Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2011

NISIA FLORESTA A CIDADE

Passei por Nísia Floresta, que fica na parte sul do Rio Grande do Norte, e alí há um Baobá centenário, plantado em 1877. É enorme e fica numa espécie de Praça. É impossível passar sem parar para tirar uma foto. Essa árvore é tipica da África, então chama a atenção mesmo.
Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada).
O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

No Brasil

No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas.

Conta o nosso guia que Nisia Floresta Augusta, ao morrer seu pai que possuía a fazenda Floresta, resolveu soltar todos os escravos negros e que em homenagem a isso mudaram o nome da cidade. Não encontrei corroboração, mas acho a história bem bonita.
Até fantasiei um pouco, dizendo que algum dos escravos deveriam ter sementes do baobá no bolso e ao plantá-los, algum deles deveria vingar para homenagear a dignissima dona da fazenda... Dai uma arvore africana no meio do Rio Grande do Norte...
Gostei mais dessa versão da história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário