quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
A CASA DE CADA UM
(texto de Walcyr Carrasco)Nesta época, gosto de tratar da vida.Dou a roupa que não uso mais.Livros que não pretendo reler. Envio caixas para bibliotecas.Ou abandono um volume em um shopping ou café, com uma mensagem: "Leia e passe para frente!".
Tento avaliar meus atos através de uma perspectiva maior.
Penso na história dos Três Porquinhos. Cada um construiu sua casa. Duas, o Lobo derrubou facilmente.Mas a terceira resistiu porque era sólida. Em minha opinião, contos infantis possuem grande sabedoria, além da história propriamente dita.Gosto desse especialmente.
Imagino que a vida de cada um seja semelhante a uma casa. Frágil ou sólida, depende de como é construída.Muita gente se aproxima de mim e diz: Eu tenho um sonho, quero torná-lo realidade! Estremeço.
Freqüentemente, o sonho é bonito, tanto como uma casa bem pintada. Mas sem alicerces.As paredes racham, a casa cai repentinamente, e a pessoa fica só com entulho. Lamenta-se.
Na minha área profissional, isso é muito comum.
Diariamente sou procurado por alguém que sonha em ser ator ou atriz sem nunca ter estudado ou feito teatro.Como é possível jogar todas as fichas em uma profissão que nem se conhece?
Há quem largue tudo por uma paixão. Um amigo abandonou mulher e filho recém-nascido.A nova paixão durou até a noite na qual, no apartamento do 10º andar, a moça afirmou que podia voar.Deixa de brincadeira , ele respondeu.
Eu sei voar, sim! rebateu ela.
Abriu os braços, pronta para saltar da janela. Ele a segurou. Gritou por socorro. Quase despencaram.Foi viver sozinho com um gato, lembrando-se dos bons tempos da vida doméstica, do filho, da harmonia perdida!
Algumas pessoas se preocupam só com os alicerces. Dedicam-se à vida material.Quando venta, não têm paredes para se proteger.Outras não colocam portas. Qualquer um entra na vida delas.
Tenho um amigo que não sabe dizer não (a palavra não é tão mágica quanto uma porta blindada).Empresta seu dinheiro e nunca recebe. Namora mulheres problemáticas.Vive cercado de pessoas que sugam suas energias como autênticos vampiros emocionais.Outro dia lhe perguntei: Por que deixa tanta gente ruim se aproximar de você?
Garante que no próximo ano será diferente. Nada mudará enquanto não consertar a casa de sua vida.
São comuns as pessoas que não pensam no telhado. Vivem como se os dias de tempestade jamais chegassem.Quando chove, a casa delas se alaga.
Ao contrário das que só cuidam dos alicerces, não se preocupam com o dia de amanhã.
Certa vez uma amiga conseguiu vender um terreno valioso recebido em herança.Comentei:
Agora você pode comprar um apartamento para morar.
Preferiu alugar uma mansão. Mobiliou. Durante meses morou como uma rainha.Quase um ano depois, já não tinha dinheiro para botar um bife na mesa!
Aproveito as festas de fim de ano para examinar a casa que construí.Alguma parede rachou porque tomei uma atitude contra meus princípios?
Deixei alguma telha quebrada?
Há um assunto pendente me incomodando como uma goteira?
Minha porta tem uma chave para ser bem fechada quando preciso, mas também para ser aberta quando vierem as pessoas que amo?
É um bom momento para decidir o que consertar. Para mudar alguma coisa e tornar a casa mais agradável.
Sou envolvido por um sentimento muito especial.
Ao longo dos anos, cada pessoa constrói sua casa.
O bom é que sempre se pode reformar, arrumar, decorar!
E na eterna oportunidade de recomeçar reside a grande beleza de ser o arquiteto da própria vida.
FEIJÃO E OS GASES INTESTINAIS
Os feijões são a leguminosa mais consumida no mundo, em especial no Brasil o seu consumo ocorre em todo o país: do feijão simples à feijoada, do tutu mineiro e virado paulista ao feijão tropeiro, o feijão de corda na manteiga ou baião de dois e a dobradinha ou cassoulê. São tantos os pratos feitos com feijão que acompanhados com arroz, farinha de mandioca, angu ou macarrão o tornam a preferência nacional.
De alto valor nutricional, é fonte de proteína de excelente qualidade, sais minerais (ferro, fósforo e cálcio), vitaminas do complexo B e fibras.
Na medicina tradicional chinesa, o seu consumo tonifica os meridianos dos rins e do baço / pâncreas, promovendo assim, mais vitalidade e coragem, melhorando o sistema digestivo, controlando a glicemia e desintoxicando o organismo.
Nos dias atuais perdeu-se o hábito de deixar de molho na água antes de cozinhar, por causa da praticidade e da panela de pressão, substituindo a prática tradicional de preparo do feijão. Isso facilitou, mas infelizmente muitas pessoas estão evitando ou não consumindo este precioso alimento pelo fato de produzir gases intestinais (flatulência).
Ao deixar o feijão de molho, substâncias com fatores antinutricionais como o tanino e ácido fítico e açúcares complexos como a Rafinose, Estaquiose e Verbascose são eliminados.
Para se evitar os gases e aproveitar de todo benefício que o feijão oferece é só mudar a forma de preparo. Para isso, seguem alguns conselhos da cozinha tradicional brasileira:
• Deixar de molho em água por mais de 18 horas, se possível, até 24 horas.
• Se possível trocar de água várias vezes para não fermentar em dias quentes.
• Jogar fora a água de molho e dar uma boa lavada.
• Levar ao fogo e quando formar espuma na superfície, retirar a espuma com espumadeira ou desprezar a água da fervura com a espuma e lavar o feijão pré-fervido.
• Colocar água nova, de preferência já aquecida, ao feijão e cozinhar em panela de pressão por 20 a 30 minutos.
Seguem também algumas dicas adicionais de cozinheiras de fogão à lenha para evitar flatulência ou como elas dizem com muita risada e gargalhada “ peidim fidido, né...”:
- Cozinhar o feijão com 3 dentes de alho amassado com a casca e jogar fora depois, ou
- uma cebola descascada com um talho em cruz e desprezar depois, ou
- um talo de salsão ou funcho (erva doce), folha de louro ou alga kombu.
Cozinhar à moda antiga, além de minimizar os gases, deixa o feijão mais gostoso; então quem sabe um feijãozinho hoje?...
PARA REFLETIR
Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.
O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.
O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:
- "Aquele que você alimenta!"
|
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
O PACO FECHOU
Fiz a maior propaganda da Esfiha do Paco, mas passei em frente hoje e eles fecharam, na Rua Tabapuã. Agora tem um 5 a sec no local! Buah!
KONJAC - MACARRÃO MILAGROSO??
Já falei aqui sobre o konjac ou koniaku, uma massa que lembra o macarrão, etc. etc. sem calorias, em Junho. Pois virou moda usar isso agora. Mas a turma chama o negócio de dieta do miojo! Se fizer com miojo vai ficar mais gorda ainda!
Veja:
Um dos hits das dietas para o Verão 2012 é uma espécie de “miojo milagroso”: o macarrão oriental konjac. Ele é a base do que está sendo chamada de Dieta do Macarrão .
Ficou curioso? Então saiba mais sobre esse alimento que, apesar de ter poucos nutrientes, está se tornando o queridinho de quem quer perder uns quilinhos.
Veja:
Repleto de fibras, sem carboidratos e com apenas 10 calorias por porção ele é conhecido no Brasil como itokonnyaku e é encontrado no bairro da Liberdade, em São Paulo. Em outros países, é chamado de konnyaku e shirataki, mas os americanos criaram um nome que vende: “miracle noodle”.
Pode-se dizer que o macarrão konjac é uma espécie de “melancia das massas”. Isso porque ele contém cerca de 97% de água e 3% de fibras – na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan. E é exatamente isso que faz o alimento ser usado no emagrecimento e no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão alta.
Conhecido no Japão como “vassoura para o estômago”, o glucomanan quando entra em contato com a água se expande, criando grande volume no estômago. Com isso, a pessoa se sente satisfeita e come menos, ajudando a emagrecer sem sentir fome. Assim, o konjac acaba agindo como uma redução de estômago temporária.
Apesar da aparência não ser muito boa, você encararia essa?
A diva Nigella Lawson também aderiu à dieta do macarrão:
Musa do “food porn” (movimento de fetichização da comida) e sex symbol do orgulho gordo, a chef e apresentadora inglesa Nigella Lawson ficou famosa por suas receitas e seus hábitos como fumar, beber e comer sem culpa, sempre provando pratos calóricos na TV e lambendo os dedos de satisfação.
Apesar de não dizer quantos quilos perdeu, Nigella emagreceu e agora desfila por aí com menos curvas graças à Dieta do Macarrão. Sim, caros leitores, o regime que tem como base o konjac, que já foi assuntotratado aqui no Papo de Gordo.
Polêmica!
Será que Nigella cedeu às exigências do padrão estético da TV e do mundo das celebridades?
E então você? Como prefere a Nigella? Antes ou depois da Dieta do Macarrão?
DONA FRANCISCA, AVÓ DA MARLI MIRANDA
Foto |
Quando eu era pequena, morava num loteamento bem fora de São Paulo, não havia muitas casas, a minha foi a terceira. Logo em volta construíram mais algumas casas, entre essas uma onde moravam a Dona Francisca, sua filha Maria Helena Miranda (com sua filha Marli Miranda) e o filho Francisco Miranda.
Todos nós mandávamos furar um poço e a terra era depositada ao redor do mesmo, um monte de terra de cor rosa violeta que não prestava para nada, não nascia sequer mato nessa terra.
Eu via a Dona Francisca tentar fazer uma horta de temperos e ervas. Para tanto ela ia até a mata de eucaliptos que ficava certa de uma quadra da casa dela. Lá ela recolhia as folhas caídas e a terra preta debaixo dessas folhas e levava isso para a hortinha, todos os dias fazia isso e assim ia depositando essa terra misturada às folhas por cima da terra ruim, plantava principalmente hortelã e poejo, fazia chá disso pra Marli todos os dias, pois ela tinha problemas de respiração e se resfriava fácil.
Não entendia por que a terra e folhas eram jogados por cima, uma vez que na agricultura extensiva de tomates que ficava a poucos quilômetros e onde íamos buscar tomates, o arado revolvia a terra e o adubo era jogado e depois revolviam tudo novamente.
Acontece que na natureza, as folhas caem ao solo, os micro-organismos começam a decompor essa matéria orgânica e a transformam em húmus que é o alimento da planta, mas não revolve a terra nem coloca o nutriente no fundo perto das raízes. Na natureza a água infiltra e leva os nutrientes que são apanhados pelas raízes que, por sua vez os levam para onde tem que ir. Ponto.
Hoje sei mais mas lembrei da agricultura orgânica da dona Francisca. Também tenho meus pés de poejo em casa, crescem muito bem, mesmo com terra pobre! Hoje bateu muita saudades da dona Francisca, que Deus a tenha e conserve feliz, ela merece!
POR QUE AGRICULTURA ORGÂNICA?
“Nenhuma atividade humana, nem mesmo a medicina,
tem tanta importância para a saúde quanto a agricultura.”
Pierre Delbet, Academia de Medicina, França
tem tanta importância para a saúde quanto a agricultura.”
Pierre Delbet, Academia de Medicina, França
ESCOLHA ENTRE DUAS AGRICULTURAS
MÉTODO ORGÂNICO | MÉTODO QUÍMICO |
|
|
|
|
|
|
|
|
Este quadro, simplificado ao máximo, mostra a relação estreita que existe entre a agricultura e a saúde do consumidor. Hoje está comprovado cientificamente que o método de cultura determina a qualidade do solo; que o solo determina o equilíbrio da planta; que a planta, por sua vez, determina a qualidade do sangue do homem e do animal que dela se alimenta.
Os alimentos normalmente apresentados ao consumidor são muitas vezes desnaturados:
Os alimentos normalmente apresentados ao consumidor são muitas vezes desnaturados:
- por métodos de cultura (adubos, pesticidas);
- por métodos de criação dos animais (hormônios, vacinas, certos produtos veterinários nocivos);
- pela indústria alimentícia (refinação, aditivos, corantes, conservantes).
Para manter a saúde, cada indivíduo precisa de alimentos sadios, isentos de qualquer tipo de alteração.
_____
Dr. Jean Claude Rodet é diretor de formação acadêmica do Conseil Professionel des Médecines Douces du Québec, Canadá.
_____
Dr. Jean Claude Rodet é diretor de formação acadêmica do Conseil Professionel des Médecines Douces du Québec, Canadá.
A CURA SE INICIA COM A ALIMENTAÇÃO
È NECESSARIO FORTALECER SUAS DEFESAS ORGANICAS PARA TODAS AS DOENÇAS
Cobre, Ferro (sulfato ferroso), Vitamina B 1( Tiamina), não usar estes suplementos durante o tratamento do câncer, evitar ou diminuir a quantidade de produtos animais, principalmente a carne vermelha e leite
Açucares (diminui a imunidade) considero o alimento do câncer, EVITE-OS durante e após tratamento
Adoçante Aspartame provoca o câncer;
Pode ser usado somente o mel puro, sem abusos.
Evite o SAL Troque o sal pela pimenta do reino junto com açafrão da terra moídos, tempera melhor, evita várias doenças, verifique depois clique em Pesquisar AMIGOS DA CURA, no alto.CONSUMA
todos os alimentos abaixo, de preferência a cada 3 horas (os anticorpos ficam ativados por 3 horas, após alimentação saudável)
Água sem gás, com menor quantidade possível de flúor (favorece o câncer), adicione o sumo de meio limão à água (+ou - 1,5 litros), sem adoçantes (mantém o ph ideal, depois leia: Como manter seu corpo jovem e sem doenças)Chá verde (no lugar do café), sucos de maças(junto com as sementes) e cenouras, se possível de hora em hora principalmente ao acordar, suco de uvas integral , água de côco, suco de laranja(beber imediatamente), todos sem açucar nem conservantes,
cebolas, alho, cenouras, beterrabas, brócolis, couves e outras verduras;
FRUTAS, todas principalmente pessegos, mangas, bananas, mamão, para melhor digestão, ou passe no liquidificador o mamão, bananas, maçãs, assim como as uvas e suas sementes, junto com sementes de linhaça(2 colheres sopa rasas) que voce deixa de molho desde a noite anterior, com o dobro de Água, pode adicionar um pouco de suco de uvas, ou chá verde.PEIXES sardinhas, salmão, atum, cavala, bacalhau.
linhaça (ômegas 3, 6 ),
raiz de alcaçuz(chá) ,
açafrão da terra e pimenta do reino moídas(condimentos),
castanha do pará(selenio)UMA semente por dia, de caju e outras amendoas,
todos os produtos provenientes do Soja,
cará ou inhame, yacon
CONSUMA VITAMINAS A, B2, B3 (nicotinamida), B6, B12, C , D2, D3, K3, Q10
minerais, CÁLCIO, ZINCO, MAGNÉSIO, POTÁSSIO, elas diminuem a multiplicaçao das células cancerosas, e consequentemente o enfraquecimento e a redução do tumor.(Leia Apoptose morte das células cancerosas)
Maurecir Mafra
Posted: 18 Dec 2011 05:38 PM PST
A vocação do Alimento Sustentável é a descoberta. Foi assim com o Queijo Canastra, a origem do projeto. Sabe aquelas horas em que precisamos mudar o rumo da nossa vida? Foi assim em 2008 quando cheguei na Serra da Canastra em Minas Gerais, quando esse alimento dos Deuses acabara de ser declarado Patrimônio Imaterial Nacional pelo IPHAN, ligado ao Ministério da Cultura, assim como a capoeira por exemplo. Sempre gostei muito de queijos embora não tivesse nenhuma ideia que exatamente por aí me reconectaria com meu avô, falecido quando eu tinha 16 anos. Comemos muito queijo juntos e assim ouvia suas histórias pelas quais me apaixonei e me servem de guia. Como muitos, ele veio do interior com uma vida muito sofrida e com o ofício de alfaiate e muita garra, construiu tudo do zero até conseguir colocar seu filho, meu pai, na faculdade, feito inédito para uma família oriunda das ondas de imigração italiana e portuguesa, no nosso caso.
Voltando à Minas, assim que conheci o modo de vida do povo da Canastra e principalmente a linda família do Seu Zé Mario tive certeza com muita emoção que um novo sentido se apresentara. Não parei mais de ir para São Roque de Minas e briguei muito, até talvez irresponsavelmente, para que o Queijo Canastra fosse reconhecido pelo brasileiro. Essa é uma briga de muita gente, vários há muito mais tempo do que eu. Comecei a trazer os queijos para SP, bater de porta em porta, organizar degustações, experimentar inúmeras frustrações, só perdi dinheiro, mas sempre que voltava para a terra do queijo eu sentia que não dava mais para parar. Nesta sexta recebemos a notícia que o Canastra agora pode andar por todo Brasil. Está publicado no Diário Oficial. Há muito por fazer, mas a luta ganha mais sentido ainda. E isso é uma porta enorme para diversos outros alimentos tradicionais brasileiros.
Não imaginam como existem histórias de alimentos antigos e famílias que dependem deles em todos os cantos do Brasil, com tradições altamente ameaçadas. É, tem um monte de alimento em processo de extinção, assim como os animais, só que com muito menos visibilidade. E como a vocação sempre foi a descoberta, ela não pararia na Serra da Canastra. Tenho viajado por todo Brasil, conhecendo alimentos únicos, que conseguem traduzir toda a identidade de um povo. Foram inúmeros, que preciso inclusive contar mais por esse canal, pois são pesquisas que valem a pena conhecer, como a do Queijo Serrano (só se chega em algumas fazendas à cavalo), oriundo da região mais fria do Brasil, onde em janeiro desse ano fui buscar os primeiros exemplares.
De lá também chega um alimento que o brasileiro tem um preconceito enorme: o vinho. Fico impressionado como se toma vinho argentino e chileno ruim em SP, mas como é chique falar de vinícolas que começam com “Dom”, “Los” e “Santa” o povo se esbalda. É lógico que existem vinhos maravilhosos que chegam de nossos irmãos latinos, mas para quem nunca experimentou, não imaginam o nível em que está o Vale dos Vinhedos na região de Bento Gonçalves-RS. Estive agora em novembro com meus melhores amigos, todos apreciadores de vinho, visitando vinícolas e conhecendo gente maravilhosa. As grandes Salton, Miolo e Valduga mostram como o Brasil está definitivamente no mapa mundi da vinicultura. Fomos também em algumas já conhecidas e com grande identidade como Pizzato e Lídio Carraro, mas o que enche os olhos mesmo são as que trabalham em pequena escala com projetos únicos, alguns tocados apenas pela própria família. Tomamos vinhos e espumantes simplesmente sensacionais. Se destacam pelo projeto e pela preocupação com sustentabilidade Alma Única, Torcello e Bettú. Voltei de lá decidido a fazer um casamento, mas precisava de alguém que pudesse celebrá-lo. Já tinha ouvido falar da Masseria, irmã no movimento Slow Food, mas ainda não conhecia o Claudio e a Sandra. No primeiro pão ficou claro que o casamento sairia. Após alguns testes, eles apresentaram o Pão Canastra, que acompanhado do Alma Única Reseva Syrah 2010 não só deu casamento como samba. Mas aí não dá para ficar falando mais. Só provando mesmo.
domingo, 18 de dezembro de 2011
FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO
APROVEITO PARA MANDAR MEUS VOTOS DE FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO PARA TODOS!
PRETTIGE KERSTDAGEN EN EEN LEUKE 2012
MERRY CHRISTMAS AND HAPPY NEW YEAR
PRETTIGE KERSTDAGEN EN EEN LEUKE 2012
MERRY CHRISTMAS AND HAPPY NEW YEAR
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
INSTRUIR CORRETAMENTE SEU SUBCONSCIENTE
Provavelmente ouviu o velho ditado: "Se você focar sua mente em algo você provavelmente poderá conseguí-lo." O único problema é que ninguém nunca o ensinou como fazer isso.
Sim, você pode conseguir o que quiser se instruir sua mente e seu subconsciente da forma correta. Infelizmente a maioria das pessoas não sabe como instruir sua mente e sua mente subconsciente. Ao invés disso, acabam usando sua mente e subconsciente para criar coisas que na verdade não querem.
Se você não conseguir focar sua mente e seu subconsciente no que você quer – provavelmente acabará alcançando o que não deseja. Como você pode parar de criar o que não deseja e começa a focar a mente para que trabalhe a seu favor.
Vou mostrar-lhes agora mesmo – leiam e curtam!
A maioria das pessoas não controla sua mente, não instruem seu subconsciente por que não têm controle sobre seus pensamentos.
A maioria das pessoas nem mesmo tem consciência dos pensamentos que têm diariamente e não escolhe suas crenças. Ao invés disso, estão sempre enviando as mensagens erradas ou as instruções erradas às sua subconsciência. E é assim que acabam criando para si uma vida que não desejam.
Quase todos querem ser bem sucedidos e felizes – porém poucos têm pensamentos e crenças que refletem o sucesso e a felicidade.
Poucas pessoas escolhem seus pensamentos – do contrário, eles deixam suas mentes no piloto automático – aceitando quaisquer pensamentos que a mente inventa – de modo que eles não escolhem suas crenças – simplesmente aceitando o que suas mentes e o que outras pessoas lhes dizem.
Já falei com gente que diz ter tentado tudo para ser feliz e bem sucedida, mas quando analiso seus pensamentos, descubro que eles pensam exatamente o contrário do que desejam alcançar. Claro que querem ser bem sucedidos – mas não têm nenhum pensamento ou crença que sugira que podem ser bem sucedidos.
Qualquer coisa que desejar você pode conseguir – se tiver um sistema de crença que corresponda a seus objetivos. Se quiser ganhar mais dinheiro, precisará ter um sistema de crença que diga que você acredita que poderá ganhar mais dinheiro. Se quiser encontrar a pessoa certa, precisará acreditar que pode encontrar a pessoa certa. Se quiser ser bem sucedido em alguma coisa – precisa acreditar que poderá ser bem sucedido.
Então, como se cria crenças que correspondam ao que deseja alcançar?
Se não acreditar que pode – então tem trabalho a fazer e vai ter que mudar seu sistema de crenças para que reflita o que deseja alcançar.
Creating Power
Assinar:
Postagens (Atom)