Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de maio de 2012

NAGUALISMO

"Quando um homem entra no caminho dos guerreiros, fica consciente, aos poucos, de que a vida comum ficou para trás para sempre. Isso significa que o mundo comum não é mais um escudo para ele; e que ele deve adotar uma nova maneira de viver, para poder sobreviver." NAGUALISMO

 “Nagualismo é uma Ideologia de Vida praticada por antigos indios toltecas do México Antigo, trazido ao conhecimento do mundo acadêmico em meados de 60 pelo antropólogo Carlos Castaneda, que ao entrar em contato com uma linhagem destes indios em seus estudos de campo, tornou-se discípulo e em seguida, praticante do conhecimento daqueles indios. Baseado nas possibilidades da percepçao humana, tendo por cogitar outros planos existenciais, ideologia que tem como centro o Nagual: força que acompanha o guerreiro impecavel”. O Nagualismo, também é conhecido como Toltequidade; o conjunto de conhecimentos e práticas que os xamãs que habitavam a região onde hoje é o México, acumularam durante milhares de anos , numa linhagem que se estende por mais de vinte e cinco gerações. Ao contrário do que muita gente pensa, a palavra “tolteca” não se refere a uma civilização específica e sim a o conjunto de conhecimentos citado; tolteca significa “homens de conhecimento”, pessoas que se dedicavam a estender os limites da consciência e da percepção.
Na verdade o Nagual nada mais é do que a pessoa que consegue perceber a energia na forma que ela flui pelo Universo, livre de condicionamentos, isenta do processo de interpretação usada pelo organismo para construir o que se considera realidade (apenas depois de nos livrarmos dos condicionamentos e que podemos “ver” além do “Véu de Maya”). Todo xamã é um Nagual, pois consegue enxergar essa energia; esse é um processo fundamental para que caminhe através do conhecimento e interprete corretamente a realidade. Ser um Nagual não é para quem quer, mas para quem “é chamado”; há que se ter muito cuidado com aqueles que se auto-proclamam, pois essa capacidade de visão é “divina” e exigem muita responsabilidade e mais, muitas restrições as coisas boas deste mundo. Castaneda foi um nagual e apesar de todas as contestações, ele codificou as práticas do nagualismo de uma forma a que pudéssemos entendê-las contemporaneamente.
Este trecho foi retirado da seguinte página:

Nenhum comentário:

Postar um comentário