Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CONTROVÉRSIA A RESPEITO DOS SUCOS VERDES

Qual é todo esse bafafá a respeito dos sucos verdes?

É incrivel que tanto bafafá possa aparecer por causa de vegetais líquidos num copo. 
Os fans dos sucos verdes amam a facilidade e o estímulo que seu drink matutino lhes fornece e celebram o fato de sentirem mais energia, terem redução de peso e uma sensação geral de energia aumentada. Os pais amam o fato de que assim estão fazendo seus filhos consumirem mais vegetais. 
Alguns ardorosos fans dos sucos vão fundo, incorporando ainda mais verdes ao suco original, juntando couve com dente de leão, salsa, folhas de beterraba ou repolho. Outros juntam um punhado de espinafre, uma fruta e iogurte em suas misturas verdes e ainda outros colocam pós verdes em suas misturas matutinas. 
Mas nem todos estão tão apaixonados...
Os que criticam os sucos verdes citam que o conteúdo de oxalatos existentes em algumas folhas verdes podem causar pedras nos rins e piorar o supercrescimento de fungos como a Candidiase; os goitrogênos que suprimem a função da tireóide; e as fibras que exacerbam os sintomas dos que tem  problemas intestinais e digestivos. Muitos acreditam que os vegetais verde escuros devem em sua maioria ser consumidos cozidos no vapor e sempre com algum tipo de gordura para que haja plena absorção dos nutrientes.

O que eu acho da bebida verde

Toda primavera eu fico louca por um suco verde. Parece uma vontade que vem de não sei onde, mas depois do inverno comendo cozidos com carne e outros alimentos de inverno, parece que meu corpo está pronto para uma pequena limpeza. 
Vou à minha lanchonete de sucos orgânicos e peço logo um sucão verde com um toque de maçã verde, limão e gengibre. Posso chegar a tomar uns 6 durante o mês. Também tomo caldo de vegetais e sopa verde - versões cozidas do suco verde.
Aquela  super vontade logo passa. E então eu passo a comer as comidas da primavera e verão e é isso. 
A grande diferença entre batidas verdes e sucos verdes é que esse ultimo não contem fibras. Alguns experts argumentam que as fibras não devem ser consumidas sem estimular a digestão pelo ato de mastigar. 
Cada um tem uma opinião. Eis o que eu acredito...

Vegetais crus em excesso atrapalham a digestão

Está bem documentado (e frequentemente debatido) que os nutrientes de varios vegetais são mais facilmente absorvidos pelo trato intestinal humano quando cozidos. 
Na medicina chinesa, sabem há séculos que vegetais e frutas crus em excesso atrapalham a digestão, criando sintomas de gases, inchaço, má absorção, depressão, fadiga e mais. Quando a digestão fica enfraquecida com o tempo há efeitos adversos sobre o sistema nervoso, imune e as adrenais.
Os vegetais crus contribuem com um elemento de limpeza - limpando o calor e a umidade. Então, se consumidos em pequenas quantidades e na estação correta, batidas verdes, saladas cruas e sucos verdes podem ser úteis agindo medicinalmente  na dieta. Isto tendo em  mente que o individuo não tenha qualquer tipo de fraqueza digestiva.
Por outro lado, alimentação 80% crua, totalmente crua ou mesmo sucos verdes todos os dias podem funcionar por um tempo - ajudando o individuo a ter melhor digestão, visão mais clara e mesmo a reversão de doenças cronicas. Para a maioria, no entanto, há um ponto em que a limpeza atinge o fim dos seus benefícios e então os vegetais crus começam a contribuir para  a redução da saúde.

Você precisa de gordura para absorver os nutrientes 

Adoro a sabedoria da cozinha tradicional francesa que sempre une os vegetais com creme, manteiga outro tipo de gordura saturada. E parece que os franceses sabiam de algo -  os vegetais são mais bem assimilados quando são ingeridos junto com gorduras boas.
Um recente estudo com mais de 1.700 homens suecos indica que o consumo de frutas e vegetais era associado com um decréscimo no risco de doença coronária, mas apenas quando combinados com laticínios integrais. Neste estudo, mostrou-se que a ingestão de salada com tempero contendo gordura resultava numa absorção muito melhor dos nutrientes do que quando a mesma salada era comida tendo gordura reduzido ou sem gordura alguma. 
Aumentar a área de superfície (batendo no liquidificador ou fazedora de sucos) pode ajudar a absorção, mas é mais fácil conseguir o uso máximo dos nutrientes dos vegetais incluindo algum tipo de gordura também.

Por que não sou grande admiradora das batidas verdes 

Assim, apesar do que você poderia estar esperando, meu desgosto das batidas vegetais é menos devido ao seu lado nutricional e mais por causa da moda em si - a reverência que muita gente está colocando nos drinks de vegetais em forma de batida. 
Não sou fan de seguir qualquer modismo cegamente, só porque todos estão seguindo, e porque todos dizem que é bom ou não bom.
Coquetéis verdes não vão pagar seus pecados, então se você ainda estiver seguindo uma dieta com alimentos altamente processados, apenas está arranhando a superfície na direção à sua saúde total.Se tiver algum tipo de doença que poderá se agravar pelo consumo de grandes quantidades de vegetais crus, seja prevenido e considere fazer seus vegetais no vapor antes de consumí-los. 
Se estiver consumindo batidas e sucos verdes pelo elemento limpeza, isto deve ser feito com moderação (que é um conceito individual). Observe como seu corpo reage e ajuste para mais ou para menos. 
Finalmente, para o benefício nutricional  ótimo (absorção), penso que os vegetais e as folhas verdes são mais bem aproveitados se consumidos com algum tipo de gordura saturada - então se for fazer a batida, coloque uma medida de iogurte integral ou leite de coco integral. Ou sirva-se dele e agregue bacon frito.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário