Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

TENHO INTERNET NO SÍTIO VIA 3G DA VIVO

Nem posso acreditar, mas tenho internet via 3G da Vivo, um modem que acabou pegando e dando certo. Tudo bem bacana, só não sei quanto tempo eu tenho no plano que escolhi. Mas tudo bem, peguei um plano de 1GB que custa 52,90 por mes. Quem fez tudo ser possível foi a Valéria, da loja Vivo de Piedade, ao lado do Banco Itaú. Muito grata, Valéria!
Agora sim, tudo bacana. Não é muito rápido como a fibra ótica que tínha em São Paulo, mas no blog e no facebook tá dando para entrar... VIVA a VIVO! Em São Paulo mandamos cancelar todo o pacote da VIVO por puro desinteresse deles em vir restabelecer o serviço de fibra... E aqui eu compro o modem da VIVO e funciona perfeitamente. Perde-se de um lado, ganha-se de outro. Tiro meu chapéu para esse serviço...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MEUS NOVOS PINTORES

Estou muito satisfeita por ora com meus pintores, o Gerson e seu irmão
Vitor. Pintam rápido, sem conversa mole, sem celular tocando toda hora, e muito, muito limpos. Não tem gotas pra lado nenhum! Estou tão feliz...
Agora acho que vai. A cristaleira da sala que é meu xodó, eu mesma pintei, mais por gosto que por desconfiança em relação à pintura deles. Acho que talvez até pintassem melhor que eu...
Mas tá tudo bem, vamos que vamos e agora é nóis...
Vou colocando fotos do progresso, também para dar uma força para eles, embora propaganda já fizeram suficiente sobre eles aqui no prédio. Contato do Gerson: celular 98840-3966 ou fixo: 3945-2460

PAPEL ALUMÍNIO - 1001 UTILIDADES




O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilidade do que apenas ir ao forno.

1.Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.
2.Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.
3.Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.
4.Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.
5.Sem veda-rosca – o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.
6. Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.
7. Na maior limpeza – Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa sujá-lo.
8. Fruta fora da geladeira durando muito tempo – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mante-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.
9. Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.
10.Cone multiuso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

KINDLE


Desde Agosto tenho um Kindle, uma espécie de tablet para ler livros da Amazon. Eu costumava gastar muito em livros devido ao frete, que é enorme. Agora é imediato e é uma delicia ler nele, tem intensidade regulável de luminosidade, tamanho de letras e dicionário embutido, basta tocar na palavra e o dicionário abre e dá todas as possibilidades, delícia. Não preciso mais de luz de cabeceira para ler, a luz dele é suficiente. Meu filho Ben também tem um e minha mãe agora mesmo adquiriu o dela. Como todos estão no meu nome, pois eu tenho conta na Amazon, todos os livros são descarregados nos três kindles. Ou seja, podemos ler os três, todos os livros que foram baixados. Muito bacana. Inclusive livros de receitas. Única coisa chata é que as fotos são em preto e branco, mas acho que logo mais vão inventar um à cores.


Não sei como esqueci de contar isso. Acontece que não tenho estado muito no computador. Estamos reformando e ele anda meio de lado.

Aliás, comprei um laptop, presente da minha mãe! É um HP muito incrementado! Vou ver se tem uma foto dele. Aqui está: Agora só falta comprar um 3G da Vivo e ver se funciona no sítio. Eu tentei comprar mas não consegui, a revenda Vivo disse que preciso holerith e eu respondi que sou aposentada e por isso não tenho isso. Recebo no Banco Itaú! Em resumo, em Piedade eu não consegui comprar. Quem sabe em Ibiúna tenho mais sorte? Vamos ver... ... ...

BIBLIOTECA DE CULINÁRIA TEM QUE TER LIVRO DA RITA LOBO - AGORA TENHO

Ah, que delícia, comprei o livro da Rita Lobo "Cozinha de Estar". Logo que abri percebi que não tinha fotos, mas depois folheando, vi desenhos muito bonitos que são de Filipe Jardim. De muito bom gosto essas ilustrações, gostei. Diferente!
Rita, adorei o livro, gostoso, confortável, parece com você, jeitosa, simpática, cheia de atitude! Muito gostoso! Estou feliz dele agora fazer parte da minha coleção. Aliás, sinto falta do seu programa na TV. Mas as receitas eu já tenho!
Agora vi que ele também existe fotografado! Quem sabe eu o ganho no Dia das Mães!?! Mas necessário não é, né?

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

TROQUEI MINHAS JANELAS DE MADEIRA POR NOVAS DE ALUMÍNIO ELETROSTATICAMENTE PINTADO DE BRANCO

Minhas janelas de 41 anos finalmente ganharam substituição. Era pesadas, maciças, com vidro grosso e as da área de serviço inutilmente foscas! Agora tudo levinho, com um toque de dedos abrem-se, ah! que beleza e que eficiência dos rapazes da colocação. Vale mencionar no Blog:
Fiz na Esquadri-Max - Persal, o contato lá é o Jonas e o telefone é 5621-1581. Eis uma foto da frente e esta pequena é a dos fundos, olhando para o Hospital das Clínicas! Acho que a vista é mais bonita que na frente... nunca tinha visto isso antes!

VEGETAIS E CREMES - UMA CONSTATAÇÃO

Na Holanda comemos sempre uma carne, um vegetal cozido com um molho e batatas ou arroz. E os molhos são sempre feitos com manteiga ou azeite ou ghee (manteiga clarificada).
Assim o clássico é comer couve flor com molho branco (feito com farinha e manteiga, leite, sal, noz moscada)
Aspargos comidos com molho de manteiga misturado à ovos cozidos esmagados!
Se for beterrabas, então tem um molho gorduroso nas batatas, feito com manteiga e farinha.
Ou vagens, que podem ganhar um molho branco ou então, á moda indonesa, que é apimentado com molho de tomates, mas daí junta frango que é feito com leite de côco, olha aí a gordura.
As receitas tradicionais é que são boas, já incorporam por si mesmas as gorduras necessárias para que tenhamos o máximo benefício do que estamos ingerindo. Só mesmo idéias... mas estou de dieta, e não posso gordura por ora... mas há de chegar a hora da
desforra...

CONTROVÉRSIA A RESPEITO DOS SUCOS VERDES

Qual é todo esse bafafá a respeito dos sucos verdes?

É incrivel que tanto bafafá possa aparecer por causa de vegetais líquidos num copo. 
Os fans dos sucos verdes amam a facilidade e o estímulo que seu drink matutino lhes fornece e celebram o fato de sentirem mais energia, terem redução de peso e uma sensação geral de energia aumentada. Os pais amam o fato de que assim estão fazendo seus filhos consumirem mais vegetais. 
Alguns ardorosos fans dos sucos vão fundo, incorporando ainda mais verdes ao suco original, juntando couve com dente de leão, salsa, folhas de beterraba ou repolho. Outros juntam um punhado de espinafre, uma fruta e iogurte em suas misturas verdes e ainda outros colocam pós verdes em suas misturas matutinas. 
Mas nem todos estão tão apaixonados...
Os que criticam os sucos verdes citam que o conteúdo de oxalatos existentes em algumas folhas verdes podem causar pedras nos rins e piorar o supercrescimento de fungos como a Candidiase; os goitrogênos que suprimem a função da tireóide; e as fibras que exacerbam os sintomas dos que tem  problemas intestinais e digestivos. Muitos acreditam que os vegetais verde escuros devem em sua maioria ser consumidos cozidos no vapor e sempre com algum tipo de gordura para que haja plena absorção dos nutrientes.

O que eu acho da bebida verde

Toda primavera eu fico louca por um suco verde. Parece uma vontade que vem de não sei onde, mas depois do inverno comendo cozidos com carne e outros alimentos de inverno, parece que meu corpo está pronto para uma pequena limpeza. 
Vou à minha lanchonete de sucos orgânicos e peço logo um sucão verde com um toque de maçã verde, limão e gengibre. Posso chegar a tomar uns 6 durante o mês. Também tomo caldo de vegetais e sopa verde - versões cozidas do suco verde.
Aquela  super vontade logo passa. E então eu passo a comer as comidas da primavera e verão e é isso. 
A grande diferença entre batidas verdes e sucos verdes é que esse ultimo não contem fibras. Alguns experts argumentam que as fibras não devem ser consumidas sem estimular a digestão pelo ato de mastigar. 
Cada um tem uma opinião. Eis o que eu acredito...

Vegetais crus em excesso atrapalham a digestão

Está bem documentado (e frequentemente debatido) que os nutrientes de varios vegetais são mais facilmente absorvidos pelo trato intestinal humano quando cozidos. 
Na medicina chinesa, sabem há séculos que vegetais e frutas crus em excesso atrapalham a digestão, criando sintomas de gases, inchaço, má absorção, depressão, fadiga e mais. Quando a digestão fica enfraquecida com o tempo há efeitos adversos sobre o sistema nervoso, imune e as adrenais.
Os vegetais crus contribuem com um elemento de limpeza - limpando o calor e a umidade. Então, se consumidos em pequenas quantidades e na estação correta, batidas verdes, saladas cruas e sucos verdes podem ser úteis agindo medicinalmente  na dieta. Isto tendo em  mente que o individuo não tenha qualquer tipo de fraqueza digestiva.
Por outro lado, alimentação 80% crua, totalmente crua ou mesmo sucos verdes todos os dias podem funcionar por um tempo - ajudando o individuo a ter melhor digestão, visão mais clara e mesmo a reversão de doenças cronicas. Para a maioria, no entanto, há um ponto em que a limpeza atinge o fim dos seus benefícios e então os vegetais crus começam a contribuir para  a redução da saúde.

Você precisa de gordura para absorver os nutrientes 

Adoro a sabedoria da cozinha tradicional francesa que sempre une os vegetais com creme, manteiga outro tipo de gordura saturada. E parece que os franceses sabiam de algo -  os vegetais são mais bem assimilados quando são ingeridos junto com gorduras boas.
Um recente estudo com mais de 1.700 homens suecos indica que o consumo de frutas e vegetais era associado com um decréscimo no risco de doença coronária, mas apenas quando combinados com laticínios integrais. Neste estudo, mostrou-se que a ingestão de salada com tempero contendo gordura resultava numa absorção muito melhor dos nutrientes do que quando a mesma salada era comida tendo gordura reduzido ou sem gordura alguma. 
Aumentar a área de superfície (batendo no liquidificador ou fazedora de sucos) pode ajudar a absorção, mas é mais fácil conseguir o uso máximo dos nutrientes dos vegetais incluindo algum tipo de gordura também.

Por que não sou grande admiradora das batidas verdes 

Assim, apesar do que você poderia estar esperando, meu desgosto das batidas vegetais é menos devido ao seu lado nutricional e mais por causa da moda em si - a reverência que muita gente está colocando nos drinks de vegetais em forma de batida. 
Não sou fan de seguir qualquer modismo cegamente, só porque todos estão seguindo, e porque todos dizem que é bom ou não bom.
Coquetéis verdes não vão pagar seus pecados, então se você ainda estiver seguindo uma dieta com alimentos altamente processados, apenas está arranhando a superfície na direção à sua saúde total.Se tiver algum tipo de doença que poderá se agravar pelo consumo de grandes quantidades de vegetais crus, seja prevenido e considere fazer seus vegetais no vapor antes de consumí-los. 
Se estiver consumindo batidas e sucos verdes pelo elemento limpeza, isto deve ser feito com moderação (que é um conceito individual). Observe como seu corpo reage e ajuste para mais ou para menos. 
Finalmente, para o benefício nutricional  ótimo (absorção), penso que os vegetais e as folhas verdes são mais bem aproveitados se consumidos com algum tipo de gordura saturada - então se for fazer a batida, coloque uma medida de iogurte integral ou leite de coco integral. Ou sirva-se dele e agregue bacon frito.  



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MEUS PINTORES NÃO ACERTARAM COMIGO NÃO

Contratei uma pessoa indicada por um primo da minha nora; logo de cara me pareceu alguém competente e combinamos preço e material. Mas o cara é zelador num prédio aqui perto. De duas uma: ele poderia estar aqui logo cedo pois mora perto, ou não viria, como não veio, já que pintar não é a principal profissão dele. Eu tinha outro orçamento, mas acharam alto o preço, embora minha vizinha tivesse apreciado muito o trabalho dessa outra pessoa. Bom! Comprei tudo e na segunda feira da semana passada ele apareceu, trouxe dois ajudantes, foi embora e os deixou aqui no quarto suite. Terminaram de pintar e queriam começar no segundo quarto; eu disse que teriam que terminar o primeiro quarto totalmente inclusive o teto do banheiro, armários e rodapés, acabamento das portas (elas não pois são de formica) e a janela de correr. Eles olharam para mim e disseram que não era assim que trabalhavam: primeiro tudo à base de água e depois os esmaltes. Eu retruquei que normalmente, em obras, é assim que se faz. Mas aqui moram pessoas que precisam um cantinho para dormir e um banheiro para tomar banho e continuarem seus afazeres diários, inclusive trabalhar. Pois voltaram para o quarto e sei lá o que fizeram. Eu lhes tinha dado feltros que sobraram da retirada dos carpetes, para que forrassem o chão completamente, pois os tacos acabaram de ser lixados e tratados. Qual não é minha surpresa quando vejo que pintaram tudo sem forrar... eu fiquei uma fera e mandei todo mundo embora na terça feira. Chamei o encarregado com quem eu tinha combinado e queria desfazer o negócio. Ele se ofereceu para vir no sábado em seguida, pois estava entrando de férias. Eu topei pois percebi que ele sabe o que faz. No sábado eu aqui em SP prontinha, eles me aparecem às 10.15 da manhã, começaram a fazer os reparos tanto no trabalho do látex quanto das madeiras, ou seja tudo teria que ser pintado novamente. Só o quarto seria marfim, um galão tinha dado para as duas demãos, agora tinha que comprar outro galão, que ele se prontificou a comprar. E o rolo do látex tinha ficado seco, sem tinta ou água e estragou, detalhe: rolo de pelo de carneiro = 60 reais. Ele comprou outro e também a tinta, mas somente na segunda feira, ou seja no domingo trouxe alguém para pintar os armários e principalmente a janela que tinha ficado horrorosa. Eu mesma passei massa acrílica pois achei que ele ia pintar por cima do descascado. Quando ele chegou disse que iria preparar ainda... Ué, e não preparou no sábado ou domingo porque?? Resultado: ontem disseram que já tinham dado duas demãos de látex no hall e que o banheiro estava pronto. Eles não cobriram nada, tudo está respingado de látex... o chão é de mármore, pensaram que não veríamos, a banheira respingada de branco, até o espelho, uma meleca só. Hoje de manhã é que vimos a extensão do estrago. Eu não pedi para pintarem por dentro dos armários, mas eles o fizeram assim mesmo, e temos um monte de roupas todas respingadas de tinta esmalte branca. Hoje mandei todos embora, liguei para o encarregado e ele até agora, 17.40 ainda não apareceu. Bom, comecei eu mesma a pintar, primeira demão no armário do hall, os batentes e acabamentos das portas... Amanhã mais uma demão, pois os armários eram palha e agora serão brancos. Não acho que ficou bonito, tudo branco, uma pequena cor nas paredes ficaria mais sofisticado! Olha eu! Mas amanha com tudo seco teremos uma ideia melhor. No final do hall e closet tem um espelho bem grande de 0,90 por 2.00 m, foi retirado e guardado no banheiro... Adivinha? Sim, todo respingado de tinta látex... Meu Deus, tende piedade de nós!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA CARTILHA NOS IDOS DE 1957


Minha primeira cartilha na Primeira Escola Rural do Bairro do Morioka, na Rodovia Raposo Tavares, Km 18, foi a Cartilha Sodré: a primeira cartilha nunca se esquece:

A Pata nada, Pata pa, Nada na! Olha ela aí do lado!
Primeira professora: Dona Rosália, grande mulher!
As carteiras eram duplas, ela colocava um aluno adiantado com um atrasado, para que um ajudasse o outro! Conceito interessante! A classe toda passou de ano. Meu segundo ano já foi no meu próprio bairro, no Jardim Arpoador, numa casa comum. Era o segundo ano junto com o terceiro. Uma parte de lousa para um ano e outro lado para o outro ano. Foi interessante, aproveitei muito bem. Além do mais havia um banco comum no fundo da classe, com livros que a professora emprestava. Ali começou minha aventura de ler: todos os livros de Monteiro Lobato, adequados para minha idade.
Terceiro ano e o quarto eu fiz no Lar Escola Rotary, na Granja Viana, existe até hoje! Fica ao lado do Rio Branco. Ali aprendi muita coisa: cozinhar, lavar verduras, por a mesa, servir comida, horta, plantar verduras, nadar, etc. Também costura e trico, os primórdios. Costura e Trico e Croche fui aprender mesmo no Ginásio, no Instituto Estadual de Educação Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, vulgo I.E.E.V.R.A.C.P.... Esta já é outra história, para outro post....

sábado, 8 de fevereiro de 2014

COMPRA NAS AMERICANAS.COM

Comprei uma geladeira Brastemp de uma só porta, frost-free pela Americanas.com. Foi tudo aprovado, recebi confirmação da compra. No dia seguinte enviaram um e-mail dizendo que a compra foi cancelada por que meu cartão era de banco estrangeiro, embora a bandeira seja Mastercard. Liguei la perguntando e a voz do outro lado informou que eles tem um dia para confirmar se o cartão podia ou não ser aceito. Então para que enviam confirmação da compra?? Se tinham urgência em falar comigo a respeito, por que não ligaram para o meu cel, que tinha dado como contato para qualquer eventualidade? A voz disse que eu poderia fazer a compra novamente com outro cartão. Só que quando
entrei no site, o preço era 400 reais a mais! POIS É! R$ 400,00  A MAIS!
Ontem fui com minha mãe ao Shopping Esplanada Iguatemi, em Sorocaba, e por acaso achei uma loja Ponto Frio e vimos uma geladeira igual, mas da Consul, que é da Brastemp, certo? Ficamos olhando e a vendedora muito discretamente veio nos rondar. Eu contei a história da Americanas.com e ela ficou pasma. Disse que provavelmente o preço já tinha subido e que assim se livraram de mim, pois de todas as formas indignas de desprestigiar um cliente essa foi a mais bizarra.
Resultado: ela abaixou o preço da geladeira da Consul e deixou pelo preço que eu queria pagar na segunda e ainda dividiu em 10 vezes sem juros... Só quis mostrar como uma empresa pode usar de má fé! Que feio, que muito feio! Alias,  hoje na chamada a geladeira nas Americanas está ao preço de 949, mas quando você clica no site e abre, o preço é de 1349,00