Powered By Blogger

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A MENTE HUMANA E SUAS PROGRAMAÇÕES

A mente humana grava e executa tudo que lhe é enviado, seja através de palavras, pensamentos ou atos, seus ou de terceiros, sejam positivos ou negativos, basta que você os aceite. Essa ação sempre acontecerá, independente se traga ou não resultados positivos para você. 

Um cientista de Phoenix - Arizona - queria provar essa teoria. Precisava de um voluntário que chegasse às últimas conseqüências. Conseguiu um em uma penitenciaria. Era um condenado à morte que seria executado na penitenciária de St Louis no estado de Missouri onde existe pena de morte.. Propôs a ele o seguinte: ele participaria de uma experiência científica, na qual seria feito um pequeno corte em seu pulso, o suficiente para gotejar o seu sangue até a ultima gota final. Ele teria uma chance de sobreviver, caso o sangue coagulasse. Se isso acontecesse, ele seria libertado, caso contrário, ele iria falecer pela perda do sangue, porém, teria uma morte sem sofrimento e sem dor. O condenado aceitou, pois era preferível do que morrer na cadeira elétrica e ainda teria uma chance de sobreviver. O condenado foi colocado em uma cama alta, dessas de hospitais e amarraram o seu corpo para que não se movesse. Fizeram um pequeno corte em seu pulso. Abaixo do pulso, foi colocado uma pequena vasilha de alumínio. Foi dito a ele que ouviria o gotejar de seu sangue na vasilha. O corte foi superficial e não atingiu nenhuma artéria ou veia, mas foi o suficiente para ele sentisse que seu pulso fora cortado. Sem que ele soubesse, debaixo da cama tinha um frasco de soro com uma pequena válvula. Ao cortarem o pulso, abriram a válvula do frasco para que ele acreditasse que era o sangue dele que está caindo na vasilha de alumínio. Na verdade, era o soro do frasco que gotejava. De 10 em 10 minutos, o cientista, sem que o condenado visse, fechava um pouco a válvula do frasco e o condenado pensava que era seu sangue que estava diminuindo. Com o passar do tempo, foi perdendo a cor e ficando fraco. Quando os cientistas fecharam por completo a válvula, o condenado teve uma parada cardíaca e faleceu, sem ter perdido sequer uma gota de sangue. O cientista conseguiu provar que a mente humana cumpre, ao pé-da-letra, tudo que lhe é enviado e aceito pelo seu hospedeiro, seja positivo ou negativo e que a morte pode ser orgânica ou psíquica. 
Essa história é um alerta para filtramos o que enviamos para nossa mente, pois ela não distingue o real da fantasia, o certo do errado, simplesmente grava e cumpre o que lhe é enviado. "Quem pensa em fracassar, já fracassou mesmo antes de tentar". revista "Super Interessante" de Julho 2002 

A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA - MUITO INTERESSANTE

Você vai ao bar e bebe uma cerveja. Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante. 

O teu ESTÔMAGO manda uma mensagem para teu CÉREBRO dizendo "Caracas véio... o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"

Teu ESTÔMAGO e teu CÉREBRO não distinguem que tipo de líquido está sendo ingerido, eles sabem apenas que "é líquido".

Quando o CÉREBRO recebe essa mensagem ele diz: "Caracas, o cara tá maluco!!!" E manda a seguinte mensagem para os RINS, "Meu, filtra o máximo de sangue que puderes, o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido, vamo botar isso tudo pra fora" e o RIM começa a fazer até hora-extra e filtra muito SANGUE e manda para a BEXIGA, que enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro. Se você notar, esse 1º xixi é com a cor normal, meio amarelado, porque além de água, vem as impurezas do sangue. 

O RIM aliviou a vida do ESTÔMAGO, mas você continua bebendo e o ESTÔMAGO manda outra mensagem para o CÉREBRO "Cara, ele não pára, socorro!!!" e o CÉREBRO manda outra mensagem pro RIM "Véio, estica aí, manda ver aí na filtragem!!!"

O RIM filtra feito um louco, só que agora, o que ele expulsa não é o álcool, ele manda pra BEXIGA apenas ÁGUA (o líquido precioso do corpo). Por isso que as mijadas seguintes são transparentes, porque é água. E quanto mais você continua bebendo, mais o organismo joga água pra fora e o teor de álcool no organismo aumenta e você fica mais "bunitim". 

Chega uma hora que você está com o teor alcoólico tão alto que teu CÉREBRO desliga você. Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota... 
Ele faz isso porque pensa "Meu, o cara tá a fim de se matar, tá bebendo veneno para o corpo, vou apagar esse doido pra ver se assim ele pára de beber e a gente tenta expulsar esse álcool do corpo dele"

Enquanto você está lá, apagado (sem dono), o CÉREBRO dá a seguinte ordem para o SANGUE "Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem que tirar esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte, como a gente está com o nível de água muito baixo, passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora". 

O SANGUE é como um officeboy do corpo. E como um bom officeboy, ele obedece as ordens direitinho e por isso começa a retirar água de todos os órgãos, inclusive do CÉREBRO que é constituído de 75% de água, e por isso, ele é o que mais sofre com essa "ordem" e daí vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca. 

Então, sei que na hora a gente nem pensa nisso, mas quando forem beber, bebam de meia em meia hora um copo d'água, porque na medida que você mija, já repõe a água. 

Texto retirado de "O bar do Zé".

Sabia que... 
... tomar água na hora correta maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de água depois de acordar ajuda a ativar os órgãos internos.
1 copo de água 30 minutos antes de comer ajuda na digestão.
1 copo de água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão sanguínea.
1 copo de água antes de ir dormir evita ataques do coração.


CONEXÃO MENTE-CORPO

Extraído de uma palestra realizada na  Stanford

University  em Palo Alto, Califórnia acerca da conexão Mente-Corpo

O palestrante  (Chefe da psiquiatria da Stanford)  afirmou, entre outras coisas, que uma das melhores coisas que o homem pode fazer pela a sua saúde é estar casado com uma mulher. Já para a mulher, uma das
melhores coisas que ela pode fazer pela sua saúde é nutrir a sua relação com suas amigas. Na hora, todos os presentes deram risada, mas ele falava sério.
  As mulheres se conectam de forma diferenciada e oferecem sistemas de apoio que ajudam a lidar com o estresse e experiências de vida adversas. Este tempo com as amigas nos ajuda a criar mais serotonina,
um neurotransmissor que ajuda a combater a depressão e que pode vir a criar um sentimento de bem estar geral.
  As mulheres compartilham seus sentimentos e os homens muitas vezes formam suas relações a partir de suas atividades. Eles raramente sentam com um camarada e discutem como se sentem sobre determinadas coisas ou sobre o andamento de sua vida pessoal.
  Trabalho? Sim
  Esporte? Sim.
  Carros? Sim.
  Pescar, Caçar, Golfe? Sim.
  Seus sentimentos? Raramente.
  As mulheres fazem isso o tempo todo. Nós compartilhamos a nossa alma com nossas amigas, irmãs/mães e
evidentemente isso faz bem à nossa saúde. O Professor palestrante disse que passar o tempo com um amigo é tão importante para a nossa saúde quanto o exercício físico.
  Existe uma tendência de se pensar que quando estamos nos exercitando estamos fazendo algo de bom para o nosso corpo, mas quando estamos com nossos amigos estamos ‘jogando conversa fora’ e desperdiçando nosso tempo, o que não é verdade.
  Então, toda vez que vocês estiverem se divertindo na companhia de uma amigona se parabenize porque você está fazendo bem a sua saúde!

OITO RAZÕES PARA CAMINHAR

 Que tal aproveitarmos o final da tarde, com horário de verão, e fazermos uma boa caminhada? Veja os benefícios que esse exercício, que não requer academia nem equipamentos muito elaborados, pode proporcionar a você.
1) Você fica mais em forma: Caminhar é uma ótima atividade cardiovascular, necessitando apenas de 30 minutos, três vezes por semana, para se obter melhoras significativas no condicionamento aeróbico. Numerosos estudos têm mostrado que caminhar regularmente pode resultar numa significativa redução dos chamados “fatores de risco”, tais como pressão e colesterol altos.
2) Você vai perder peso: Caminhar é um eficiente meio de queimar calorias. O aumento do metabolismo auxilia no processo de emagrecimento.
3) É muito simples: Caminhar é a atividade mais acessível que existe, pois pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento. Além de um bom par de tênis, nenhum outro equipamento ou roupa especial são necessários.
4) É uma atividade muito socializadora: Caminhar em grupo é sociável e divertido. Você vai não apenas ficar em forma, mas encontrar muita gente interessante e animada.
5) Menos estresse: Para se livrar do estresse, caminhar é bem mais saudável que fumar ou  beber. A redução do estresse proporcionará uma agradável sensação de conforto, além de se refletir numa maior produtividade no trabalho e numa vida sexual mais ativa.
6) Liberdade e flexibilidade: Você terá uma grande liberdade de escolha. Poderá optar por caminhar sozinho, em grupo, com a família ou mesmo com o seu cachorro. Quanto ao horário, poderá ser pela manhã, à noite ou até mesmo após as refeições. Além disso, você pode escolher caminhar num parque, em ruas agradáveis ou até mesmo numa esteira.
7) Qualquer um pode fazer: A não ser que a saúde esteja seriamente comprometida, caminhar é recomendável, não só para jovens como para todas as pessoas que se interessem por saúde e conforto. Todos sabem como caminhar, não sendo necessário aprender técnicas complexas.
8) Aumento do tônus muscular: Os músculos da coxa, pernas e glúteos são os mais solicitados durante a caminhada. Mas os ombros e os braços também são beneficiados com o caminhar vigoroso.

FLUOR: É ASSUSTADOR E MORTAL!

O flúor em sua água e pasta dental é um subproduto industrial tóxico regulado pelo governo como uma substância  perigosa conhecida por causar um grande número de problema de saúde e até a morte!
A quantidade de flúor em seu abastecimento de água não é sempre bem vigiado. Dê uma olhada no link  Fluoride Alert website. Ele mostra em detalhe alguns dos vazamentos e overdoses de flúor nos sistemas públicos de água. Quando quantidades excessivas de flúor são derramadas na água potável, a água assim mesmo é fornecida para as casas para que você e seus filhos a tomem. 
Manchas em seus dentes podem ser um sinal de que ingeriu muito flúor

Um sinal de flúor em excesso são manchas no esmalte dos dentes.  As manchas podem ser brancas ou marrons. Para cobrir essas descolorações você terá que fazer coroas nos dentes. Essas manchas são definitivas e não conseguem ser removidas. A descoloração dental pode parecer inocente, mas é um sinal do que está acontecendo dentro do seu corpo. Seus ossos estão recebendo excesso de flúor. Isto faz com que os ossos comecem a esfarelar. Pequenas quantidades de flúor podem não causar esse problema, mas voce não tem como saber quanto de fato está ingerindo. 

O flúor mata sua tireóide, causa cancer e o torna abobado! 

Há cem anos, o flúor era prescrito pelos médicos para desacelerar uma tireoide superativa. Hoje usamos drogas que fazem o mesmo, mas isso não descarta os efeitos deletérios causados pelo flúor em sua tireoide. Flúor em excesso, que pode ter efeito cumulativo de todo o tempo que se consumiu o flúor, pode ainda diminuir a função da tiroide. E não é um processo reversível. Uma vez que tenha ocorrido, não há como voltar atras.
Num estudo feito em nove comunidades com o que se convencionou chamar de água potável otimamente fluoretada, os pesquisadores estudaram a incidência de certos tipos de câncer para determinar se havia um aumento devido ao flúor. Encontraram cancer ósseo em homens e câncer de boca, faringe, cólon, reto, figado, visícula biliar e dos rins positivamente associados com a água potável fluoretada. Lembre-se, não se tratava de overdose - eram os níveis normais de flúor na aguá potável.

Nos anos 50 e 60, a fluoretação da água era um tópico político quente. Os que estavam contra a fluoretação diziam que tratava-se de um complô dos russos para destruir a América. Os soviéticos estavam adicionando quantidades significativas de flúor à água e aos alimentos dos campos de prisioneiros por que o flúor diminuía o QI e tornava os prisioneiros passivos. A Guerra Fria estava em vigor e algumas pessoas acreditavam que os soviéticos estavam tentando tornar os americanos passivos e menos resistentes ao comunismo reduzindo os níveis de inteligencia. Não estou tentando convencê-lo de que os soviéticos estavam por detrás da fluoretação da água dos americanos. Meu ponto é que se sabe que o flúor diminui a inteligencia! Estudos chineses durante os últimos 14 anos confirmaram repetidas vezes que o flúor realmente diminui o QI


A água Ozarka não é fluoretada e nem a pasta de dentes da Jason. 
(No Brasil, apenas o Sensodine tradicional não tem flúor e é facil de encontrar).
Não há água não fluoretada no Brasil. A marca Ozarca nos EUA não contém flúor. Eu tenho água pura de poço do sítio e lá não tem flúor. 
As pastas de dentes da Philips e Sensodine tradicional  são as únicas sem flúor no Brasil. Acabei de encontrar mais um gel dental sem fluor: http://oleosdobrasil.com.br/Produto--ARNICA-e-CALENDULA-Schraiber-GEL-DENTAL-CALENDULA-Frasco-50g-Sem-Fluor-versao-407-486.aspx
(Nunca fui partidária da passagem de flúor nos dentes dos meus filhos. Os dois têm dentes muito bons, sem o flúor).

MARQUEI AS POSIÇÕES NO GOOGLE MAPS

MEU FILHO ESTÁ VIAJANDO NOVAMENTE, RUMO A TONGA


Então fica incomunicável, mandou apenas coordenadas geográficas que marquei no Google Earth. Ai que viagem longa, mais uma semana de Huahine para Tonga. E desta vez terão gente a bordo, vai estrear as domas que mandaram fazer especialmente.

Tonga é bem bonita. Acho que tem um porto abrigado, que nessa altura do campeonato é importante, dado o inicio da temporada dos furacões.

MANJERICÃO - OCIMUM SANCTUM - (TULSI EM SÂNSCRITO)


Ocimum sanctum (Tulsi) é uma planta sagrada e medicinal,  nativa da Índia subcontinental.  Esta planta pertence à família das labiadas. Também a chamam de Majari ou Krishna tulsi em sânscrito.Na tradição religiosa Hindu, a tulsi é uma simbolo importante e ele é adorado por grande número de indus pela manhã e à noite.  É um arbusto aromático e também a pedra fundamental do Ayurveda (medicina tradicional herbalista indiana). Cada parte da planta possui propriedades medicinais e assim todas as partes da planta pode ser usada como remédio herbal para tratar uma variedade de condições. 
A malária, febres periódicas e outros problemas serão curados se forem colhidas 11 folhas junto coom 4 grãos de pimenta do reino. Tulsi é mais efetiva quando usada com os asanas do Yoga e com exercícios de controle da respiração.  Para a má digestão, falta de apetite, constipação, flatulência, acidez e outras afecções do aparelho digestivo, a tulsi é um remédio confiável. 


Propriedades Medicinais do Manjericão 
  • Antiespasmodico
  • abre apetite
  • Galactagogo (aumenta o leite)
  • Carminativo
  • Estomáquico

Usos Medicinais do Manjericão:                                                                                       Na Ayurveda:

Na medicina ayurvedica, a planta do manjericão é usada topicamente para afecções da pele tais como eczema, micoses e picada de insetos de acordo com o Projeto de Cultura de Plantas da Agencia Reguladora de Produtos para a Saúde do Reino Unido. O manjericão contem óleos essenciais e antioxidantes que tem efeitos redutores do estresse no corpo. Em geral é usado para diminuir febres, melhorar afecções digestivas e pulmonares, eliminar toxinas/venenos e também medida preventiva  antibactericidas em infecções.  


Na  Medicina Moderna:
Novas pesquisas com o manjericão especificam que ele pode ser eficiente no tratamento de problemas tais como colesterol alto, diabetes tipo 2, ulceras, obesidade e no sistema imunológico comprometido ( devido a condições como câncer e AIDS) O uso tradicional do manjericão na ayurveda diz que ele tem propriedades intrinsecas em muitos dos óleos essenciais contendo eugenol e vários ácidos que tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. 
Usos Medicinais do Manjericão em primeiros socorros: 
  • Febres & Resfriados Comuns: 
    • As folhas do manjericão são especificas para vários tipos de febre. Quando as febres da malária e da dengue estão muito espalhadas principalmente na estação chuvosa, o chá feito usando as folhas age como prevenção contra essas doenças. Uma extração das folhas em água fervente, fervida com cardamomo pilado e meio litro de água e então misturado com açúcar e leite ajuda no caso de febres agudas. Para diminuir a febre pode-se também usar o suco das folhas. 
  • Dor de Garganta:
    • No caso de dor de gargante, água fervida com folhas de manjericão pode ser usada como alívio para a dor. Esta água também pode ser usada em gargarejos. 
  • Problemas respiratórios:
    • No tratamento de problemas do aparelho respiratório o manjericão também é útil. Na bronquite, asma, gripe, tosse e resfriado, faz-se a extração das folhas, com mel e gengibre. No caso da gripe, é melhor ferver as folhas com cravos e sal para obter alívio imediato. 
  • Poder de Cura:
    • As folhas são um tônico para os nervos. Encorajam a remoção de catarro dos tubos bronquiais. Também ajudam a aumentar o poder da memória. As folhas induzem muito suor e também na bronquite e asma, elas ajudam a mobilizar o muco. 
  • Tosses:
    • Em muitos xaropes e expectorantes ayurvédicos o manjericão é um dos componentes importantes. ,Em problemas respiratórios o manjericão ajuda a mobilizar muco.
  • Em Problemas Dentários:
    • Também em problemas dentários essa erva ajuda tais como a piorréia e outros. As folhas secas podem ser usadas como pó para escovar os dentes. Combate mau hálito e é bom para massageiar as gengivas. 
  • Pedras nos Rins:
    • Tem efeito espiralante nos rins. As pedras serão expelidas pelo canal urinário se tomar o suco de folhas de manjericão com mel durante 6 meses. 
  • Problemas do Coração:
    • Em problemas cardíacos, o manjericão tem efeito benéfico. Diminui o colesterol sanguineo. .
  • Problemas infantis:
    • O suco das folhas costuma dar resultado nos problemas normais das crianças, tais como tosse, febre, resfriado, diarreia e vomito. Se tomar o suco com açafrão, ajuda contra a catapora. 
  • Stress:
    • As folhas do manjericão tem atividade anti-estresse. Gente saudável pode mascar 12 folhas de manjericão duas vezes ao dia, ajuda a prevenir o estresse. Ajuda a purificar o sangue. 
  • Afecções da Boca:
    • Mascar as folhas também ajuda com aftas, gengivas sangrentas. 
  • Picadas de Insetos:
    • As folhas tem efeito preventivo e curativo contra insetos que picam ou mordem. Uma colher de chá de suco deve ser tomada e repetida depois de algumas horas. Na parte afetada, pode-se aplicar o suco fresco para dar alívio. Uma pasta preparada com raízes frescas de manjericão pilado também é eficiente contra sanguessugas. 
  • Afecções da Pele:
    • No tratamento de micoses e outras doenças da pele, o suco do manjericão quando aplicado no local. No tratamento de leucoderma, tem sido usado com sucesso por alguns naturopatas.
  • Dores de Cabeça:
    • Na testa, folhas pulverizadas de manjericão misturadas à sândalo pode ajudar a aliviar a dor de cabeça. Fornece calor e frio. 
  • Problemas dos Olhos:

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MAYA PINES - ALIMENTOS E O CÉREBRO

A ligação se torna mais visível!
Em todas as pesquisas sobre a influência dos nutrientes sobre o cérebro, a idade é um fator preponderante. Antes e depois do nascimento, o cérebro está mais vulnerável; é durante os 3 últimos meses da gravidez, quando os neurônios do cérebro estão se dividindo e crescendo em velocidade máxima, e também nos primeiros 18 meses de vida, quando os neurônios desenvolvem suas funções especiais de modo que estejam em condições de enviar sinais a outras células e recebê-las. Uma alimentação equilibrada com proteína suficiente para mãe e filho é essencial durante esse período; de outra forma o cérebro do bebê pode ficar subdesenvolvido ou atrasado definitivamente.
Há evidências que mostram que crianças que, ao serem amamentadas ficaram subnutridas e cujas mães não receberam alimentação adequada no último período da gravidez, estas crianças mostraram um QI mais baixo do que outras e também que conseguiram se concentrar menos que outras crianças, mesmo quando depois receberam alimentação adequada. Por outro lado, crianças que até os 18 meses receberam proteínas suficientes e só mais tarde passaram pela subnutrição, conseguiram se  recuperar após receberam nutrição normal.
Pessoas idosas podem precisar mais de apenas uma alimentação equilibrada com proteínas suficientes. Ao envelhecer muitos neurônios cerebrais morrem e não são repostos. Esquecimento e vagareza são os resultados disso. "Pode-se considerar que se poderia oferecer um tônico para os idosos para contrabalançar esse processo de perda de neurônios de modo a alimentar muito bem os neurônios restantes" diz o Dr. Wurtman, "se houver muito poucos neurônios, deveria ser possível que se pudesse aumentar sua capacidade."
O método mais desejável seria através de um enriquecimento dos alimentos com nutrientes que afetam os neurotransmissores. Ao contrário dos medicamentos, esse métodos tem a vantagem de que os nutrientes são mais seguros e tem menos contra-indicações." Não se trata aqui de novas conexões - na verdade, são conexões bem antigas" diz o Dr. Wurtman. "O corpo humano aprendeu já nos primórdios da evolução a lidar com isso." Finalmente, acho que consideramos bem normal pegarmos determinados alimentos quando sofremos de insonia ou depressão, quando queremos melhorar nossa memória ou quando quisermos aliviar a dor - ou para os outros usos que os pesquisadores encontrem à medida em que descubram cada vez mais a conexão entre alimento e cérebro.

MAYA PINES - ALIMENTOS PARA A MEMÓRIA?

Vermecelli como apoio para a memória - Os fabricantes do chá Lipton estão pesquisando a possibilidade de colocar um nutriente no macarrão para outro fim: evitar a perda da memória. Em 1975 o Dr. Wurtman e uma estudante de doutorado, Edith Cohen afirmaram que a ingestão do nutriente alimentar colina aumenta a quantidade de acetil-colina no cérebro. Medicamentos que bloqueiam a acetilcolina em voluntários normais parecem afetar a memória deles, enquanto medicamentos que estimulam o funcionamento da acetilcolina melhoram a memória ou a recuperam. 
Pouco tempo depois o Dr. Wurtman e seus colegas descobriram que a lecitina, a fonte natural de colina em animais e seres humanos, é capaz de estimular ainda mais a acetilcolina no cérebro.
Será que uma quantidade extra de lecitina poderia melhorar a memória? Esta é uma pergunta extremamente importante para as pessoas que sofrem de um tipo de memória que frequentemente aparece com o avançar da idade.
Há pouco tempo um pesquisador britânico publicou os resultados de uma pesquisa que durou 6 meses em que pacientes que sofriam da doença de Alzheimer tomavam diariamente 25f de lecitina purificada. Sua memória melhorou um pouco ou a perdiam menos rapidamente, em comparação com pacientes que não a tomaram.
A lecitina utilizada nesse tipo de experiencias parece ter pouco a ver com a maioria dos preparados que contém lecitina que se compra em farmácias e drogarias. Esses produtos, uma mistura de extratos de soja, contem muito menos colina. Parece que uma dose diária de 20g de lecitina purificada é  necessária para realmente ter influência sobre a memória. A lecitina contida no macarrão que está sendo estudada está sendo aguardada ansiosamente, mas será utilizada sob supervisão médica e será encontrada sob a forma de diversas sopas.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

MAYA PINES E O QUE VOCÊ COME PODE TER INFLUÊNCIA SOBRE O QUE VOCÊ PENSA

Hoje muitos pesquisadores buscam descobrir a reação do cérebro aos nutrientes. Descobriram que nosso humor, nossa capacidade de reação, nossa memória e até mesmo o quanto sentimos de dor podem ser influenciado pelo que comemos. Essas descobertas podem levar não apenas a métodos mais seguros de interferir em nossos processos mas também a modos de tratar as pessoas mais velhas para melhorar o funcionamento de seus cérebros.
Grande parte da pesquisa enfoca os neuro-transmissores, reações químicas através das quais os neurônios ou células nervosas no cérebro podem se comunicar. Quando você pisca o olho ou tenta se lembrar de algo na sua memória, alguns neurônios em seu cérebro fabricam neurotransmissores que são liberados e estes mandam sinais a outros neurônios.
Existem no mínimo 30 tipos de neurotransmissores e, em primeira instancia, parecia pouco provável que algo tão indeterminado quanto o alimento pudesse influenciar um determinado tipo de neurotransmissor. Além disso, o cérebro fica protegido pela assim chamada barreira sangue-cérebro que impede que uma série de substâncias entrem na corrente sanguínea, entre as quais possíveis substancias químicas danosas, porém também substancias medicamentosas úteis. apenas algumas substancias, entre as quais o álcool, passam facilmente pela barreira.
"Há mais ou menos 10 anos descobriu-se que a capacidade do cérebro de fabricar certos neurotransmissores é dependente de uma certa quantidade de diversos nutrientes no sangue" diz o Dr. Richard J. Wurtman, que trabalha no MIT como neuro-endocrinologista. Logo que o alimento é processado no canal estomago-intestino, esses nutrientes são liberados na corrente sanguínea e circulam através do cérebro, onde alguns conseguem entrar nos neurônios cerebrais e, desta forma, possibilitam a formação de neurotransmissores. "Isso significa, diz o Dr, Wurtman, que o cérebro não fica protegido acima de tudo, mas, ao contrário, é fortemente dependente do que comemos."
Trafego Congestionado - Agora que os pesquisadores estão descobrindo quais os nutrientes que passam pela barreira protetora do cérebro e por que, então eles poderão dizer o que é verdade ou falso em relação à influencia da alimentação. Para exemplificar, eles podem nos dizer o que comer antes de dormir, de modo a sentir sono.
O que nos deixa sonolentos é um neurotransmissor que se chama SEROTONINA. Mas para fabricar a serotonina os neurônios do cérebro precisam de TRIPTOFANO, um dos aminoácidos que constituem as proteínas. No MIT, os doutores Wurtman e John Fernstrom, já nos anos 70 sabiam que, se ratos recebiam triptofano em estado puro, seus cérebros produziam mais serotonina. Os pesquisadores se perguntavam como é que poderiam influenciar os cérebros de seres humanos para que se sentissem sonolentos através de uma maior produção de serotonina. A resposta não é ingerir carne ou tomar leite, pois o triptofano está presente na maioria das proteínas em quantidades muito pequenas e desta forma estaria em posição de competição muito desfavorável pela passagem da barreira de proteção do cérebro.
"Parece com uma situação de congestionamento de transito onde uma grande quantidade de carros querem entrar ao mesmo tempo numa variante para a autopista, explica a Dra. Judith J. Wurtman (espos). Pode-se comparar o triptofano com um Fusca velho que perde a vez para carros maiores e mais velozes. Mas quando todos os outros veículos forem embora, ele tem livre acesso.
Parece que os aminoácidos concorrentes podem ser tirados do caminho através da ingestão de carboidratos. Estes aumentam a liberação da insulina no organismo e a insulina limpa o sangue dos outros aminoácidos. Logo que os outros aminoácidos entram nas células musculares, mais triptofano pode entrar no cérebro. (Por isso seria má idéia tomar um copo de leite para alguém que deseja dormir). O leite tem muita proteína -  mais ou menos 8,5g por copo - em comparação com mais ou menos 12g de carboidrato por copo. Provavelmente uma pequena quantidade de carboidrato pode dar sono desde que não se coma proteína junto. Então algumas bolachas ou crackers num estomago vazio daria bom resultado, segundo o Dr. Wurtman. À noite, quando o sangue ainda tem bastante aminoácidos, resultado da proteína ingerida anteriormente, haverá a necessidade de ingerir mais carboidratos para fazer o mesmo efeito. De acordo com a Dra. Judith, a maioria das pessoas reage bem a mais ou menos 40g de carboidratos, isso corresponde a uma fatia de pão com geleia ou uma banana grande.
Portanto, se você tem dificuldade de cair no sono e quiser assaltar a geladeira, escolha algo rico em amido. Se quiser ficar acordado coma queijo.

Outra razão para comer mais carboidratos do que proteína é que se consegue aliviar dores. Os pesquisadores tentaram dar às pessoas triptofano puro. Na MIT o psicologo Harris Lieberman fez uma pesquisa com oito voluntários do sexo masculino, fazendo-os utilizar um "dolorímetro", um aparelho que concentra o calor de uma lâmpada de 100watts num lugar do tamanho de uma moeda de 10 centavos. Os voluntários focalizaram seu antebraço por períodos de até 3 segundos e aferiram a dor após cada tentativa numa série de 144 com diferentes intensidades. O Dr.Lieberman constatou que uma única dose de triptofano conseguiu diminuir significativamente a sensibilidade de homens à dor.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Temple na Filadélfia, fez experimentos com 30 pacientes que sofriam de sofriam de dor cronica nas mandíbulas. Todos eles foram colocados numa dieta com bastante carboidratos e poucas proteínas e gorduras e um dos grupos com triptofano e outro não (placebo). Os pacientes na dieta mais o triptofano indicaram uma sensível melhora com diminuição da dor. Mesmo os pacientes que se mantiveram na dieta rica em carboidratos, sem o triptofano, manifestaram alguma melhora.
Talvez num futuro próximo seja possível diminuir a dor psíquica de uma depressão grave com o uso de tirosina, outro aminoácido. Os primeiros experimentos com tabletes de tirosina pura foram positivos, diz o Dr. Alan J. Gelenberg, diretor da clinica para Estudos Especiais do Hospital Geral de Massachusetts, Boston. O Dr. Gelenberg escolheu a tirosina para sua pesquisa por que os neurônios cerebrais transformam esse aminoácido em norepinefrina, um neurotransmissor que, em alguns pacientes fortemente deprimidos, parece estar pouco ativo. No caso de uma jovem senhora que frequentemente chorava e mostrava pouco interesse pelo mundo exterior, houve uma melhora significativa após 2 semanas de tirosina. Quando os tabletes foram substituídos por placebo, os sintomas da depressão voltaram. Novamente deram tirosina e ela melhorou.
Se a tirosina mostra ser eficaz para um grande numero de pacientes com depressão, ela seria mais segura que os tratamentos convencionais, pois muitos dos remédios utilizados apresentam muitos efeitos colaterais indesejáveis.
Ainda não existe a possibilidade de se  fazer uma dieta rica em tirosina em casa, avisa do Dr. Gelenberg. As proteínas em que a tirosina aparece possuem também outros aminoácidos que competem com a tirosina pela passagem da barreira sangue/cérebro. Também não existem alimentos que poderiam abrir caminho para a tirosina, como ocorre com os carboidratos que o fazem para o triptofano. Por isso, a tirosina deve ser utilizada em sua forma pura, em tabletes ou como parte de um alimento livre de carboidrato. Já existem um fabricante de chocolates que provê o Dr. Gelenberg com chocolates com tirosina, para a pesquisa.

Traduzido de um texto em inglês de Maya Pines.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO



CARROÇA VAZIA

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque e eu aceitei com prazer. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:

 - Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
 Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
 - Estou ouvindo um barulho de carroça.
 - Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia.
 Perguntei ao meu pai:
 - Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
 - Ora, respondeu meu pai. É muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz.

 Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais,
gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotente, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é o dono (a) da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai dizendo:
 "Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz..."

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ARROZ INTEGRAL OU ARROZ BRANCO NORMAL!?!?

Adorado por vários povos, sendo a base da alimentação da metade da população mundial, o arroz é talvez o prato mais presente na mesa do brasileiro, especialmente quando vem acompanhado de seu par perfeito: o feijão. Nas últimas décadas, preocupados com uma alimentação saudável, atletas e simpatizantes da qualidade de vida têm aderido a outro tipo de arroz – o integral, conhecido por suas propriedades nutricionais. 


De cor castanha, em decorrência da película que recobre o grão (mesocarpo), o arroz integral deve seu valor nutritivo justamente a essa casca que o reveste. Além de ser rico em minerais, óleos essenciais e vitaminas B1, B2, E, cálcio, fósforo e magnésio, praticamente não tem gordura ou sal.  A comparação dos dois tipos de arroz – o integral e o tradicional – mostra que este último passa por determinados processos de beneficiamento para ter uma aparência mais atrativa aos olhos do consumidor, atingir um período mais longo de conservação e cozinhar mais rapidamente. Para ficar branco, muitas vezes são usadas substâncias como talco ou parafina, o que contribui para a redução do valor nutritivo.  Nas classes menos privilegiadas, é comum encontrar pessoas vítimas de beribéri, que baseiam sua alimentação no arroz branco e sofrem de carências vitamínicas. No entanto, alguns estudiosos indicam a ingestão de arroz nos casos de desarranjo intestinal, inflamação cutânea, falta de resistência imunológica e pelas vítimas de doença celíaca (alérgicas a glúten).  Segundo Jocelem Marodi Salgado, professora titular em nutrição do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da USP de Piracicaba, embora o arroz integral tenha uma quantidade maior de calorias do que o tradicional, ele pode fazer parte de dietas de emagrecimento. “Pelo fato de o integral não sofrer nenhum tipo de processamento, retém mais os nutrientes.”  A especialista explica que antes os pesquisadores desconheciam o poder das fibras alimentares, um dos nutrientes contidos no arroz integral. “Recentemente, foi descoberto que a fibra solúvel seria ideal no combate a diabetes, a doenças cardiovasculares e ao colesterol alto, daí a importância do arroz integral”, comenta. Ela afirma ser muito comum as pessoas terem um certo preconceito com a aparência do alimento. “Mas só a aparência é esquisita. O gosto é praticamente o mesmo do arroz beneficiado. Basta apenas que a pessoa saiba temperá-lo.” 


MACETE
As únicas desvantagens são o prazo de conservação e o tempo de cozedura, que é mais prolongado. Uma dica para facilitar o cozimento é deixar o arroz integral de molho, cozê-lo duas vezes ou na panela de pressão. Outra opção é comprar o arroz semi-integral, cujo tempo de cozedura é reduzido. 


Para o triatleta Marco Paulo Soares, de 26 anos, o arroz integral já faz parte do cardárpio. “Abdiquei do arroz tradicional há uns três anos. Para não enjoar, além do arroz integral combinado ao feijão faço uma salada dele com pimentão e brócolis. Fica uma delícia!”, ressalta. Outras opções são o bolinho de arroz integral, arroz integral à grega e risoto. 
Obs.; Risoto à moda brasileira, com arroz integral, ervilhas, sardinha, etc. e levado ao forno...

ARROZ BRANCO OU INTEGRAL?

Quando o arroz nasce ele é integral, por dentro tem uma grande quantidade de amido coberta por uma pelicula que contem todas as vitaminas do complexo B, fibras, aminoacidos, minerais, alem do germe que é a vida do arroz riquissimo em vitaminas que faz um bem enorme para nossa saude.

A unica coisa que se tira do arroz é a palha amarela que envolve o grão.

Porem algum genio do mal um dia inventou uma tal de maquina beneficiadora de arroz. Até hoje não sei que beneficio é esse...

Essa geringonça serve pra produzir arroz polido, isto é, arroz branco.

O arroz integral é colocado nessa maquina que retira o germe e a pelicula que envolve o grão deixando somente o amido do arroz. Amido é um tipo de açucar.

O arroz que sai dessa maquina, na verdade é só o amido do arroz, costuma ser meio amarelado, mas graças ao talco que é colocado dentro da maquina pra não deixar ela entupir o arroz sai branco como papel.

A industria vende o arroz branco, que na realidade deveria chamar-se de amido de arroz, obtendo muito lucro. Aquela parte descartada do arroz pela maquina, o germe e a pelicula que envolve o grão, é riquissima em vitaminas do complexo B e a industria farmaceutica aproveita tudo isso pra produzir vitaminas do complexo B que serão vendidas nas farmacias.

Conclusão: O povo deixa de comer um arroz saudavel, delicioso e vitaminado para comer amido de arroz, isto é, açucar de arroz que só causa prisão de ventre por não ter fibras, tem gosto de papel, tem talco pra ficar branco e só faz mal pra saude.

Depois de ficar debilitado com carencia de vitaminas do complexo B de tanto comer arroz branco, o povo vai na farmacia e compra os remedios feitos do material desprezado pela maquina de raspar arroz, fazendo a industria lucrar novamente.

Antes de lançarem o arroz branco refinado no mercado, todo mundo comia arroz integral normalmente, mas a industria do arroz refinado logo usou o slogan de dizer que arroz integral era arroz de pobre, convencendo o povo ignorante a comer só o lixo branco que eles vendiam.
Até hoje reina esse preconceito contra o arroz integral que ninguem nunca comeu e não quer nem provar por puro preconceito.

O que voces acham ?


FUZUÊ

‎"Não fique triste se ninguém notar o que você fez de bom, afinal, o sol faz um enorme espetáculo ao nascer, e mesmo assim, a maioria de nós continua dormindo." 
C. Chaplin

INFORMAÇÕES SOBRE CÂNCER

http://www.youtube.com/watch?v=9AfuDVvhe4I&feature=share
Vale à pena ver, o que você come pode fazer a diferença entre ter ou não câncer.

A pessoa que postou no You Tube deixou a seguinte mensagem:

Entrevista, legendada em português, com o Dr.David Servan-Schreiber, autor do livro Anticâncer que vendeu mais de um milhão de exemplares em 26 países. Este livro foi o meu manual para entender o que estava acontecendo comigo em junho de 2008 quando descobri no meu corpo tumores no rim, próstata e fígado. Hoje, é o meu principal guia que vem me orientando para eu conseguir curar meus cânceres. Depois de ler o livro compreendi que nosso corpo é como um carro da marca Ferrari onde você só deve colocar o combustível, os óleos e os aditivos especificados, senão, adeus Ferrari. O corpo humano é uma obra-prima e não foi concebido para utilizar-se de comidas em fast-foods, refrigerantes, agrotóxicos, poluição e nem absorver o estresse da vida contemporânea. O nosso "software" não possui instruções para processar todo esse resíduo antinatural. Todo este lixo que absorvermos é cada vez maior e alimenta as células cancerígenas, destruindo lentamente o nosso "hardware". Se diminuirmos e até conseguirmos eliminar totalmente estes resíduos de nossas vidas, é possível evitar a maioria das doenças, pois nosso corpo volta a funcionar corretamente e os nossos hormônios se normalizam. Para tanto basta mudarmos o nosso estilo de vida constituído pela má alimentação que seguimos, dos exercícios que não temos o hábito de praticar e dos pensamentos ruins que nos dominam. Veja este vídeo e saiba o que Dr. David revela nesta entrevista.
Mas é preciso saber muito mais lendo o seu livro Anticâncer, que reuni as mais recentes pesquisas mundiais sobre quase tudo que pode nos beneficiar e que não são divulgadas. Tenho a absoluta certeza, que este livro o fará repensar seu conceito atual de como é levar uma vida saudável. Além disto, se você seguir o que ele recomenda é garantido que não acordará o câncer que existe adormecido em você. Atenção! Não deixe de acessar, via internet, as centenas de pesquisas referenciadas no livro, que são absolutamente claras e fantasticamente reveladoras. Qualquer erro encontrado na tradução favor comunicar-me. Saúde a todos, Luiz Henrique Xavier

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FRASE


‎"Um livro aberto é um cérebro que fala;

Fechado, um amigo que espera;

Esquecido, uma alma que perdoa;


Destruído, um coração que chora."



Voltaire"

DO FACEBOOK DA MINHA PRIMA HOLANDESA SASKIA SCHOLTZE

MINHA AMADA GATINHA KIWI FALECEU

Ela não estava muito boa, desde o início. Começou a apresentar sintomas de paralisia nas pernas traseiras, uma incapacidade de coordenar os passos. E daí foi de mal a pior. Eu VI quando ela se despediu de mim, Tirei uma foto! Chorei muito de tristeza. Foi muito triste ver como estava definhando. Acabei levando para sacrificar pois imaginei que estaria sofrendo! Adeus minha amiguinha querida! 

LÁ SE VAI MEU FILHO PARA VANUATU

PONTO DE VISTA

“The optimist sees the bagel,
the pessimist sees the hole”
Leonard Sorcher

EMAGRECI UM POUCO

Fiz dieta durante um mês, boas restrições, pouca proteína (100g)  nenhum carboidrato, bastante verdura. E nada de bebida alcoólica. Isso sim é bom. Vou manter esse hábito, só beber socialmente, durante um almoço, essas coisas. Assim já diminuo a ingestão de calorias vazias, sem nutrição. Só bicicleta ergométrica e caminhada aqui em SP. Não achei que fiquei muito encovada no rosto, não é? Também no total foram 5 kg, menos um pouco. Não é tanta coisa assim...

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

FILTROS SOLARES E CÂNCER DE PELE


apgestetica.blogspot.com

A epidemia de câncer de pele é um fenômeno mundial. O melanoma maligno está crescendo numa taxa de 7% ao ano nos Estados Unidos. Em 1991, os experts em câncer estimaram que haveriam 32.000 casos durante o ano dos quais 6.500 seriam fatais. A Austrália tem a maior taxa de melanoma no mundo. Para os homens, a taxa dobrou entre 1980 e 1987 e para as mulheres cresceu em mais de 50%. Agora se estima que aos 75 anos dois em cada tres australianos terão sido tratados de algum tipo de câncer de pele.

 Alguns mencionam as mudanças na camada de ozônio como a causa desse aumento enorme. Entretanto a camada de ozônio não mudou tão significativamente, a não ser nos polos.
Os pesquisadores agora estão começando a se perguntar se o uso de filtros solares poderiam ter contribuído para o problema. O crescimento dos melanomas foi extremamente significativo em Queensland, Austrália, onde o ministério da saúde há muito tempo promove vigorosamente o uso de filtros solares. Queensland agora maior incidencia per capita do que qualquer outra área no mundo. De fato, em termos mundiais, o maior aumento em casos de melanoma tem ocorrido em países onde os filtros solares químicos são exaustivamente promovidos.
 A maior parte dos filtros solares quimicos contem de 2 a 5 porcento de benzophenone ou seus derivados (ozibenzone, benzophenone-3) como agente ativo. O Benzophenone é um poderoso promotor de radicais livres, usado em processos industriais para iniciar reações químicas e promover ligações cruzadas. Este benzophenone é ativado por luz ultravioleta para produzir radicais livres, conhecidos por causar câncer.