Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de julho de 2012

THE ZONE - A DIETA DA ZONA

Reli o livro do Dr. Berry Sears e preciso dizer que aprendi um bocado de coisas que antes tinham passado despercebidas. Acontece que estou focada em me livrar da figbromialgia, dos remédios e de tudo o mais. Então tenho lido tudo que posso para achar as conexões. E parece que esse médico encontrou uma chave importante.
Acontece que temos alguns mecanismos de defesa, mas devido à dieta estranha que andamos utilizando, nossos mecanismos estão capengando. Comida que não é comida provoca uma bagunça danada no nosso organismo. Como a fibromialgia é considerada uma doença auto-imune, quis descobrir o que há de errado com meu mecanismo da insulina e porque estou sempre em posição de briga ou foge (fight or flight) provocado pela injeção de adrenalina constante que experimento sempre, sempre. Parece que o stress tem uma resposta de cortisol que libera adrenalina que faz liberar insulina o tempo todo. É como se meu açúcar ou índice glicêmico estivesse em constante elevação. Mas não é do açúcar, é do stress. Imagina isso, a resposta da insulina é ao stress. Estou constantemente em posição de briga ou fuga. Mas o excesso de carboidratos também libera insulina para equilibrar o excesso de açúcar no sangue. Então meu pâncreas deve estar hiper-sobrecarregado... Coitado. Quando faço a dieta e não como carbs, meu pâncreas tem uma relativa folga. Fora o estresse logico. Esse está constantemente comigo. Sou o STRESS, muito prazer. Será que ainda dá pra salvar o coitado? Bom, com a dieta da zona o que se propõe é que se ingira quantidades ideais de gordura, proteína e carboidratos de modo a não alvoroçar o delicado equilíbrio hormonal, a fim de não sobrecarregar o organismo.
Mas veja que coisa: os animais que comemos também não comem o que deveriam comer, pois ração não é comida de boi, vaca, porco ou galinha. Eles comem pasto, grama, verdinho, bichinhos, pedrinhas, essas coisas... Aí dão coisas feitas com soja, milho, farinha de osso, farinha de peixe, farinha de sangue, e outras cositas mais... Esses animais ficam estressados, fabricam uma coisa chamada acido araquidônico, pela via dos ácidos graxos, principalmente o Omega 6. Bom, onde tem omega 6? Oleo de soja, oleo de milho, oleo de girassol, oleo de canola e por aí afora. O desbalanço de omega 3 para omega 6 é que libera esse acido araquidônico que é o responsável pelas inflamações. Por isso temos tantas dores, inflamações, artrites reumatóides, fibromialgia, fadiga cronica e outras coisas mais. Então a idéia é diminuir bem a ingestão de omega 6. Mas como? Os animais ojá vem com acido araquidônico dentro da gordura deles... e nos ovos e nos frangos... Estamos perdidos... Então vamos partir para os animais orgânicos, esperando, desejando, rezando para que eles realmente sejam criados soltos com grama, com sol, com água boa. Ai, ai, ai. Sobrou o azeite de oliva, as azeitonas, o óleo de peixe (omega 3), salmão (não pode ser de criadouro pois já são tratados com ração), atum, sardinhas, cavalas, enfim peixes gordurosos de águas profundas e frias. Sobra tão pouca coisa para comer. Mas tudo vale à pena para controlar a inflamação! Ah! Macadâmia em moderação, castanhas do Pará, castanha de caju, óleo de coco, etc. De etcoetera (etc) tem pouco...
Preciso dizer que eu estava lendo o livro da Dana Carpender e ela comenta as receitas com restrição de carboidratos e mencionou o Dr. Sears do Zone, como eu tinha o Zone, fui lê-lo mais que rápido... Valeu muito à pena... Agora aprender a respeitar minhas necessidades de proteina, gordura e carbs para que emagreça e diminua a inflamação. E muita meditação, yoga, alongamento, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário