Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CALENDÁRIO MAIA


O calendário maia era agrupado num ciclo de 52 anos em que os nomes e os números não se repetiam. Os dias e os meses eram expressos pela reunião de dois nomes e dois números, formando um grupo de quatro sinais. Assim, diriam "quinta-feira, agosto, 1924" na forma:
4 Ahau 8 Cumhu 

9 Imix 19 Zip

O ano era formado por 365 dias, numerados dentro dos meses de zero a 19.Além do número de ordem, os maias batizaram cada dia com um nome próprio (9 = Imix). Usando o sistema vigesimal de contagem, de zero a 19, o algarismo colocado acima da unidade vale 20 vezes mais.

Para fins religiosos e para garantir exatidão ao sistema, os maias também dividiam o ano em 28 períodos de 13 dias cada um, mais um dia suplementar. Esses grupos, numerados seguidamente de 1 a 13, sucediam-se como as nossas semanas.
dia suplementar impedia que a data, o mês e o ano se repetissem dentro do ciclo de 13 anos, evitando confusão. Essa operação, combinada com a progressão de cinco dias dos nomes dos meses, fazia com que depois de 52 anos (4x13) o mesmo número de dia e o mesmo nome de dia incidisse com o mesmo dia do mesmo mês.
Além disso, os maias calcularam que como 20 e 13 não possuem divisor comum, o nome de um dia é acompanhado por determinado número apenas uma vez num período de 260 dias, ciclo esse chamado de Tonomatl. O ano civil era dividido em 18 meses de 20 dias cada um (de 0 a 19):
Meses Maias 
(Uayeb era o nome do grupo de dias suplementares)
Pop
Uo
Zip
Zota
Tzec
Zul
Yaxqin
Mol
Xhen
Yax
Zac
Ceh
Mac
Kankin
Muan
Pax
Kayab
Cumhu

Nenhum comentário:

Postar um comentário