Qual é a melhor maneira de combater o cansaço? Cansar-se enquanto acordado! Movimentar-se regularmente aumenta a capacidade de trabalho. Quanto mais alguém fizer, mais poderá fazer.
A causa do cansaço sempre foi um enigma. Nos últimos tempos os cientistas desenvolveram algumas novas teorias à respeito da longamente sustentada idéia de que o cansaço é causado pela utilização de uma substancia resultante da combustão nos músculos, o acido lático.
Recebemos nossa energia do sol. Ela é captada pelas plantas e utilizadas para a fotossíntese e transformação do carbono da atmosfera com água e sais minerais do sol em hidratos de carbono ou carboidratos, em um único tipo: o glicogênio, energia animal.
Em qualquer movimento, seja do cotovelo ou o elevar de uma sobrancelha, é o glicogênio que funciona como energia a ser queimada no músculo correspondente. Mas além da energia, o glicogênio também produz ácido lático.
Se suficiente ácido lático se armazenas, ocorrerá o cansaço, pois se o tecido muscular ficar num meio ácido, ele fica letárgico. Agora as pesquisas mostraram que, ao se movimentar, as glândulas supra-renais liberam uma substancia que neutraliza quase que a totalidade do ácido lático. O restante, em pequena quantidade, forma um resíduo que estimula a inspiração de mais oxigênio que, por sua vez, auxilia a queima de mais ácido lático pelo processo da oxidação.
A resistência contra o cansaço é bastante diferente em cada pessoa. Uma das razões disso é o condicionamento de cada corpo ou as condições de cada um. Pesquisadores da Universidade de Toronto pesquisaram, numa quermesse, 60 frequentadores, homens entre 19 e 61 anos, fazendo-os pedalar numa bicicleta ergométrica (um aparelho que pode medir o gasto energético dos músculos). Eram todos homens com músculos flácidos e pelo menos alguns quilos a mais em seu corpo. Ainda assim pareceu que aqueles que faziam atividades físicas regularmente (desde ginastica até natação) tinham uma resistência pelo menos 20% maior.
Movimentos físicos constantes funcionam não apenas para o desenvolvimento dos músculos. Músculos que são trabalhados utilizam 50% mais rapidamente o oxigênio do que músculos em repouso. Para transmitir mais sangue rico em oxigênio para os músculos, o coração tem que bombear mais. E pesquisas demonstraram que muitas artérias antes fechadas, passam a se abrir com o que a circulação sanguínea (e por isso mesmo a capacidade de resistência aumenta) aumenta a capacidade dos músculos.
Alguns cientistas acham que o movimento físico também é necessário para que as suprarrenais permaneçam em bom funcionamento. Descobriu-se que, em animais da selva, que estão em zoológicos ou em contato com a civilização, as suprarrenais se contraem e isso leva a pensar que nossas suprarrenais também diminuíram de tamanho à medida que nos civilizamos mais e nos afastamos dos movimentos físicos que seriam o estímulo para as suprarrenais. Que a equipe olímpica de natação americana nas olimpíadas de 1964 tenham ganho o record de 29 medalhas de ouro faz pensar que para que as suprarrenais entrassem em forma, o treinamento deles fosse feito com bruscos movimentos curtos, com pausas controladas, ao invés de longos 1500 metros calmos por dia.
Do lado médico, mais e mais se enfatiza a necessidade dos exercícios físicos para por fim ao cansaço diário. Como disse um médico: "Alguém com bom condicionamento físico pode aguentar mais tempo o stress físico ou psicológico."
Mas o cansaço não é apenas uma questão de músculos. O sistema nervoso desempenha um papel muito importante. Já deve ter lhe acontecido que se sentia extremamente cansado mas, de repente, devido a um prazer inesperado ou uma situação de perigo, poder desenvolver uma resposta energética prontamente. Isso ocorre devido à sensação do cansaço sumir, por estímulo de certas regiões do cérebro, chamadas de substancia reticular. Este centro de recados fica menos ativo como todo o resto do sistema nervoso, quando as sensações que entram são sem graça e aborrecidas.e Mas quando um estímulo novo e interessante entra, ele entra em atividade imediatamente. Os impulsos para vencer o aborrecimento vão para a parte externa do cérebro, a partir de onde a substancia reticular é estimulada e liberada.
O aborrecimento é uma das causas do cansaço do qual sofrem trabalhadores de fábricas e escritórios. "Apesar de se poder sentir cansaço físico", diz o Dr, Karpovich, "é principalmente o sistema nervoso que primeiro se extenua. Com trabalho que é desinteressante, uma pessoa pode se cansar mais rapidamente do que com trabalho que exige mais, porém é mais interessante. Em circunstancias desse tipo, uma pausa curta - para um café, algo para comer ou mesmo um papinho - seria de grande utilidade.
Há alguns meses, um psicologo inglês aplicou a oito taxistas um roteiro sempre igual e contínuo, um trajeto de 3 quilômetros, com o radio sendo acionado a certos intervalos. Ao verificar os resultados percebeu que ouvir o rádio ajudava a diminuir a influencia do fato de que o trajeto e a repetição poderiam causar.
Que o sistema nervoso desempenhe um papel no cansaço aparece também quanto à capacidade da cafeína ou às tão utilizadas anfetaminas em aumentar a capacidade de memorização através do estímulo ao sistema nervoso. Mas nenhuma substancia estimulante é tão eficaz quanto à remoção de obstáculos psicológicos. A maioria das pessoas possui muito mais energia e força do que elas utilizam ou pensam possuir. O Dr. Steward G. Wolf, da Universidade de Oklahoma, reporta que a maioria das pessoas "inconsciente e automaticamente limita seu gasto energético em 50% de sua possibilidade." Ele conta sobre a pesquisa que fez dando às pessoas uns halteres e lhes pedindo que mantivessem os braços na horizontal pelo maior tempo possível. Depois de uma pausa, receberam umas pílulas de placebo, que julgaram ser portadoras de substancias anti-cansaço. "O resultado, diz o médico, foi que sua capacidade de memória foi duplicada."
Existem também alguns problemas físicos que podem causar cansaço físico anormal. Alguém com hipotiroidismo fica cansado facilmente. Diabéticos, que não tomam insulina suficiente, sofrem de cansaço pois certas substancias resultantes são retidas. Um problema no coração que interfere na circulação pode levar à cansaço crônico - e esse cansaço pode ser o primeiro sintoma do paciente. A resposta para esse e outros males que causam cansaço é o tratamento com profissionais.
O resultado de todas as pesquisas relativas ao cansaço podem se resumir numa simples lista de diretrizes que podem ser consultadas sempre que sua energia deixa a desejar:
1. Faça um check-up completo
2. Se estiver saudável de modo geral, mantenha-se em boas condições fazendo atividades físicas; seu médico pode aconselhá-lo.
3. Se seu trabalho for monótono, faça pequenas pausas: cinco minutos já bastam.
4. Faça planos para a noite. Se tiver algo planejado, que seja agradável, poderá evitar muito do "cansaço de aborrecimento."
5. Cuide da espiritualidade. Quanto de trabalho você pode fazer depende muito também de sua opinião sobre quanto suporta, a maioria das pessoas aguenta pelo menos o dobre do que pensa aguentar, segundo pesquisas feitas.
Traduzido de um artigo numa revista de Lawrence Galton
Nenhum comentário:
Postar um comentário