Powered By Blogger

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PRIMEIRA CARTILHA NOS IDOS DE 1957


Minha primeira cartilha na Primeira Escola Rural do Bairro do Morioka, na Rodovia Raposo Tavares, Km 18, foi a Cartilha Sodré: a primeira cartilha nunca se esquece:

A Pata nada, Pata pa, Nada na! Olha ela aí do lado!
Primeira professora: Dona Rosália, grande mulher!
As carteiras eram duplas, ela colocava um aluno adiantado com um atrasado, para que um ajudasse o outro! Conceito interessante! A classe toda passou de ano. Meu segundo ano já foi no meu próprio bairro, no Jardim Arpoador, numa casa comum. Era o segundo ano junto com o terceiro. Uma parte de lousa para um ano e outro lado para o outro ano. Foi interessante, aproveitei muito bem. Além do mais havia um banco comum no fundo da classe, com livros que a professora emprestava. Ali começou minha aventura de ler: todos os livros de Monteiro Lobato, adequados para minha idade.
Terceiro ano e o quarto eu fiz no Lar Escola Rotary, na Granja Viana, existe até hoje! Fica ao lado do Rio Branco. Ali aprendi muita coisa: cozinhar, lavar verduras, por a mesa, servir comida, horta, plantar verduras, nadar, etc. Também costura e trico, os primórdios. Costura e Trico e Croche fui aprender mesmo no Ginásio, no Instituto Estadual de Educação Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, vulgo I.E.E.V.R.A.C.P.... Esta já é outra história, para outro post....

Um comentário: