Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

15 COISAS QUE PRECISA ABANDONAR PARA SER FELIZ

Essa lista é uma tradução, o texto original e em inglês é do World Observer Online.
WE-HEART-IT_1
1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo

Há tantos de nós que não podem suportar a ideia de estarem errados – querem ter sempre razão – mesmo correndo o risco de acabar com grandes relacionamentos ou causar estresse e dor, para nós e para os outros. E não vale a pena, mesmo. Sempre que você sentir essa necessidade “urgente” de começar uma briga sobre quem está certo e quem está errado, pergunte a si mesmo: “Eu prefiro estar certo ou ser gentil?” (Wayne Dyer) Que diferença fará? Seu ego é mesmo tão grande assim? 
2. Desista da sua necessidade de controle
Estar disposto a abandonar a sua necessidade de estar sempre no controle de tudo o que acontece a você e ao seu redor – situações, eventos, pessoas, etc. Sendo eles entes queridos, colegas de trabalho ou apenas estranhos que você conheceu na rua – deixe que eles sejam. Deixe que tudo e todos sejam exatamente o que são e você verá como isso irá o fazer se sentir melhor.
“Ao abrir mão, tudo é feito. O mundo é ganho por quem se desapega, mas é necessário você tentar e tentar. O mundo está além da vitória.” Lao Tzu
3. Pare de culpar os outros
Desista desse desejo de culpar as outras pessoas pelo que você tem ou não, pelo que você sente ou deixa de sentir. Pare de abrir mão do seu poder e comece a se responsabilizar pela sua vida.
4. Abandone as conversinhas auto-destrutivas
Quantas pessoas estão se machucando por causa da sua mentalidade negativa, poluída e repetidamente derrotista? Não acredite em tudo o que a sua mente está te dizendo – especialmente, se é algo pessimista. Você é melhor do que isso.
“A mente é um instrumento soberbo, se usado corretamente. Usado de forma errada, contudo, torna-se muito destrutiva.” Eckhart Tolle
5. Deixe de lado as crenças limitadoras sobre quem você pode ou não ser, sobre o que é possível e o que é impossível. De agora em diante, não está mais permitido deixar que as suas crenças restritivas te deixem empacado no lugar errado. Abra as asas e voe!
“Uma crença não é uma ideia realizada pela mente, é uma ideia que segura a mente.” Elly Roselle
6. Pare de reclamar
Desista da sua necessidade constante de reclamar daquelas várias, várias, váaaarias coisas – pessoas, momentos, situações que te deixam infeliz ou depressivo. Ninguém pode te deixar infeliz, nenhuma situação pode te deixar triste ou na pior, a não ser que você permita. Não é a situação que libera esses sentimentos em você, mas como você escolhe encará-la. Nunca subestime o poder do pensamento positivo.
7. Esqueça o luxo de criticar
Desista do hábito de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você. Nós somos todos diferentes e, ainda assim, somos todos iguais. Todos nós queremos ser felizes, queremos amar e ser amados e ser sempre entendidos. Nós todos queremos algo e algo é desejado por todos nós.
8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros
Pare de tentar tanto ser algo que você não é só para que os outros gostem de você. Não funciona dessa maneira. No momento em que você pára de tentar com tanto afinco ser algo que você não é, no instante em que você tira todas as máscaras e aceita quem realmente é, vai descobrir que as pessoas serão atraídas por você – sem esforço algum.
9. Abra mão da sua resistência à mudança
Mudar é bom. Mudar é o que vai te ajudar a ir de A a B. Mudar vai melhorar a sua vida e também as vidas de quem vive ao seu redor. Siga a sua felicidade, abrace a mudança – não resista a ela.
“Siga a sua felicidade e o mundo abrirá portas para você onde antes só havia paredes” Joseph Campbell
10. Esqueça os rótulos
Pare de rotular aquelas pessoas, coisas e situações que você não entende como se fossem esquisitas ou diferentes e tente abrir a sua mente, pouco a pouco. Mentes só funcionam quando abertas.
“A mais extrema forma da ignorância é quando você rejeita algo sobre o que você não sabe nada” Wayne Dyer
11. Abandone os seus medos
Medo é só uma ilusão, não existe – você que inventou. Está tudo em sua cabeça. Corrija o seu interior e, no exterior, as coisas vão se encaixar.
“A única coisa de que você deve ter medo é do próprio medo” Franklin D. Roosevelt
12. Desista de suas desculpas
Mande que arrumem as malas e diga que estão demitidas. Você não precisa mais delas. Muitas vezes nos limitamos por causa das muitas desculpas que usamos. Ao invés de crescer e trabalhar para melhorar a nós mesmos e nossas vidas, ficamos presos, mentindo para nós mesmos, usando todo tipo de desculpas – desculpas que, 99,9% das vezes, não são nem reais.
13. Deixe o passado no passado
Eu sei, eu sei. É difícil. Especialmente quando o passado parece bem melhor do que o presente e o futuro parece tão assustador, mas você tem que levar em consideração o fato de que o presente é tudo que você tem e tudo o que você vai ter. O passado que você está desejando – o passado com o qual você agora sonha – foi ignorado por você quando era presente. Pare de se iludir. Esteja presente em tudo que você faz e aproveite a vida. Afinal, a vida é uma viagem e não um destino. Enxergue o futuro com clareza, prepare-se, mas sempre esteja presente no agora.
14. Desapegue do apego
Este é um conceito que, para a maioria de nós é bem difícil de entender. E eu tenho que confessar que para mim também era – ainda é -, mas não é algo impossível. Você melhora a cada dia com tempo e prática. No momento em que você se desapegar de todas as coisas, (e isso não significa desistir do seu amor por elas – afinal, o amor e o apego não têm nada a ver um com o outro; o apego vem de um lugar de medo, enquanto o amor… bem, o verdadeiro amor é puro, gentil e altruísta, onde há amor não pode haver medo e, por causa disso, o apego e o amor não podem coexistir), você irá se acalmar e se virá a se tornar tolerante, amável e sereno… Você vai alcançar um estado que te permita compreender todas as coisas, sem sequer tentar. Um estado além das palavras.
15. Pare de viver a sua vida segundo as expectativas das outras pessoas
Pessoas demais estão vivendo uma vida que não é delas. Elas vivem suas vidas de acordo com o que outras pessoas pensam que é o melhor para elas, elas vivem as próprias vidas de acordo com o que os pais pensam que é o melhor para elas, ou o que seus amigos, inimigos, professores, o governo e até a mídia pensa que é o melhor para elas. Elas ignoram suas vozes interiores, suas intuições. Estão tão ocupadas agradando todo mundo, vivendo as suas expectativas, que perdem o controle das próprias vidas. Isso faz com que esqueçam o que as faz feliz, o que elas querem e o que precisam – e, um dia, esquecem também delas mesmas. Você tem a sua vida – essa vida agora – você deve vivê-la, dominá-la e, especialmente, não deixar que as opiniões dos outros te distraiam do seu caminho.
Fonte: Guia Ingresse

CURIOSIDADES

EXPRESSÕES CURIOSAS USADAS NA LÍNGUA PORTUGUESA
JURAR DE PÉS JUNTOS:

Mãe, eu juro de pés juntos que não fui eu. A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado para dizer nada além da verdade. Até hoje o termo é usado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.

TIRAR O CAVALO DA CHUVA:

Pode ir tirando seu cavalinho da chuva porque não vou deixar você sair hoje! No século XIX, quando uma visita iria ser breve, ela deixava o cavalo ao relento em frente à casa do anfitrião e se fosse demorar, colocava o cavalo nos fundos da casa, num lugar protegido da chuva e do sol. Contudo, o convidado só poderia pôr o animal protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: "pode tirar o cavalo da chuva".  Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

DAR COM OS BURROS N'ÁGUA:

A expressão surgiu no período do Brasil colonial, onde os tropeiros que escoavam a produção de ouro, cacau e café, precisavam ir da região Sul à Sudeste sobre burros e mulas. O facto era que muitas vezes esses burros, devido à falta de estradas adequadas, passavam por caminhos muito difíceis e regiões alagadas, onde os burros morriam afogados. Daí em diante o termo passou a ser usado para se referir a alguém que faz um grande esforço para conseguir algum feito e não consegue ter sucesso naquilo.

GUARDAR A SETE CHAVES:

No século XIII, os reis de Portugal adoptavam um sistema de arquivamento de jóias e documentos importantes da corte através de um baú que possuía quatro fechaduras, sendo que cada chave era distribuída a um alto funcionário do reino. Portanto eram apenas quatro chaves. O número sete passou a ser utilizado devido ao valor místico atribuído a ele, desde a época das religiões primitivas. A partir daí começou-se a utilizar o termo "guardar a sete chaves" para designar algo muito bem guardado...

ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS:
Existe uma história não comprovada, de que após trair Jesus, Judas enforcou-se  numa árvore sem nada nos pés, já que havia posto o dinheiro que ganhou por entregar Jesus dentro de suas botas. Quando os soldados viram que Judas estava sem as botas, saíram em busca delas e do dinheiro da traição. Nunca ninguém ficou sabendo se acharam as botas de Judas. A partir daí surgiu à expressão, usada para designar um lugar distante, desconhecido e inacessível.

PENSANDO NA MORTE DA BEZERRA:
A história mais aceitável para explicar a origem do termo é proveniente das tradições hebraicas, onde os bezerros eram sacrificados para Deus como forma de redenção de pecados. Um filho do rei Absalão tinha grande apego a uma bezerra que foi sacrificada. Assim, após o animal morrer, ele ficou se lamentando e pensando na morte da bezerra. Após alguns meses o garoto morreu.

PARA INGLÊS VER:
A expressão surgiu por volta de 1830, quando a Inglaterra exigiu que o Brasil aprovasse leis que impedissem o tráfico de escravos. No entanto, todos sabiam que essas leis não seriam cumpridas, assim, essas leis eram  criadas apenas "para inglês ver". Daí surgiu o termo.

RASGAR SEDA:
A expressão que é utilizada quando alguém elogia grandemente outra pessoa, surgiu através da peça de teatro do teatrólogo Luís Carlos Martins Pena. Na peça, um vendedor de tecidos usa o pretexto de sua profissão para cortejar uma moça e começa a elogiar exageradamente a sua beleza, até que a moça percebe a intenção do rapaz e diz: "Não rasgue a seda, que se esfiapa."

O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER:

Em 1647, em Nimes, na França, na universidade local, o doutor Vicent de Paul D`Argent fez o primeiro transplante de córnea num aldeão de nome Angel.  Foi um sucesso da medicina da época, menos para Angel, que assim que passou a enxergar ficou horrorizado com o mundo que via. Disse que o mundo que ele imaginava era muito melhor. Pediu ao cirurgião que arrancasse os  seus olhos. O caso foi acabar no tribunal de Paris e no Vaticano. Angel ganhou a causa e entrou para história como o cego que não quis ver.

ANDA À TOA:
Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está à toa é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar.

 QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO:
Na verdade, a expressão, com o passar dos anos, adulterou-se. Inicialmente dizia-se quem não tem cão caça como gato, ou seja, esgueirando-se, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos.

VAI TOMAR BANHO:
Em "Casa Grande & Senzala", Gilberto Freyre analisa os hábitos de higiene dos índios versus os do colonizador português. Depois das Cruzadas, como corolário dos contactos comerciais, o europeu se contagiou de sífilis e de outras doenças transmissíveis e desenvolveu medo ao banho e horror à nudez, o que muito agradou à Igreja. Ora, o índio não conhecia a sífilis e se lavava da cabeça aos pés nos banhos de rio, além de usar folhas de árvore para limpar os bebés e lavar no rio as redes nas quais dormiam. Ora, o cheiro exalado pelo corpo dos portugueses, abafado em roupas que não eram trocadas com frequência e raramente lavadas, aliado à falta de banho, causava repugnância aos índios. Então os índios, quando estavam fartos de receber ordens dos portugueses, mandavam que fossem "tomar banho".

OBESÍGENOS - PRODUTOS QUÍMICOS QUE ALTERAM A FORMA COMO O CORPO CONTROLA O PESO

Obesígenos são produtos químicos naturais ou feitos pelo homem que podem alterar a forma com que corpo controla o peso, especialmente durante o desenvolvimento do feto e da criança. Eles o fazem através do aumento no número de células gordurosas, uma diminuição da queima de calorias, uma resistência à insulina no fígado e uma liberação de leptina (responsável pelo alerta ao corpo de que já está satisfeito). Felizmente, o governo federal da America resolveu atacar os obesígenos, custeando 20 milhões de dólares para mais pesquisas sobre o assunto. Enquanto aguardamos novas descobertas, não custa começar a evitar os obesígenos hoje. Eis uma lista  de obesígenos para ajudar você e seus familiares a escolher um caminho de corpo e ambiente mais saudáveis:
  1. BPA: BPA (Bisphenol-A) comumente se encontra em plásticos duros, latas e recibos de caixas registradoras. Poucas mudanças podem reduzir sua exposição ao  BPA  e incluem escolher garrafas de vidro, evitar alimentos enlatados e não levando os recibos dos caixas (que também reduz o lixo).i
  2. Pesticidas: Os produtos químicos encontrados na agricultura estão frequentemente associados à obesidade e ao diabetes. Para reduzir sua ingestão, escolha alimentos orgânicos. Estudos mostram que depois de 5 dias comendo organicamente, você pode limpar seu corpo de quase todos os resíduos de pesticidas. 
  3. Atrazine A água da torneira vem carregada de pesticidas do solo ao redor das fontes de água. A atrazina é o mais comum pesticida encontrado na água das torneiras e ele é responsável pela redução no metabolismo dos hormônios da tireoide. Instale um filtro de carbono ativado na torneira e ajude a filtrar todo o ganho de peso, ao mesmo tempo. 
  4. High fructose corn syrup: Este produto pode fazer com que seu fígado resista a insulina e diminui a quantidade de leptina liberada das células adiposas que avisam da saciedade. Onde tem corn syrup? Está presente em tudo desde cereais a sobremesas prontas como em refrigerantes e diferentes tipos de pão. São extremamente dificeis para o corpo digerir e podem permanecer até 4 dias antes que tenha sido completamente digerido, em oposição ao açucar natural que leva 24 horas para ser digerido. 
  5. Polybrominated biphenyls (PCBs): PCBs funcionam atraves dos caminhos dos receptores de estrogeno e afetam o fígado - sem mencionar que eles mostraram ser causadores de cancer. Sua liberação no ambiente fez com que eles se acumulassem nos peixes e outros animais, portanto ao comer menos desses animais pode ajudar a protegê-lo dos níveis perigosos de exposição. Talvez um dia por semana sem carne seja uma boa afinal. 
  6. Soja: Apesar dos seus altos níveis de proteína e outros atributos positivos, a soja promove o crescimento de células adiposas por causa de suas propriedades estrogênicas, os fitormônios.  Altas doses dessa leguminosa e sua forma liquida causam aumento de peso.São os bebes e crianças os mais afetados, portanto é bom evitar dar soja a eles, dando-lhes leite materno mesmo.   
  7. Perfluorooctanoic Acid (PFOA): Se você utiliza panelas de Tefal, este acido pode estar sendo absorvido em tudo que voce frita nessa panela. Também é encontrado nas embalagens de pipoca para microondas. PFOA pode ter um impacto negativo sobre a glândula tireoide. Aço ou ferro são opções boas para suas panelas. 
  8. Fitatos: os fitados, produtos químicos que interferem nos hormônios, são comuns em produtos de higiene pessoal e produtos com fragrâncias sintéticas. Além de estarem ligados à obesidade, altos níveis de fitatos podem afetar o crescimento de seus filhos. Dê uma boa olhada na lista de ingredientes dos produtos e se estiver escrito fragrância ou perfume, livre-se deles. Também os produtos para refrescar o lar e as velas com cheiro tem fitatos. É melhor usar velas feitas com cera de abelhas são uma alternativa segura.  
  9. Organotins: Podem ser encontrados em vinil (bolsas, vinil para o chão e cortinas para banheiro) e canos de PVC. De acordo com um recente estudo, ratos expostos ao organotin tributyltin tinham descendência predisposta a problemas de obesidade. Por isso tente evitar esse obesígeno prestando atenção aos produtos de limpeza pois o PVC pode ficar escondido na poeira. 
  10. Nicotina: Bebes nascidos de mães que fumaram durante a gravidez enfrentam um aumento de risco de terem obesidade bem cedo na vida. Fumaça de segunda mão é também importante de ser evitada assim como de terceira mão. As toxinas que permanecem depois que o cigarro foi apagado, ainda apresentam riscos à saúde, especialmente para bebes e crianças pequenas. Não há níveis seguros dessa substancia.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

MAIS ALGUMAS FOTOS DA PARAÍBA

Sorvete de caipirinha na Ponta Seixas

Vila antiga onde começou a cidade

Vista do Hotel em que ficamos

Falta de sinalização fez com que perdêssemos por do sol

Jacumã, ainda não toda estragada!


Praia Bela pela esquerda

Forte Orange, Itamaracá, PE

Praia Bela

Por do sol na Ilha do Jacaré - PB

A BANDEIRA DA PARAÍBA


ENCONTRO COM EX-ALUNOS DO GINÁSIO (1961)

Betty, a altona sou eu e Julia ao meu lado
No dia 3 de agosto encontrei alguns amigos que fiz no primeiro ano do ginásio (1961). Nos encontramos na verdade, via Facebook e mantivemos um contato relativo durante esse período pós Facebook. No dia 3 iriamos para a Paraíba e resolvemos nos encontrar para o almoço, que foi no Clube do Churrasco, na esquina da Vital Brasil com Av. Caxingui. Foi interessante encontrar pessoas que foram tão intimas e que não vi por 52 anos. Mas o papo fluiu como se não tivéssemos nos visto talvez um ano. Betty e Ciro começaram a namorar no ginásio, casaram-se 10 anos depois e continuam juntos. Belmonte e Graça não sei quando casaram, mas estão juntos e muito bem. E é óbvio que estavam a Julia e o Ian, meus amigos que moram no Canadá. E de quebra, minha mãe que conhecia todos eles. Olha, adorei! Foi muito gostoso e confortável. Algumas fotos podem mostrar como estávamos contentes.
Julia e Betty


Eu, Ciro, Ian e Belmonte



Julia e Betty em primeiro plano, Graça mais longe


BEM COLOCADO

“O pessimista reclama do vento, 
O otimista espera que ele mude. 
O sábio ajusta as velas.” — John C. Maxwell

FRUTAS INTERESSANTES


MUITA FRITURA NOS RESTAURANTES EM JOÃO PESSOA

Como algo tão delicioso poderia me fazer mal???
Preciso falar disso: a quantidade de coisas fritas nos quiosques de praia. E não é pra menos: camarão alho e óleo, batata frita, macaxeira frita, etc. Fiquei com meu estomago revirado de comer coisas fritas, mas principalmente por causa do óleo que é usado. Penso que é usado mais que uma ou duas vezes e tinha um gosto "gasto" sei lá. Fiquei muito enjoada e acabei tendo que vomitar, mas percebi que estava vomitando óleo, mais que outra coisa. Talvez coloquem dendê para dar ao camarão uma cor linda, não sei o que era, mas não consegui comer mais nada frito depois disso, nenhum fruto do mar, nada! Acabei comendo as coisas comuns como pizza, massas, risoto, essas coisas. E tapioca! E frutas!
Pensando bem também podem ter sido as casquinhas que me irritaram o estômago, não é??? Olhando agora estou com apetite sim!

PODERES DO ALHO

O alho não é tão colorido ou atraente como muitas das variedades de superalimentos e frutos, mas na realidade o alho é um dos mais poderosos alimentos com poderes curativos que você pode incluir em sua dieta diária. Aqui estão as principais propriedades curativas do alho que deixa muitas das drogas farmacêuticas envergonhadas:
1. Melhora a Imunidade para lutar contra as doenças:
Se você levar sua saúde à serio, é absolutamente necessário aumentar sua imunidade natural. Afinal, seu sistema imune é responsável por esmagar perigos biológicos antes que se transformem em formas manifestadas de doenças. Se sempre pega resfriado, gripes ou sofre de condições que debilitam seu sistema imune, é hora de checar seu corpo antes que condições mais sérias tirem vantagem dessa sua fraqueza. O alho vendo sendo usado há mais de 5.000 anos como alimento medicinal, tendo os antigos egípcios e gregos reverenciado esse alimento por sua capacidade de lutar contra doenças.
Rico em vitamina C e potássio, o alho também pode auxiliar nos processos digestivos. Sabemos há tempos que não apenas sua digestão é essencial quando se fala de sua imunidade, mas também quanto à sua saúde mental.
2.  O alho naturalmente reduz sua pressão sanguínea
As drogas farmacêuticas para a pressão alta vem com um monte de efeitos colaterais, muitos dos quais são mortais. O alho vem com uma longa lista de benefícios adicionais, às vezes surpreendentes. Graças ao modo único com que o alho é capaz de afetar os músculos lisos das artérias e por isso faz com que relaxem e dilatem, ele também pode baixar sua pressão sanguínea naturalmente. Os cientistas americanos usaram alho pela primeira vez para baixar a pressão em 1921. O alho consistentemente baixa a pressão em animais de laboratório.
3. O alho é melhor do que os antibióticos na luta contra doenças comuns

Embora fossem conhecidas suas propriedades por muitos sistemas de medicina tradicionais há milhares de anos, a Universidade de Washington confirmou que o alho na verdade é mais eficiente que os antibióticos farmacêuticos na luta contra a bactéria comum chamada de campylobacter bacterium. Talvez não lhe pareça conhecido lendo esse nome, mas ela infecta anualmente cerca de 2.4 milhões de americanos com problemas relacionados ao estomago.

4. Ele efetivamente combate o câncer

Talvez o mais conhecido beneficio do alho seja sua capacidade de lutar contra o câncer eficientemente e sem efeitos colaterais. Acredita-se que se deva ao fato do alho aumentar a produção do que se chama sulfito de hidrogênio. Este aumento de produção parece ser eficiente na prevenção do câncer - particularmente no de próstata, mama e de cólon. É mesmo raro ver que organizações comuns do governo reconheçam alimentos naturais não patenteados por seus efeitos anti-câncer. No caso do alho (e do açafrão da terra), até mesmo o Cancer.gov admite uma ligação direta entre o consumo de alho e a prevenção de cancer, dizendo: "Muitos estudos populacionais mostram uma associação entre o aumento do consumo de alho e a redução no risco de certos canceres, incluindo o do estomago, cólon, esôfago, pâncreas e mama."

5. O alho pode desintoxicar seu corpo

Você sabia que o alho pode ajudar na eliminação das toxinas do seu corpo? As toxinas, é claro, são contaminadores indesejáveis que estão em tudo desde produtos químicos e metais pesados até parasitas. O alho por possuir compostos múltiplos contendo súlfur, ele pode estimular as enzimas do figado responsáveis pela remoção das toxinas do corpo. Isto além da alicina e do selênio contido no alho, que são nutrientes vitais que ajudam o figado a lutar contra elementos tóxicos. 
http://naturalsociety.com/5-powerful-healing-properties-of-garlic/#ixzz2cWoSezLm

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POEMA PARA PENSAR

VELHO RANZINZA...
O que vêem vocês enfermeiras?... O que vêem vocês?
O que pensam vocês quando estão a olhar para mim?
Um homem tonto,... não muito sábio,
Habitualmente incerto… de olhar distante?
Que se suja com a comida... e que não faz qualquer comentário,
Quando você diz em voz alta... “Eu gostaria que você tentasse!”
Parece que não percebe... as coisas que você faz.
E que está sempre a perder... uma meia ou um sapato?
Que, resistindo ou não... a deixa fazer o que quiser,
E apenas com um banho e a alimentação... para preencher um dia inteiro?
É nisso que está a pensar?... É isso o que você vê?
Então abra os olhos, enfermeira... você não está a olhar para mim.
Eu vou lhe dizer quem eu sou ... enquanto permaneço sossegado, aqui sentado
À medida que ajo ao seu comando,... e como à sua vontade.
Eu sou uma criancinha de dez anos... com um pai e uma mãe,
Irmãos e irmãs... que se amam.
Um jovem de dezesseis... com asas nos pés,
Sonhando que muito em breve... uma namorada, ele vai encontrar.
Aos vinte, rapidamente, um noivo... o meu coração dá um salto
Lembrando os votos... que eu prometi respeitar.
Agora aos vinte e cinco... tenho os meus filhos,
Que precisam de mim para os guiar... e um lar seguro e feliz.
Um homem de trinta... os meus filhos estão a crescer rapidamente,
Ligados um ao outro... com os laços que devem durar.
Aos quarenta, os meus jovens filhos... cresceram e partiram,
Mas a minha mulher está ao meu lado... para ver que eu não me lamento.
Aos cinquenta anos, mais uma vez,... bebês brincam sobre os meus joelhos,
Conhecemos de novo, crianças... a minha amada e eu.
Dias sombrios caem sobre mim... a minha mulher agora está morta.
Eu olho para o futuro... e eu tremo de pavor.
Porque os meus filhos estão todos criando... os seus próprios filhos.
E eu penso naqueles anos... e no amor que eu conheci.
Agora eu sou um velho homem... e a natureza é cruel.
É um gracejo fazer a velhice... parecer uma tolice.
O corpo desintegra-se... a graça e o vigor desaparecem.
Existe agora uma pedra... onde um dia, eu tive um coração.
Mas dentro desta velha carcaça... ainda habita um homem novo.
E volta e meia... o meu coração maltratado incha. 
Eu lembro-me das alegrias... eu lembro-me do sofrimento.
E eu estou a amar e a viver... a vida de novo.
Eu penso nos anos, todos muito curtos... que desapareceram num instante.
E aceito o facto gritante... de que nada dura.
Por isso, abram os olhos, gente... abram e vejam.
Não um velho tonto.
Olhem bem e... vejam ..EU!
Keith A. Wells Sr.

Lembrem-se deste poema, da próxima vez que se cruzarem com uma pessoa idosa, a qual poderão ignorar, sem ver a alma jovem dentro dela ... Um dia, vamos todos, ser idosos, também! 
"As coisas melhores e mais bonitas deste mundo não podem ser vistas ou tocadas. Elas devem ser sentidas pelo coração!"

CARACTÉRES DA PEDRA DO INGÁ - LIGAÇÃO COM RONGORONGO?


Nosso passeio para o sítio arqueológico do INGÁ foi muito legal. Quando se vê a foto não se tem a idéia do grandioso que é! A gente não sabe o que pensar, quem fez isso, por que, o que significa...
Comprei um livro que fala do assunto e nele há um quadro comparativo entre a escrita dos caractéres do Ingá e as de Rongorongo, da Ilha da Páscoa. São mesmo muito parecidos... Mas como? Qual a ligação? Não encontro nenhum site com as comparações, acho que vou ter que escanear do meu livro... 


Este é o quase começo do Rio Bacamarte, ao lado do qual fica a Pedra do Ingá; O sitio é bonito e está sendo conservado em bom estado pelo esforço de um senhor que foi contratado para essa função. Ele mesmo explica bastante coisas sobre o Ingá. E vende alguns souvenires, como camisetas, chaveiro, etc.
 Aqui uma amostra da grafia rongorongo, da Ilha da Páscoa! Abaixo, os caracteres da Pedra do Ingá.



Afinal encontrei a semelhança entre os caracteres, veja se não tenho razão, tem bastante a ver!

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

VIAGEM À PARAÍBA III


Deste vez não fui a nenhum museu, estava calor e preferi ficar vendo praias.  Sentimos que faltam restaurantes mais sérios, de comida mais típica como há em Aracaju. NA estrada pegamos uma carne de sol, mas não era tão saborosa, e havia poucos lugares oferecendo comida. Então onde havia, paravam muitas pessoas, mas tudo era simples demais. Nas pequenas localidades também tudo era muito simples, ainda falta infraestrutura para atender aos turistas. Vê-se que têm potencial, falta desenvolver. Tivemos uns azares com os frutos do mar, parece que fritam tudo no mesmo óleo diversas vezes, eu passei mal com camarão alho e óleo, fiquei vomitando óleo laranja, rançoso, esquisito. Acabei não aproveitando os frutos do mar que lá ha muitos, por pura cisma, o cheiro me deixava enjoada. Eis o prato que me enjoou por dois dias, dormi 12 horas seguidas depois de vomitar algumas horas depois de ter comido! E veja que lindo!

Mas as batatas fritas foram as melhores que já experimentei em qualquer outro lugar!
Acho que abrir um restaurante por lá deve ser bom negócio.

VIAGEM À PARAÍBA II


Há 36 anos estive em João Pessoa e, com duas amigas, caminhei desde o hotel Tambaú até a praia de Jacumã, andando pela praia. Foram 35 km, conforme nos disseram na época. Queria muito voltar a Jacumã, rever o local em que fiquei numa varanda de uma casa de veraneio, fechada, deitada em minha rede, tomando água de coco e comendo o que achávamos por lá, lata de goiabada, sanduíche de pão velho. Basicamente nada mudou, mas agora tem mansões por todo lado. Mas a praia ainda tem o mesmo sabor! 

Na ocasião tivemos que atravessar um rio que depois nos contaram ser de correnteza muito forte e de difícil travessia. Bom, sorte de principiante, atravessamos de boa! Vejo aqui que era o rio Gramame!
Essa casa em que ficamos era de veraneio, sobre a falésia, com uma vista incrível! O pessoal nos dizia que tínhamos que ver Jacumã antes que virasse condomínio de luxo. Tem condomínios por lá, eu os vi, mas não tão perto da areia, ainda está muito bonito.

VIAGEM À PARAÍBA

Este ano fomos passear na Paraíba. Foi minha mãe, Bep, minha amiga Júlia com seu marido Ian, que moram no Canadá e vem em busca do calor abençoado do Nordeste, e eu. Pegamos um pacote da CVC, saída no sábado e volta no sábado seguinte, com chegada às 6.30 da manhã do domingo.

O hotel foi o Atlântico Praia Hotel. Muito gostoso esse hotel, não tenho reclamação nenhuma a fazer, o pessoal atencioso, gentil, carinhoso. Vou sentir saudades do hotel e seu pessoal, do restaurante Buon Gustaio e seus pratos caprichados. O hotel fica em frente à Praia de Tambaú, uma das boas praias da cidade. Logo em frente havia 4 quiosques muito bons, limpos, à noite havia musica ao vivo, gostoso mesmo.

De manhã é o local do café da manhã do hotel, mas à noite é bar e restaurante italiano.

A Paraíba  ocupa uma área de 56.439 km² (pouco menor que a Croácia). A população do estado nas estimativas do IBGE em 2012 foi de 3 815 171 habitantes, sendo o décimo terceiro estado mais populoso do Brasil. Tudo é muito verde e limpo, todos tem carros novos e grandes, fiquei espantada com isso. Custei a encontrar um carro velho nas localidades a que fui. Estive de norte a sul da costa, que tem 130 km de extensão. Para cima de João Pessoa ( que lá traduzem por John People e demoramos a entender) tem Cabedelo no final da BR 230 e que é o porto que fica dentro do Rio Paraíba. Descendo dali até a capital tem diversas praias boas, Vermelha, Manaíra e Bessa. Para baixo de João Pessoa ficam as melhores como as de Jacumã, Coqueirinhos e Bela, mais Tambaba e Tabatinga. Alugamos carro 4 dias e vimos bastante coisa. No primeiro dia decidi ir até Ingá, onde tem as inscrições rupestres da Pedra do Inga, muito interessante e instigante. Comprei um livro sobre o assunto e vi que há muita semelhança entre a escrita da pedra do Inga e as tabuinhas de Rongorongo da Ilha da Páscoa. Saindo do Inga, de volta para a BR na estradinha há uma montanha muito estranha e muito bem cortada que parece mesmo uma piramide! As inscrições do Ingá ficam numa pedra, ao lado do Rio Bacamarte que parece já ter sido mais caudaloso, hoje só um rio raso!Outra coisa que me chamou a atenção é que o pessoal tem cisternas em todos os lugares, o que sugere que falta chuva na maior parte do tempo, por isso coletam qualquer água que caia. Fiquei muito bem impressionada com o gado e a cana de açúcar por todo lado, à beira das estradas os canaviais muito verdes e bonitos. Aliás as estradas todas muito bem conservadas, a BR 101 vai ondulando até se perder de vista, em direção ao Rio Grande do Norte e dos dois lados os canaviais...
http://88naestrada.blogspot.com.br/2012_01_29_archive.html
Aventuramo-nos a ir para Pernambuco: big mistake! A BR 101 vira uma buraqueira só, um horror, não parece a mesma estrada que passa pela Paraíba. Fomos até a Ilha de Itamaracá e até Olinda, por dentro, um horror de verdade! Ta aí um estado que não vou visitar tão breve! O forte Orange também deixa a desejar, o forte Santa Catarina em Cabedelo, também holandês, muito mais bem conservado e vistoso...
Outro passeio foi para Lucena, litoral Norte, um lugarzinho sem grandes atrativos, mas uma estradinha muito bacaninha, ladeada primeiro de canaviais e depois de coqueirais... Perto de Lucena ficam outras vilas já em direção ao rio Paraíba, na margem esquerda. De lá tem balsa para Cabedelo, mas tínhamos perdido uma e só dali a uma hora haveria outra... deixamos pra lá. Como estava dirigindo, não tirei foto, mas achei esta daqui que pego emprestada....