Powered By Blogger

terça-feira, 31 de julho de 2012

ORDEM, SEU LUGAR, SEM RIR, SEM FALAR....

Uma brincadeira de  bola chamada “Ordem”
Enquanto bate a bola, vá dizendo as frases seguintes e vá cumprindo as
ordens:
1. Ordem.
2. Seu lugar.
3. Sem rir.
4. Sem falar.
5. Um pé (joga a bola e levanta um pé).
6. O outro (joga e levanta o outro pé).
7. Uma mão (pega a bola só com uma mão).
8. A outra (pega a bola com a outra mão).
9. Bate palmas (joga e bate palmas).
10. Pirueta (joga e roda).
11. Atrás-adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).
12. Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo).
13. Perdão (joga e ajoelha).

37 comentários:

  1. eu estava louca porque não me lembrava o que falávamos depois de atrás-adianta kkkkkk mas agora não me lembro que falávamos bate-queda, era outra coisa no Paraná decerto ou estou muito velha pra me lembrar kkkkkk
    obrigada por quem teve essa ideia de publicar coisas dos nossos bons tempos de infância. espero que você viva Mil anos e feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou do Paraná e lembro que falava "sete quedas" (hoje alagadas pela represa de Itaipu). Acho que alguém escutou bate-queda, entendeu sete quedas e passou a brincadeira adiante. Vou já ensinar para meus filhos. O importante é que nosso folclore não morra. Ah! vou ensinar bate-queda.

      Excluir
    2. eu me lembro de bate palma...pirueta...trás e frente...cruzada..pancada!

      Excluir
    3. Eu lembri: ... tras pra frente, ao Cruzeiro, queda bate.

      Excluir
    4. Sou do Paraná e lá as crianças falavam: um beijinho(mandava beijo) um abraço(cruzava os braços) e finalizava com Sete quedas.

      Excluir
    5. Adele, Pontal, sp
      Brincávamos(há muiiiiito tempo)assim:

      Enquanto jogava a bola na parede diziam:
      1- Ordem
      2- Seu lugar
      3- Sem rir
      4- Sem falar
      5- Um pé(levanta o pé)
      6- O outro(levanta o outro)
      7- Uma mão (pega a bola com uma mão)
      8- A outra (novamente)
      9- Meia volta (roda)
      10- Trás com frente (palmas atrás e na frente)
      11- Cruzada (cruza as mãos sobre o peito
      12- Beijinho (joga beijo)
      13- Queda feita (bate as mãos nos joelhos)

      Excluir
    6. Entre o 9 e o 10, ainda há:
      Bate palmas (2 x)
      Pirueta (movimento de enrolar, com os dois braços)
      AÍ QUE SAUDADEEEEEE

      Excluir
  2. A minha avó está ensinando pra minha filha, mas depois do atrás-adiante ela fala "Maria Antonieta"..... Sera q existe essa versão ou com.o passar do tempo ela esqueceu a letra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe. Minha avó também me ensinou assim.

      Excluir
    2. Eu estou ensinando para minha Neta.eu não tenho saudade da que le tempo não nós criança sofria muito.

      Excluir
  3. Estou ensinando meus netos, fiquei feliz por ter lembrado quase toda a letra e mais feliz ainda por ter encontrado as partes esquecidas .Parabéns a quem está resgatando essas jóias raras...

    ResponderExcluir
  4. Eu brinquei muuuuuito assim também. Na minha versão muda o finalzinho: atrás-à frente (atrasafrente)
    Encruzilhada (os braços cruzados sobre o peito)
    Queda. As palmas das maos batem nas coxas. Tentei ensinar para os netos, mas nao tiveram interesse. Eu continuo jogando bem. Rsrss. Já o jogo de pedrinhas faz o maior sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÁI Q GOSTOSO! Não conseguia me lembrar da sequência. Me lembo q brincávamos com uma bolinha.E jogando na parede...INICIANDO COM: ORDEM, SEM LUGAR, sem rir, sem falar, etc, etc.
      Nossa...lindos tempos...Como era bom!!! Sdsss...

      Excluir
  5. Estou passando para meus netos. Lembrei dessa brincadeira, e, vim buscar na internet, pq não lembrava como começava. Obrigada por compartilhar essa preciosidade.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem.
    Em Minas Gerais (na zona da Mata Mineira) nos anos 90 a versão era:

    Primeiro,
    Sem sair do lugar,
    Sem rir,
    (sem falar)
    Um pé
    O outro
    Uma mão
    A outra
    Pirueta
    Sorvetão
    Descanso
    Perdão!


    Não lembro se antes do Pirueta tinha alguma outra coisa...rs

    ResponderExcluir
  8. estou ensinando pra minha neta,moro em sao paulo e aqui nos anos 60 era assim

    1-ordem
    2-sem rir
    3-sem falar
    4-uma das mãos
    5-a outra
    6-um dos pes
    7-o outro
    8-bate palmas
    9-pirueta
    10-mãos pra tras mãos pra frente(tras pra frente)
    11-crusada
    12-sete quedas

    ResponderExcluir
  9. Estava tentando lembrar para ensinar pro meu filho. Amei!

    ResponderExcluir
  10. Na minha infância, nos anos 70, brincava assim no interior e SP
    1 - ordem
    2 - sem rir
    3 - sem falar
    4 - uma das mãos
    5 - a outra
    6 - um dos pés
    7 - o outro
    8 - bate palmas
    9 - pirueta
    10 - trás pra frente
    11 - ao cruzar
    12 - descansar

    Depois ia se na ordem: sem rir, fazia tudo de novo e não podia dar risada em nenhum movimento; depois sem falar: fazia tudo sem falar; depois com uma das mãos: jogava a bola só com uma mão em todos os movimentos. E assim por diante...

    ResponderExcluir
  11. Que bom relembrar....estava brincando de bola com meu neto de sete anos e minha mãe se lembrou desta brincadeira..
    1 - ordem
    2 - seu lugar
    3 - sem rir
    4 - sem falar
    5 - bate um pé
    6 - o outro
    7 - bate a mão
    8 - a outra
    9 - bate palmas
    10 - pirueta
    11- traz pra frente
    12 - maos cruzadas
    13 - meia volta
    14 - bate queda.
    Ahhh... é melhor jogando na parede!

    ResponderExcluir
  12. Também tinha um jogo ""resumido""desse mas tinha só quatro movimentos. Esse não consegui lembrar.Alguém lembra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse deve ser o Maria mariola com quem está a bola?

      Excluir
  13. Lembrei: ordem, serere, bate palma, bate pé.

    ResponderExcluir
  14. Ai que delícia lembrar essas brincadeiras , que saudade...adorava pular corda , amarelinha , pedrinhas entre tantas ...

    ResponderExcluir
  15. O jogador bate as mãos nas pernas , antes de pegar a bola

    ResponderExcluir
  16. Lá em Minas era: mão cruzada, sete espadas

    ResponderExcluir
  17. Gente me ajudem preciso fazer uma atividade da escola sobre parlendas holandesas mas não sei como ,não me recordo mais

    ResponderExcluir
  18. Sou de Cornélio Procópio, PR, n. 1954. Aprendi também 7 Quedas. Todas as versões são calorosas. Comentário meu neste blog..

    ResponderExcluir
  19. Eu brincava no abrigo de casa (garagem). Hj ensinei meu filho de 10 anos e ele amou! Deu muita risada. O mais legal e que acrescentamos os movimentos dos comentários de vcs. Ficaram 18 movimentos.
    Amei relembrar desse.momento dwlicioso da minha vida. Hj tenho 42 anos e tinha a idade dele qdo brincava.
    Vou passar para meus alunos fazerem nessa quarentena.

    ResponderExcluir
  20. Obrigada! Procurei por muito tempo essa brincadeira. Fez parte de minha infancia. bj

    ResponderExcluir
  21. Tenho 52 ano e adorava brincar essa brincadeira, sou professora de Ed física e ainda ensino aos meus alunos essa brincadeira, até aos meus filhos.mas no final é trás com frente/ mãos cruzadas e sete espadas( bate com as mãos na perna 2x).

    ResponderExcluir
  22. Eu também brincava quando criança. Eu amava esta bincadeira!

    ResponderExcluir
  23. Na minha época, morávamos no Embh das Artes. As ordens eram bem diferentes, e quando íamos pra MG, por falta de bola, jogávamos um limão na parede:
    ordem
    Em seu lugar (sem sair do lugar)
    De um pé
    Com outro
    De uma mão
    A outra
    zambolor (enrola as mãos)
    Tic tac (bate palmas trás das costas e depois na frete)
    Mãos na cintura
    Braços cruzados
    Mãos na nuca
    Queda (mãos quase nos joelhos)
    Sem parar (sem pegar a bola)

    Era muito divertido os meus 8 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso... minha ordem tinha mais sequências, quando eu brincava:
      ordem
      em seu lugar
      sem rir
      sem falar
      com um pé
      com o outro
      uma mão
      a outra
      zambolor
      tic-tac
      mãos na cintura
      braços cruzados
      mãos na nuca
      queda
      sem parar
      1 repetir a ordem
      2 (repetir 2x - ex; orde, ordem, em seu lugar, em seu lugar...)
      3 (repetir 3x)

      Excluir