Cam é um personagem bíblico mencionado no livro de Gênesis, filho de Noé. Segundo o relato bíblico, Cam foi salvo do Dilúvio juntamente com seus irmãos Sem e Jafé.
Após o Dilúvio, Cam ter-se-ia deparado com Noé embriagado, tendo visto a sua nudez em sua tenda, contando o fato a seus irmãos, ao invés de cobrir o pai (Gênesis 9). Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos servos". Gênesis 9:25 "e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos".
Segundo uma certa linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé estaria profetizando que um dos descendentes de Sem, Abraão, iria herdar a terra dos cananeus. De acordo com a Bíblia, Cam foi um dos filhos de Noé que se mudou para o sudeste da África e partes das proximidades do Oriente Médio, e foi o antepassado das nações daquelas localidades. A Bíblia refere-se ao Egito como "as tendas de Cam", "descendentes de Cam" e "a terra de Cam" em Salmos 78:51; 105:23,27; 106:22 e 1º livro de Crônicas 4:40.
Noé, era um ancião com mais de 600 anos de idade, e não um jovem imaturo, que caiu em pecado e vergonha. O texto hebraico sugere que Noé se descobriu deliberadamente de maneira vergonhosa; intemperança e impureza andam juntas. Alguns desculpam Noé, sugerindo que as novas condições climáticas da terra pós-diluviana facilitaram a fermentação de vinho, e que Noé não sabia o que estava fazendo. Mas a Bíblia não desculpa pecados. Este foi o terceiro fracasso por parte da humanidade. O ser humano tinha desobedecido no Éden, resultando em sua expulsão do jardim; havia corrompido a Terra, resultando no dilúvio; e agora, o cabeça da nova humanidade se havia embebedado de forma despudorada! Para piorar as coisas: Cam “vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos” (Gn 9:22).
Com base no texto bíblico de Gênesis 9:22, “ver a nudez” indica uma atitude de contemplação desrespeitosa de Cam, ao ver que seu pai estava nu. Notemos que não foi Cam quem descobriu seu pai, mas foi o próprio Noé quem se descobriu (o verbo está na voz reflexiva). Assim, o pecado de Cam provavelmente consistiu em zombar de seu pai, convidando outros para olharem para aquele insólito espetáculo. Tal zombaria estava em clara oposição ao mandamento de honrar pai e mãe. Tal atitude foi demonstração de imaturidade e irresponsabilidade. Em vez de sentir tristeza pela conduta imprópria do pai, Cam sentiu prazer em espalhar a notícia.
Assim, estender essa maldição a todos os descendentes de Cam viola o sentido explícito do relato bíblico.
Torna-se evidente que essa maldição não se aplica à raça negra mas, sim, aos futuros inimigos de Israel, os canaaneus, notáveis por sua corrupção sexual. Levítico 18:2-23, por exemplo, identifica várias práticas sexuais ilícitas com os pecados dos cananeus. Assim, a maldição sobre Canaã não se pronuncia como punição por causa do pecado de Cam, seu pai. Antes, consititui-se em oráculo profético contra um futuro inimigo do povo de Deus, algo plenamente atestado pela história posterior dos canaaneus. Nota-se que a maldição sobre Canaã, não possui contornos raciais. Os cananeus recebem a maldição profética, não por serem uma raça diferente, mas por causa de sua depravação moral e dos deuses a quem adoravam. Não nos esqueçamos de Raabe, a mulher cananéia, que foi integrada ao povo de Deus.Portanto, a maldição de Canaã deve ser interpretada dentro do contexto do Antigo Testamento e identificada como a vitória dos israelitas sobre os cananeus, habitantes da terra prometida. É totalmente errado aplicar esta maldição à África negra, a africanos ou afro-descendentes.http://setimodia.wordpress.com
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