Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PIMENTA CAIENA


PIMENTA CAIENA

Também conhecida como pimenta vermelha, estimula a digestão, auxilia no tratamento de má circulação sanguínea, é rica em Vitaminas A e C. É a mais medicinal das pimentas. Além de ser um forte estimulante do metabolismo, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas. Pesquisadores do mundo t
odo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.

Pesquisa da Faculdade de Nutrição da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) comprovou que a pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de mortes no Brasil.
Cientistas do Cedars-Senai Medical Center, nos Estados Unidos, divulgaram pesquisa que confirma os poderes da pimenta no combate ao câncer de próstata.
Estudo feito pelo Instituto Politécnico de Oxford revelou que a pimenta caiena aumenta o metabolismo em 20%, bem como evidenciou sua propriedade de retirar gorduras das artérias.
Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.
A capsaicina, substância contida na pimenta, ajuda a emagrecer. A conclusão é de cientistas da Daegu University, na Coreia do Sul. Por enquanto, o efeito foi comprovado em cobaias, mas os resultados são animadores. Durante nove semanas, os animais foram alimentados com uma dieta rica em gordura. Alguns receberam diariamente uma solução de capsaicina diluída (10 mg por kg). Outros, placebo. Entre os que consumiram o composto, houve redução de 8% do peso e mudanças em 20 proteínas que favoreceram a eliminação da gordura. “Isso sugere que a capsaicina pode ser um bom fitoquímico no auxílio ao combate da obesidade”, preveem os pesquisadores.

A pimenta contém a capsaicina, o princípio ativo da pimenta - a capsaicina atua em várias áreas do corpo: alivia dores de cabeça, controla os níveis de glicose no sangue, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica. 
A pimenta tem até 6 vezes mais vitamina C que a laranja, o que a torna um forte antioxidante no combate ao radicais livres. Também contem licopeno, que protege as artérias e a próstata, fonte de betacaroteno. Ela pode ser aliada das dietas. 
Neste caso a capsaicina participa com o aparelho digestivo do processo de quebra dos nutrientes dos alimentos, fazendo com que ele trabalhe duro, gaste energia e, desta maneira consuma mais e mais calorias. Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.
 — com Vera Barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário