Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

CASSIQUIARE MAIS UMA VEZ

Em lilás está o que é o braço do rio Cassiquiare... Como pode um rio se ligar a outro? Pra mim aí teve mão do homem juntando os rios, através de um canal. A definição de canal é a junção de rios através de construção humana...

Francisco de Orellana menciona que os dois grandes rios eram interligados por um grande lago abaixo da Linha do Equador, denominado lago Manoa ou lago de Parimé.


Walter Raleigh, na sua expedição de 1596 pelo Orenoco, recolheu informações entre os nativos sobre a interligação, que atribuiu à existência de um grande lago que poderia ser ou não o próprio Rio Amazonas.

Cristóbal de Acuña, em 1639, faz a primeira descrição do canal, mas que foi desconsiderada já que tal bifurcação fluvial foi considerada improvável e anti-natural.

Manuel Román, em 1744, navega ao longo do Cassiquiare até ao rio Negro, regressando depois pela mesma via ao Orenoco.

Charles Marie de La Condamine apresentou, perante a Academia Francesa, uma descrição da viagem do padre Manuel Román, confirmando a existência do canal. Na oportunidade, a maioria dos acadêmicos europeus manifestou-se contra a existência do canal.

A Comissão de Demarcação espanhola, em 1756, comandada por José de Iturriaga, percorreu demoradamente a região, comprovando a existência do Cassiquiare.

Alexander von Humboldt, em 1800, explora detalhadamente o rio e publica, em 1812, um mapa detalhado da região, mostrando o curso do canal e os seus pontos de inserção nos rios Orenoco e Negro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário