Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

COOL IT!

Ontem vi o documentário Cool It, de Bjorn Lomborg. Preciso ver mais vezes para pescar tudo direitinho, mas pelo menos ao invés de apenas apontar os erros e problemas, ele acena com soluções, sempre uma coisa útil! Trata-se de: 

"O documentário traz uma abordagem alternativa para lidar com a crise do aquecimento global. O ambientalista e cientista político dinamarquês Bjorn Lomborg mostra um visão diferente sobre os problemas ambientais, causando polêmica com suas soluções propostas e as possíveis causas dos desastres."

Gostei da parte do documentário que tratou das inundações na Holanda, minha pátria. No ano de 1953, ano em que eu vim da Holanda para o Brasil, com meus pais, como imigrantes, uma tempestade no mar do Norte inundou boa parte da costa da Holanda. Desde ali os holandeses vem lidando com alternativas para evitar as inundações, com diques gigantescos... O pessoal nos EUA chamou alguns técnicos holandeses para ajudar na proteção à Saint Louis, por exemplo, que está sempre na rota dos furacões e ciclones. Mas não se deram ao luxo de seguir as recomendações dos holandeses e ... é claro continuam sofrendo com as terriveis consequencias dos furacões...
Os Delta Werken no delta do rio Reno, na Holanda, são obras incríveis de engenharia e engenhosidade. Eles tem tudo sob controle. Ontem sobrevoei tudo de helicoptero, com Bjorn, isso não tinha feito ainda, mas sempre que vou à Holanda, dou uma passada pelo grande dique e me maravilho ante o poder da mente do homem, quando usado para o bem. Ao norte da Holanda, havia uma baía grande que também foi fechada, tendo um dique de 32 km, com 90m de largura. Ali agora virou um lago de água doce, uma parte do qual virou uma nova província holandesa, chamada Flevoland.è a parte em verde no mapa ao lado. Incrível.
Sobre o documentário, acredito que Bjorn lançou muitas soluções viáveis, basta ver quanto vai ser usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário