIMEIRA GERAÇÃO DE PAIS QUE OBEDECEM A SEUS FILHOS.

Os últimos que tiveram medo dos pais e os primeiros que temem os filhos. Os últimos que cresceram sob o mando dos pais e os primeiros que vivem sob o julgo dos filhos.

E O QUE É PIOR, OS ÚLTIMOS QUE RESPEITARAM OS PAIS E OS PRIMEIROS QUE ACEITAM QUE OS FILHOS LHES FALTEM COM O RESPEITO.

Na medida em que o permissível substituiu o autoritarismo, os termos das relações familiares mudaram de forma radical, para o bem e para o mal.

Com efeito, antes se consideravam bons pais aqueles cujos filhos se comportavam bem, obedeciam as suas ordens e os tratavam com o devido respeito. E bons filhos, as crianças que eram formais e veneravam seus pais.

Mas, a medida em que as fronteiras hierárquicas entre nós e nossos filhos foram-se desvanecendo, hoje, os bons pais são aqueles que conseguem que seus filhos os amem, e, ainda que pouco, os respeitem. E são os filhos quem, agora, esperam respeito de seus pais, pretendendo de tal maneira que respeitem as suas idéias, seus gostos, suas preferências e sua forma de agir e viver. E, além disso, os patrocinem no que necessitarem para tal fim!!!???

Quer dizer, os papéis se inverteram, e agora são os pais quem têm de agradar a seus filhos para ganhá-los e não o inverso, como no passado. Isto explica o esforço que fazem hoje tantos pais e mães para serem os melhores amigos e "tudo dar" a seus filhos. Dizem que os extremos se atraem.

Se o autoritarismo do passado encheu os filhos de medo de seus pais, a debilidade do presente os preenche de medo e menosprezo ao nos ver tão débeis e perdidos como eles.

Os filhos precisam perceber que, durante a infância, estamos à frente de suas vidas, como LÍDERES capazes de sujeitá-los quando não os podemos conter e de guiá-los enquanto não sabem para onde vão. Se o autoritarismo suplanta, a permissividade sufoca.

Apenas uma atitude FIRME E RESPEITOSA lhes permitirá confiar em nossa idoneidade para governar suas vidas enquanto forem menores, porque vamos à frente LIDERANDO-OS e não atrás, carregando-os e rendidos à sua vontade.

Temos que observar que SER FIRME É COMPLETAMENTE DIFERENTE DE SER AUTORITÁRIO OU ESTÚPIDO. Quando repreendermos uma criança, temos que fazê-lo com serenidade, sem descontrole emocional. E NÃO SE DEVE JAMAIS DIZER A UMA CRIANÇA: "VOCÊ É UM MENINO INSUPORTÁVEL" OU "VOCÊ É UM MENINO BURRO!" Isso pode ficar gravado no subconsciente da criança e causar problemas futuros.
Deve-se dizer: "VOCÊ É UM MENINO MUITO BOM E INTELIGENTE, MAS ESTÁ FAZENDO UMA COISA ERRADA, QUE EU NÃO VOU PERMITIR". FAZER ISSO É ERRADO POR TAIS E TAIS RAZÕES (explicar porque uma atitude está errada é extremamente importante, pois a criança tem um senso de justiça enorme. Mesmo que na hora ela faça malcriação, saberá no íntimo que você tem razão). Tem que ficar claro que o motivo do castigo foi a ATITUDE da criança, não o que ela É.

BATER NOS FILHOS ESTÁ FORA DE COGITAÇÃO, SÓ EM CASOS EXTREMOS! E SÓ A VELHA PALMADA NO BUMBUM OU BATER NOS BRAÇOS OU PERNAS. BATER NO ROSTO OU DA CINTURA PRA CIMA JAMAIS!!!! ISSO PODE DESTRUIR PARA SEMPRE A AUTO-ESTIMA DE UMA CRIANÇA E CRIAR UM SENTIMENTO DE INFERIORIDADE, QUE SE TRADUZ POR UMA FALTA DE PERSISTÊNCIA NOS ESTUDOS, NA BUSCA DE UM TRABALHO OU INCAPACIDADE PARA TOMAR DECISÕES E PLANEJAR A PRÓPRIA VIDA, QUANDO SE TORNAM ADULTOS .

É assim que evitaremos o afogamento das novas gerações no descontrole e tédio no qual está afundando uma sociedade que parece ir à deriva, sem parâmetros nem destino.

OS LIMITES ABRIGAM O INDIVÍDUO, COM AMOR ILIMITADO E PROFUNDO RESPEITO.


Gentileza de Mônica Monasterio (Madri-Espanha)

Recebido via E-mail em slides.

ESTRESSE

-"Qual o peso deste copo d'água? "
As respostas variaram de 250g a 700g.
O palestrante, então, disse:
- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado."
"Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."
E ele continuou:
- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la."
"Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."
Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:
1 *  Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.
2 *   Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.
3 *   Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem.
4 *   Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.
5 *   Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.
6 *   Se você emprestar R$200,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa,
provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.
7 *   Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.
8 *   Nunca compre algo que você não possa manter.
9 *   Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.
10 *   Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance; pronto.
11 *   Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.
12 *   Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.
13 *   Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.
14 *   Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.
15 *  Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você vive
16 *  Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.
17 *   Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.
18 *  Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.
19 * Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".
20 *  Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.
"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."
 

OLHA O CAPITÃO DO BARCO EM QUE MEU FILHO ESTÁ

DIVISOR NA COLORAÇÃO DA ÁGUA NO TAHITI/MERGULHO

Fotos tiradas no Tahiti por meu filho. Naufrágio de um avião da época da II Guerra Mundial.... Eu nem sabia que a guerra tinha chegado até lá. Será?
Ou será que foi jogado de propósito, para servir de local de mergulho? 
Achei o seguinte sobre o assunto:

Mergulho

Tahiti e as ilhas que compõem a polinésia francesa são um verdadeiro deleite para os fãs de mergulho: Seus dias de adrenalina serão gastos em mergulhos entre destroços, cara a cara com tubarões e arraias, mas cercado também por cânticos e danças da tradição mais típica do Taiti.
Tahiti não está na categoria de mergulho como as outras ilhas polinésias. Você poderá ver com abundância peixes menores aqui, mas não espere encontrar diariamente com tubarões, raias e outros animais de grande porte, que são abundantes em torno das outras ilhas. Os locais de mergulho mais populares estão na costa oeste do Tahiti Nui, a partir de Papeete até Punaauia, e ao largo da costa sul do Tahiti Nui. O aquário, perto do final da pista do aeroporto Faaa, tem uma visão clara de Moorea, que atrai mergulhadores e praticantes de snorkel onde se pode ver peixes nadando em torno de corais e naufrágios diversos, incluindo uma pequena aeronave (que não entrou em colapso, mas foi transferida aqui na década de 1990) e estão perto de outro avião e os destroços de dois navios de carga.

CUIDADO COM OS BURROS MOTIVADOS


(Entrevista com Roberto Shinyashiki)


A revista ISTO É publicou esta entrevista de Camilo Vannuchi. O entrevistado é Roberto Shinyashiki, médico psiquiatra, com Pós-Graduação em administração de empresas pela USP, consultor organizacional e conferencista de renome nacional e internacional.
Em 'Heróis de Verdade', o escritor combate a supervalorização das aparências, diz que falta ao Brasil competência, e não auto-estima.

ISTO É
- Quem são os heróis de verdade?
Roberto Shinyashiki
-- Nossa sociedade ensina que, para ser uma pessoa de sucesso, você precisa ser diretor de uma multinacional, ter  carro importado, viajar de primeira classe.
O mundo define que poucas pessoas deram certo.
Isso é uma loucura. Para cada diretor de empresa, há milhares de funcionários que não chegaram a ser gerentes.E essas pessoas são tratadas como uma multidão de fracassados.
Quando olha para a própria vida, a maioria se convence de que não valeu à pena, porque não conseguiu ter o carro, nem a casa maravilhosa.
Para mim, é importante que o filho da moça que trabalha na minha casa, possa se orgulhar da mãe.  O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes.
Heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida, e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitiram que erraram.

ISTO É
-O Sr. citaria exemplos?
Shinyashiki
--  Quando eu nasci, minha mãe era empregada doméstica e meu pai, órfão aos sete anos, empregado em uma farmácia.
Morávamos em um bairro miserável em São Vicente (SP) chamado Vila Margarida. Eles são meus heróis. Conseguiram criar seus quatro filhos, que hoje estão bem.
Acho lindo  quando o Cafu põe uma camisa em que está escrito '100% Jardim Irene'.
É pena que a maior parte das pessoas esconda suas raízes.
O resultado é um mundo vítima da depressão, doença que acomete hoje 10% da população americana.  Em países como o Japão, a Suécia e a Noruega, há mais suicídio do que homicídio.
Por que tanta gente se mata?
Parte da culpa está na depressão das aparências, que acomete a mulher, que embora não ame mais o marido, mantém o casamento, ou o homem que passa  décadas em um emprego, que não o faz se sentir realizado, mas o faz se sentir seguro.

ISTO É
-- Qual o resultado disso?
Shinyashiki
-- Paranóia e depressão cada vez mais precoce.
O pai quer preparar o filho para o futuro e mete o menino em aulas de inglês, informática e mandarim. Aos nove ou dez anos a depressão aparece.  A única coisa que prepara uma criança para o futuro, é ela poder ser criança.
Com a desculpa de prepará-los para o futuro, os malucos dos pais estão roubando a infância dos filhos.. Essas crianças  serão adultos inseguros e terão discursos hipócritas.
Aliás, a hipocrisia já predomina no mundo corporativo.

ISTO É - Por quê?
Shinyashiki
-- O mundo corporativo virou um mundo de faz-de-conta, a começar pelo processo de recrutamento.  É contratado o sujeito com mais marketing pessoal.
As corporações valorizam mais a auto-estima do que a competência.
Sou presidente da Editora Gente e entrevistei uma moça que respondia todas as minhas perguntas com uma ou duas palavras.  Disse que ela não parecia demonstrar interesse.
Ela me respondeu estar muito interessada, mas como falava pouco, pediu que eu pesasse o desempenho dela, e não a conversa. Até porque ela era candidata a um   emprego na contabilidade, e não de relações públicas. Contratei-a na hora.
Num processo clássico de seleção, ela não passaria da primeira etapa.

ISTO É
- Há um script estabelecido?
Shinyashiki
-- Sim. Quer ver uma pergunta estúpida feita por um  presidente de multinacional no programa 'O Aprendiz'?
- Qual é seu defeito?
Todos respondem que o defeito é não pensar na vida pessoal:
- Eu mergulho de cabeça na empresa. Preciso aprender a relaxar.
É exatamente o que o Chefe quer escutar. Por que você acha que nunca alguém respondeu ser desorganizado ou esquecido? É contratado quem é bom em conversar, em fingir.
Da mesma forma, na maioria das vezes, são promovidos aqueles que fazem o jogo do poder. O vice-presidente de uma as maiores empresas do planeta me disse: 'Sabe, Roberto, ninguém chega à vice-presidência sem mentir'.
Isso significa que quem fala a verdade não chega a diretor!

ISTO É
- Temos um modelo de gestão  que premia pessoas mal preparadas?
Shinyashiki
-Ele cria pessoas arrogantes, que não têm a humildade  de se preparar, que não têm capacidade de ler um livro até o fim e  não se preocupam com o conhecimento.
Muitas equipes precisam de motivação, mas o maior problema no Brasil é competência.
Cuidado com os burros motivados.

Há muita gente motivada fazendo besteira. Não adianta você assumir uma função, para a qual não está preparado.
Fui cirurgião e me orgulho de nunca um paciente ter morrido na minha mão. Mas tenho a humildade de reconhecer que isso nunca aconteceu graças a meus chefes, que foram sábios em não me dar um caso, para o qual eu não estava preparado.
Hoje, o garoto sai da faculdade achando que sabe fazer uma neurocirurgia.
O Brasil se tornou incompetente e não acordou para isso.

ISTO É
- Está sobrando auto-estima?
Shinyashiki
- Falta às pessoas a verdadeira auto-estima.
Se eu preciso que os outros digam que sou o melhor, minha auto-estima está baixa.
Antes, o ter conseguia substituir o ser. O cara mal-educado  dava uma gorjeta alta para conquistar o respeito do garçom.
Hoje, como as pessoas não conseguem nem ser, nem ter, o objetivo de vida se tornou parecer.  As pessoas parecem que sabem, parece que fazem, parece que acreditam.
E poucos são  humildes para confessar que não sabem.
Há muitas mulheres solitárias no Brasil, que preferem dizer que é melhor assim.
Embora a auto-estima esteja baixa, fazem pose de que está tudo bem.

ISTO É
-Por que nos deixamos levar por essa necessidade de sermos perfeitos em tudo e de valorizar a aparência?
Shinyashiki
-Isso vem do vazio que sentimos. A gente continua  valorizando os heróis.
Quem vai salvar o Brasil? O Lula. Quem vai  salvar o time? O técnico. Quem vai salvar meu casamento? O terapeuta.
O problema é que eles não vão salvar nada! Tive um professor de filosofia que dizia:
'Quando você quiser entender a essência do ser humano, imagine a rainha Elizabeth com uma crise de diarréia durante um jantar no Palácio de Buckingham'. Pode parecer incrível, mas a rainha Elizabeth também tem diarréia. Ela certamente já teve dor de dente, já chorou de tristeza, já fez coisas que não deram certo.
A gente tem de parar de procurar super-heróis, porque se o super-herói não segura a onda, todo mundo o considera um fracassado.

ISTO É
- O conceito muda quando a expectativa não se comprova?
Shinyashiki
- Exatamente. A gente não é super-herói nem  superfracassado.
A gente acerta, erra, tem dias de alegria e dias de tristeza. Não há nada de errado nisso.
Hoje, as pessoas estão questionando o Lula, em parte porque acreditavam que ele fosse mudar suas vidas e se decepcionaram.
A crise será positiva se elas entenderem que a responsabilidade pela própria vida é delas.

ISTO É
- Muitas pessoas acham que é fácil para o Roberto Shinyashiki dizer essas coisas, já que ele é bem-sucedido. O senhor tem defeitos?
Shinyashiki
-Tenho minhas angústias e inseguranças. Mas aceitá-las faz minha vida fluir facilmente.  Há várias coisas que eu queria e não consegui.
Jogar na Seleção Brasileira, tocar nos Beatles (risos). Meu filho mais velho nasceu com uma doença cerebral e hoje tem 25 anos. Com uma criança especial, eu aprendi que, ou eu a amo do jeito que ela é, ou vou massacrá-la o resto da vida para ser o filho que eu gostaria que  fosse.
Quando olho para trás, vejo que 60% das coisas que fiz deram certo. O resto  foram apostas e erros. Dia desses apostei na edição de um livro, que não deu certo.
Um amigão me perguntou:  'Quem decidiu publicar esse livro?'
Eu respondi que tinha sido eu. O erro foi meu. Não preciso mentir.

ISTO É
- Como as pessoas podem se livrar dessa tirania da aparência?
Shinyashiki
- O primeiro passo é pensar nas coisas que fazem as  pessoas cederem a essa tirania e tentar evitá-las. São três fraquezas:
A primeira é precisar de aplauso, a segunda é precisar se sentir amada e a terceira é buscar segurança.
Os Beatles foram  recusados por gravadoras e nem por isso desistiram.
Hoje, o erro das escolas de música é definir o estilo do aluno. Elas ensinam a tocar como o Steve Vai, o B. B. King ou o Keith Richards.
Os MBAs têm o mesmo problema: ensinam os alunos a serem covers do Bill Gates.
O que as escolas deveriam fazer é ajudar o aluno a desenvolver suas próprias potencialidades.

ISTO É
- Muitas pessoas têm buscado sonhos que não são seus?
Shinyashiki
- A sociedade quer definir o que é certo. São quatro  loucuras da sociedade...
A primeira é instituir que todos têm de ter sucesso, como se eles não tivessem significados individuais. A segunda loucura é: Você tem de estar feliz todos os dias.
A terceira é:  Você tem que comprar tudo o que puder. O resultado é esse consumismo absurdo.
Por fim, a quarta loucura: Você tem de fazer as coisas do jeito certo.
Jeito certo não existe. Não há um caminho único para se fazer as coisas.
As metas são interessantes para o sucesso, mas não para a felicidade.
Felicidade  não é uma meta, mas um estado de espírito.
Tem gente que diz que não será feliz, enquanto não casar, enquanto outros se dizem infelizes justamente por causa do casamento.
Você pode ser feliz tomando sorvete, ficando em casa com a família ou com amigos verdadeiros, levando os filhos para brincar ou  indo à praia ou ao cinema..  
Quando era recém-formado em São Paulo , trabalhei em um hospital de pacientes terminais. Todos os dias morriam nove ou dez pacientes. Eu sempre procurei conversar com eles na hora da morte. A maior parte pega o médico pela camisa e diz:
'Doutor, não me deixe morrer. Eu me sacrifiquei à vida inteira, agora  eu quero aproveitá-la e ser feliz'.
Eu sentia uma dor enorme por não poder fazer nada. Ali eu aprendi que a felicidade é feita de coisas pequenas.
Ninguém na hora da morte diz se arrepender por não ter aplicado o dinheiro em imóveis ou ações, mas sim de ter esperado  muito tempo ou perdido várias oportunidades para aproveitar a vida.
           

QUEM NÃO SE PREOCUPA COM O MEIO AMBIENTE???

DESABAFO

Na fila do supermercado, o caixa diz uma senhora idosa:

- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente. 

A senhora pediu desculpas e disse: 

- Não havia essa onda verde no meu tempo.

O empregado respondeu: 

- Esse é exatamente o nosso problema hoje, minha senhora. Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente. 

- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se preocupou adequadamente com o ambiente. Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes. 

Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

Mas você está certo. Nós não nos preocupávamos com o ambienteAté então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plastico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar. Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos. Canetas: recarregávamos com tinta umas tantas vezes ao invés de comprar uma outra. Abandonamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.
Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima. 

Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?



Recebi via email

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DOCUMENTÁRIO POLÍTICO E POÉTICO: O MINEIRO E O QUEIJO


Data de Lançamento
30 de setembro de 2011
Gênero
Documentário
Estúdio
Quimera Filmes
Resumo da trama
O MINEIRO E O QUEIJO é um documentário político e poético de Helvécio Ratton. Patrimônio cultural do Brasil, o queijo minas artesanal é proibido de circular fora de Minas Gerais.
Realizado por
Quimera Filmes
Escrito Por
Helvécio Ratton
Roteiro por
Helvécio Ratton
Produzido por
Simone Magalhães Matos
E-mail
quimerafilmes@quimerafilmes.com.br
Website

BRASTEMP


Acho que já falei mal da Brastemp??? Não, não falei não. Eu adoro meus produtos Brastemp...
Minha primeira geladeira que comprei quando fui morar sozinha, em 1970, funciona muito bem e está´na casa da minha mãe, não tem um ponto de ferrugem....
Quando casei, comprei uma Brastemp 440 litros, duas portas, um luxo, a porta foi feita em cerejeira para combinar com a cozinha. Isso foi em 1980. Esta está aqui, jamais parou um dia sequer nesses 31 anos de sua existência. Agora ela não quer parar, há vazamento de gás e não dá jeito, não tem essa placa congelante. Pois comprei uma de uma porta só, novinha pelo site da Brastemp.... na Lan House de Piedade. Preenchi tudo direitinho, mas não estava aqui para receber recados nem nada. Pois deixaram um recado no meu telefone celular, avisando que viriam entregar nesta terça feira, período da tarde. Mas se não fosse conveniente, deixaram um telefone para eu ligar e remarcar... Isso sim é serviço. E ainda pude pagar em 12 vezes, sem juros, e foi o melhor preço da praça.... Viva a Brastemp!

QUEIJO ARTESANAL


Aproveito para quotar aqui oo post de Fernado do  ALIMENTO SUSTENTÁVEL: 

"Queijo artesanal e hipocrisia

Posted by Fernando on 20 de setembro de 2011

Você sabia que queijos tradicionais e originalmente artesanais como o gorgonzola e o roquefort são feitos com leite cru e importados normalmente da Europa e que os nossos queijos artesanais feitos com leite cru sofrem grande preconceito de diversos setores dentre eles o Ministério da Agricultura? Estive nesse final de semana em São Roque de Minas – MG, terra do Queijo Canastra e com muita honra participei como jurado do Concurso de Melhor Queijo da região. Muita gente boa. Muitas histórias! Aprendi demais! Em comum, a indignação. Se o Canastra é patrimônio imaterial nacional reconhecido pelo IPHAN (http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=13925&sigla=Institucional&retorno=detalheInstitucional) assim como a capoeira e o acarajé, como pode sofrer para ser consumido por todo Brasil em razão de uma legislação burra e generalista? São séculos de história, com um modo de fazer peculiar e reconhecido. Famílias que por várias gerações vivem dessa atividade. Não imaginam a higiene do processo. Acompanhamento carinhoso da Emater (http://www.emater.mg.gov.br). Registo de sanidade pelo IMA ( http://www.ima.mg.gov.br).  A cultura desenvolvida em torno da atividade é de encher os olhos. Desde a primeira visita em 2008 não paro mais de visitar a Serra da Canastra. É com certeza um paraíso que vale a atenção de cada brasileiro que ama seu país e seu povo.
O movimento Slow Food acaba de publicar em site o manifesto pelo Leite Cru: http://www.slowfood.com/rawmilk. Entenda os detalhes dessa problemática."

FRASE DA SEMANA

"LIFE IS A JOURNEY, NOT A DESTINATION"
― Ralph Waldo Emerson

terça-feira, 20 de setembro de 2011

FRASE INTERESSANTE

"Quem disse que 
perder ou ganhar 
não importa 
provavelmente perdeu" 
Martina Navratilova

TRES COISAS QUE NÃO RETORNARÃO

Há três coisas na vida que jamais retornarão:
O tempo
As palavras
As oportunidades

Há três coisas na vida que podem destruir uma pessoa:
A ira
O orgulho
Não perdoar

Há três coisas na vida que nunca deve perder:
A paz
A esperança
A honestidade

Há três coisas na vida de mais valor:
O amor
A bondade
A familia e os amigos

Há três coisas na vida que formam uma pessoa:
A sinceridade
O compromisso
O trabalho árduo



Recebi via email em apresentação Powerpoint e busquei parte do texto em:
http://gercicristal.blogspot.com/2009/05/ha-tres-coisas-na-vida-que-jamais.html

PÔNEIS MALDITOS

Fiquei uma semana tentando descobrir a marca da camionete, eu ficava tão absorta nos pôneis, checando tudo para ver onde estava a pegadinha, que ... perdia o foco.
Meu aluno que estuda Propaganda e Marketing na FAAP chegou e perguntou se eu tinha visto a propaganda da NISSAN! Eu disse: "Acho que não, não lembro!" Ai ele falou: "Aquela dos pôneis... " e eu saí cantando a música. Foi incrível, a música grudou na minha memória, mas não pela marca do carro. Mas eu não ligo muito para aquele tipo de carro, mas que a música tá aqui grudadinha, isso está!!! Pôneis Malditos, ...  Mas se me dissessem que era propaganda de brinquedinhos poderosos, eu teria acreditado.... Pôneis Malditos....#@¨*#! "Te Quiero"
Figura no Google Images propaganda da Nissan

NOVO COMERCIAL DO POLENGUINHO

Moto: O Polenguinho roda com você.
Me reconheci como um perfeito rato de laboratório observado por algum cientista que depois prova que os humanos, se adequadamente adestrados conseguem passar a vida toda dentro dessa gaiola que gira por que andamos para a frente! Ah! Mas tem que comer queijo, como qualquer rato que se preze!
http://youtu.be/IVS09pWLLvc

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

VANNEVAR BUSH - NA REVOLUÇÃO VIRTUAL EPIS. 4

Vannevar Bush é, para muitos, o verdadeiro pai do hipertexto. Em 1945 escreveu um artigo intitulado As We May Think, no qual descrevia um dispositivo chamado Memex. O seu objectivo era aumentar a memória humana providenciando os meios para organizar a informação associadamente.
Bush achava que a mente trabalhava por associação, criando uma intrincada rede de vias, interconectando as memórias e os dados nela armazenados. Portanto, sentiu que o melhor desenho para organizar mecanicamente a informação deveria incorporar a associação. Então, o seu desenho conceptual para o Memex assegurava os meios para o utilizador juntar vários pedaços de informação, forjando vias de comunicação entre eles. Todo o item poderia ser ligado por muitas vias. O Memex deveria também permitir ao utilizador tomar nota de cada pedaço de informação, entrar com a sua própria informação e ligá-la a essa rede de vias já existentes.
O Memex nunca foi construído, ainda que Bush o considerasse como um produto da extensão de tecnologias existentes em 1945. No entanto, os conceitos a ele subjacentes inspiraram sucessivos visionários, como Douglas Engelbart Ted Nelson.

MEDIUNIDADE

Depois do artigo sobre a glândula pineal, fiquei curiosa sobre a mediunidade. Às vezes vou ao centro espírita perto da minha casa. Eles sempre me convidam para desenvolver a mediunidade, lá eles ajudam muita gente, fazem reuniões e sessões de cura, tratamentos escalonados, durante semanas. Sempre me sinto muito bem lá. Mas não tive interesse de desenvolver a mediunidade. Eu não queria ficar obrigada a oferecer muitos dias, eles vão pedindo, e pedindo, acham que é uma honra a gente ajudar. Mas eu tenho mais coisas para fazer e para não fazer desfeita, acaba que não vou... Ou tem mais coisas por aí que tenho medo de descobrir... Vai que...
Vou pesquisar mais um pouco:
A mediunidade é um canal entre nós
e a dimensão espiritual.
Ele pode ser de luz ou de sombras...
 Cabe ao médium iluminar esse canal com os valores mais
nobres da vida, utilizando-o para a prática do bem...
 ... ou torná-lo em instrumento de interesses
 rasteiros, gerando sofrimentos para si mesmo,
nesta mesma vida e em futuras reencarnações.

A GLÂNDULA PINEAL




A glândula pineal, ou epífise, é um órgão atrofiado do tamanho de um pinhão, situado justo no centro geométrico do nosso encéfalo. Até há pouco tempo era considerada um resíduo procedente de fases anteriores de nossa evolução, um vestígio sem utilidades importantes em nossa atual fase evolutiva. Entretanto, as últimas descobertas científicas, unidas ao cada dia mais popular assunto do ultra dimensional, colocaram-na na moda. Hoje sabemos que sua missão biológica é a secreção interna de melatonina, hormônio cuja quantidade diminui com a idade e que está relacionada com a regulação dos ciclos de vigília e sono (ritmos circadianos) e com os processos da puberdade, alem de ser um poderoso antioxidante e participante da apoptose ( é uma forma de morte celular, que está regulada geneticamente.) de células cancerosas  no timo.
É uma glândula fotossensível, ou seja, responde às variações de luz que se dão ao nosso redor. Desta forma, ativa-se na escuridão para segregar melatonina, a qual nos induz a um estado de calma e introspecção.
Sabemos que a circulação de hormônios por nosso organismo provoca uma série de emoções e sensações concretas. As substancias chamadas endorfinas segregadas pela glândula pineal nos ajudam a entrar em um estado de consciência mais intimo provocado pela sensação de tranqüilidade que traz a melatonina.

Esta segregação de endorfinas permite diminuir e relaxar os sentidos, o que se reflete no corpo mediante uma redução do glicogênio no sangue, induzindo-nos ao sono e levando-nos a um estado de sono leve. Por este ser um estado em que atividade cerebral está diminuída, reduz as interferências do mundo exterior e a concentração sobre si mesmo é superior. Isto em nível prático nos permite distanciarmo-nos dos problemas e observá-los com uma nova perspectiva, por isso a maioria de nós o aproveitamos para refletir e repassar os acontecimentos cotidianos, encontrando às vezes respostas e soluções que sem essa calma e concentração seriam difíceis de intuir.
Além de sua capacidade fotossensível, os últimos estudos científicos insistem que a glândula pineal é também um magneto-receptor, ou seja, é sensível aos campos magnéticos e transforma suas ondas em estímulos neuroquímicos.
O professor Jose Luis Bardasano, da Universidade de Alcalá de Henares, é um dos maiores especialistas em temas 
relacionados com o bioeletromagnetismo. Em sua comunicação  “Electromagnetismo, glándula pineal y salud pública” nos diz que
No organismo existem dois sistemas de comunicação: o de base química y o de base elétrica. No primeiro (sistema endócrino), os sinais de informação (mensagens) são os hormônios que se transmitem através de canais de informação: vasos sanguíneos, vasos linfáticos, canal neural, etc. alcançando os órgãos  diana ou efetores. No segundo (sistema nervoso) os sinais são eletromagnéticos e possuem uma rede de distribuição com centros e subestações que  se assenta sobre as células neurais, alcançando os músculos, coração, glândulas, etc. Estes dois sistemas evoluíram paralelamente e colaboram mutuamente desde sua origem, me perfeita harmonia cronobiológica (a cronobiologia é a ciência que estuda os ritmos). Os ritmos e ciclos que ocorrem nestes dois sistemas estão coordenados pela 
“glândula pineal”.
Para o professor Bardasano, a luz é o temporizador ou sincronizador principal dos ciclos vitais, enquanto que os campos eletromagnéticos constituem o sincronizador adicional.  Os estudos realizados levaram a concluir que as alterações eletromagnéticas, igual ao que acontece com a luz, interrompem o processo de secreção de melatonina. Uma exposição continuada e conseqüente redução de atividade da glândula pineal, provoca casos habituais de fadiga, estresse, transtornos do humor, transtornos do sono, rendimento profissional diminuído, depressão e até riscos de sofrer de cânceres como o de mama.  
Segundo Bardasano, não só temos que ter cuidado com as alterações provocadas pelos campos eletromagnéticos artificiais (antenas, telefonia, radares, etc.), mas também com as variações dos campos magnéticos naturais, como podem ser provocadas por fortes tempestades solares. Assim, a glândula pineal seria receptiva não só às ondas emanadas pelo campo geomagnético, mas também outras tão importantes quanto às da ressonância Schumman (um conjunto de picos na banda de frequencia extremadamente baixa (ELF) do espectro radioelétrico da Tierra.), as micropulsações de origem cosmica e qualquer campo ELF ou de baixa frequencia em geral. 


Do ponto de vista espiritual, as doutrinas esotéricas do Oriente se referem desde há milênios à glândula pineal como um terceiro olho capaz de trazer à consciência a realidade do ser humano, o ponto de união entre o mundo físico e as dimensões superiores do universo. Precisamente por essa situação de introspecção que nos proporcionam os estados de sono leve ou semi-vigília ao que fazíamos referencia, estes se fazem altamente apropriados para nos conectar com o mundo inconsciente, quer sejam nossos próprias recordações, a memória coletiva e quem sabe quantas possibilidades, mas somente o treino nos permitirá atingir.
A segregação da melatonina se reduz drasticamente a partir dos sete anos de idade, período em que também ocorrem outras mudanças na estrutura cerebral.
Este dado levou muitos a se interessarem pela possível vinculação entre tais mudanças e as capacidades psíquicas de muitas crianças pequenas, entre elas a do controvertido fenômeno do "amigo imaginário". Seguindo com este assunto, o professor Sergio Felipe de Oliveira, neurocientífico da Universidade de São Paulo, está há anos investigando casos de tipo extra-sensorial e de clarividência. Segundo ele, as capacidades mediúnicas estariam relacionadas com a presença de maior ou menos quantidade de cristais de hidroxiapatita (o mineral hidroxiapatita , também chamado hidroxiapatita , é composto de fosfato de cálcio de cristal  e representa um depósito de 99% do cálcio do corpo e 80% de fósforo total)  na  epífise.
Seja como for, parece claro que mediante a disciplina e a prática continuas, a ativação da glândula pineal se converte no caminho para atingir experiências que nos fazem dar outro sentido à vida e que nem tudo que se rege sob as regras do material e do lógico, mas que há outros mundos tão reais o mais do que o que alimentamos continuamente. E se não quisermos ir tão longe, tampouco parece pouca recompensa poder acabar com o estresse diário, evitar problemas cardiovasculares e obter certa serenidade para ver as coisas de uma perspectiva mais positiva, o que nos leva a estabelecer, com os outros, relações mais harmônicas e sensíveis que melhoram muito nossa qualidade de vida. De cada um depende o uso que queira dar e até onde quer chegar à intenção. 

Traduzido da fonte: 
Fuente: amanecer2012

DEPARTAMENTO DE DEFESA AMERICANO


DOD Officials Discuss A Nasty Eugenics Plan – Release a Virus And Use The Vaccine For The Virus To Alter The DNA Of Those Vaccinated To Remove The God Gene And Rid Iraq and Afghanistan of The Islam Religion. 


O departamento de defesa Americano discute um plano de eugenia ( ciência que estuda as condições mais propícias à reprodução e melhoramento da raça humana): Liberar um vírus e usar uma vacina para o vírus para alterar o DNA dos vacinados para remover o gene de Deus e libertar o Iraque e o Afeganistão da religião Islamita. 

POBRE GELADEIRA, VAI SER DESPACHADA

Nada feito. Ela está vazando gás em algum lugar distante, impossível de ser consertado a não ser que se troque a placa que congela. E nem tem para comprar.... Pronto. Odeio esses momentos. Agora tenho que comprar outra, sempre tive Brastemp mas elas estão muito caras, em média 1.000 reais mais caras, acredita??? Que droga. E a minha tem cerejeira na porta, combinando com o freezer, a máquina de lavar louças, e todos os armários.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DUAS SOLUÇÕES PARA QUALQUER PROBLEMA

 "Existem duas soluções que resolvem QUALQUER coisa: O tempo e o foda-se." by Danielle Chedid

VOCABULÁRIO ESPÍRITA

Amigo:
É alguém que fica para ajudar quando todo mundo se afasta.
Amor ao próximo:
É quando o estranho passa a ser o amigo que ainda não abraçamos.
Caridade:
É quando a gente está com fome, só tem uma bolacha e reparte.
Carinho:
É quando a gente não encontra nenhuma palavra parra expressar o que sente e fala com as mâos, colocando o afago em cada dedo.
Ciúme:
É quando o coração fica apertado porque não confia em si mesmo.
Cordialidade:
É quando amamos muito uma pessoa e tratamos todo mundo da maneira que a tratamos.
Doutrinação:
É quando a gente conversa com o Espírito colocando o coração em cada palavra.
Entendimento:
É quando um velhinho caminha devagar na nossa frente e a gente estando apressado não reclama.
Evangelho:
É um livro que só se lê bem com o coração.
Evolução:
É quando a gente está lá na frente e sente vontade de buscar quem ficou para trás.
Fé:
É quando a gente diz que vai escalar um Everest e o coração já o considera feito.
Filhos:
É quando Deus entrega uma jóia em nossa mão e recomenda cuidá-lá.
Fome:
É quando o estômago manda um pedido para a boca e ela silencia.
Inimizade:
É quando a gente empurra a linha do afeto para bem distante.
Inveja:
É quando a gente ainda não descobriu que pode ser mais e melhor do que o outro.
Lágrima:
É quando o coração pede aos olhos que falem por ele.
Lealdade:
É quando a gente prefere morrer que trair a quem ama.
Mágoa:
É um espinho que a gente colocano coração e se esquece de retirar.
Maldade:
É quando arrancamos as asas do anjo que deverámos ser.
Netos:
É quando Deus tem pena dos avós e manda anjos para alegrá-los.
Ódio:
É quando plantamos trigo o ano todo e estando os pendões maduros a gente queima tudo em um dia.
Orgulho:
É quando a gente é uma formiga e quer convencer os outros de que é um elefante.
Paz:
É o prêmio de quem cumpre honestamente o dever.
Perdão:
É uma alegria que a gente se dá e que pensava que jamis teria.
Perfume:
É quando mesmo de olhos fechados a gente reconhece quem nos faz feliz.
Pessimismo:
É quando a gente perde a capacidade de ver em cores.
Preguiça:
É quando entra vírus na coragem e ela adoece.
Raiva:
É quando colocamos uma muralha no caminho da paz.
Saudade:
É estando longe, sentir vontade de voar, e estando perto, querer parar o tempo.
Sexo:
É quando a gente ama tanto que tem vontade de morar dentro do outro.
Simplicidade:
É o comportamento de quem começa a ser sábio.
Sinceridade:
É quando nos expressamos como se o outro estivesse do outro lado do espelho.
Solidão:
É quando estamos cercados por pessoas, mas o coração não vê ninguém por perto.
Supérfluo:
É quando a nossa sede precisa de um gole de aguá e a gente pede um rio inteiro.
Ternura:
É quando alguém nos olha e os olhos brilham como duas estrelas.
Vaidade:
É quando a gente abdica da nossa essência por outra, geralmente pior.

Do livro: O homem que veio da sombra de Luiz Gonzaga Pinheiro
colaboração de Ângela Weikamp 



RECEBIDO VIA INTERNET - EMAIL

NOVELA DA GELADEIRA - PARTE II

Não está dando certo. Ela não pára de jeito nenhum. De manhã vi tudo congeladíssimo por dentro da geladeira, voltei o termostato bem devagar (embora seja um lugar que não toco nunca) e ela desligou.... Ufa! Fiquei feliz. Cedo demais! Ela não ligou mais, descongelou tudo e nada. Tirei a capa da lampadinha e toque na traseira do termostato e ela ligou... Pra mim é o termostato. Mas querem trocar o motor.... Ninguém desconfia que possa ser o termostato?? Vou fazer um curso de refrigeração.... Andei olhando na Internet, nem parece muito dificil de trocar, se pá eu mesmo troco. Tem curso em DVD, mas acho que pegar na mão é melhor....

UM RELATO MACABRO


Acabo de ler um relato dos meus parentes que vivem na Flórida e que estavam indo para a Holanda. O serviço nos aeroportos é tão ruim e demorado que eles perderam a conexão para Amsterdam, estando em Philadelphia. Ali tiveram que dormir no aeroporto mesmo, no chão, por falta de hotel próximo, horrível. Depois de muita transação conseguiram sair com direção à Holanda, mas no caminho ouviram um POP, logo em seguida o avião começou a cair muito rapidamente, o capitão mandou todos afivelarem os cintos e teve um pouso de emergência em Dublin! Lá não havia conexão para a Holanda, mais uma vez dormiram no chão do aeroporto... Dia seguinte conseguiram chegar em Amsterdam.... Muito horrível, pensa só...
Relato completo em inglês AQUI

PELA METADE


Por Aldo Novak

Uma coisa pela metade não chega a ser UMA coisa. É meia.

Meio automóvel não chega a ser um automóvel e, por mais que você queira ou por mais combustível que coloque no tanque, ele não vai levar você para a direção desejada.
Ficará parado e, portanto, falhará.

Meio avião não voará, por mais fé que você tenha, por mais dinheiro que sua conta bancária mostre ou por maior que seja o apoio popular que você possua.
Meio avião simplesmente não chega a ser um avião inteiro e, portanto, não sairá da pista. Seu voo falhará.

Meia receita de bolo não fará um bolo inteiro, por melhor que seja a receita, o forno ou a cozinheira.

Se parece tão elementar que meio de algo não chega sequer a ser uma unidade, como você espera ter sucesso em qualquer coisa em sua vida, se dedicando pela metade?

Quando observo minha própria biografia, vejo que a maiorparte das minhas quedas aconteceram quando quebrei esta regra.

Aqueles de nós que acreditam que possam se comprometer pela metade, mantendo “um pé na canoa e outro no cais”, ou que preferem ficar “em cima do muro”, simplesmente não conseguirão atingir suas metas de vida.

Meias medidas perdem todas as guerras, como disse Napoleão.Isso não significa que medidas inteiras vençam todas as guerras, já que o oponente também pode estar se dedicando de corpo e alma. Mas, se qualquer dos dois estiver comprometido pela metade, vence o que se comprometeu por inteiro, que luta mais, que busca mais, que se atira de cabeça à batalha com o cérebro, o coração e a paixão.

Vence a corrida, o carro que tiver todos os cilindros funcionando no máximo de sua força, com o melhor motorista e a maior vontade.

Airton Senna não era o único piloto a ter um carro excelente, mas os carros excelentes pilotados por Airton Senna tinham ao volante o melhor piloto. O mais dedicado e apaixonado pelo que fazia. Essa era a diferença.

O comprometimento.

Comprometimento total traz vitórias arrasadoras. O número estatisticamente absurdo de vezes nas quais a bandeira do Brasil era levantada nas provas de Fórmula 1, pelos braços de Senna, esmaga qualquer um que defenda as “meias medidas”.

Há, ao seu lado, pessoas comprometidas pela metade. Olhe-as. São aquelas que fazem o mínimo necessário para não perderem o emprego, para não perderem a esposa (ou o marido), para não perderem o ano escolar. São os mestres do 50%, da nota “C”, da estratégia mais vulgar que existe para se esconder: ficando somente na metade de tudo, se comprometendo com o casamento somente a ponto de “ir levando”, ou que passam quatro anos na faculdade, de uma festa para outra. Você pode enganar o sistema social, mas você não pode enganar as leis naturais.

Não existe lugar no universo onde metade de algo seja um inteiro.

Acostume-se a viver a vida por inteiro, não pela metade.

Meias medidas vão enganar você.

Meias medidas não são as mais seguras, e sim o caminhopara a mediocridade. São o caminho para o fracasso no trabalho, nos relacionamentos, na vida pessoal e na vida das empresas de qualquer ramo de atividade.

Sua vida é um avião. Seu casamento é um avião. Sua carreiraprofissional é um avião. Sua empresa é um avião.Você, realmente, acredita que vai conseguir levantar vôo com qualquer destes aviões pela metade?

Afaste-se, enquanto é tempo, de qualquer pessoa especializada em viver pela metade. Procure e fique ao lado dos que se comprometem por inteiro. Daqueles que são apaixonados pelo que começam e apaixonados pelo que terminam. Estar com estas pessoas vai ajudar você a tornar-se uma delas.

Libere a paixão que existe em você.

Meias medidas perdem todas as guerras. Pare de taxiar na pista da vida. Escolha a melhor opção e entregue-se com fé a ela.

Nada é mais poderoso do que a fé… usada na direção certa.

Vamos nessa?