Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

MAYA PINES - ALIMENTOS PARA A MEMÓRIA?

Vermecelli como apoio para a memória - Os fabricantes do chá Lipton estão pesquisando a possibilidade de colocar um nutriente no macarrão para outro fim: evitar a perda da memória. Em 1975 o Dr. Wurtman e uma estudante de doutorado, Edith Cohen afirmaram que a ingestão do nutriente alimentar colina aumenta a quantidade de acetil-colina no cérebro. Medicamentos que bloqueiam a acetilcolina em voluntários normais parecem afetar a memória deles, enquanto medicamentos que estimulam o funcionamento da acetilcolina melhoram a memória ou a recuperam. 
Pouco tempo depois o Dr. Wurtman e seus colegas descobriram que a lecitina, a fonte natural de colina em animais e seres humanos, é capaz de estimular ainda mais a acetilcolina no cérebro.
Será que uma quantidade extra de lecitina poderia melhorar a memória? Esta é uma pergunta extremamente importante para as pessoas que sofrem de um tipo de memória que frequentemente aparece com o avançar da idade.
Há pouco tempo um pesquisador britânico publicou os resultados de uma pesquisa que durou 6 meses em que pacientes que sofriam da doença de Alzheimer tomavam diariamente 25f de lecitina purificada. Sua memória melhorou um pouco ou a perdiam menos rapidamente, em comparação com pacientes que não a tomaram.
A lecitina utilizada nesse tipo de experiencias parece ter pouco a ver com a maioria dos preparados que contém lecitina que se compra em farmácias e drogarias. Esses produtos, uma mistura de extratos de soja, contem muito menos colina. Parece que uma dose diária de 20g de lecitina purificada é  necessária para realmente ter influência sobre a memória. A lecitina contida no macarrão que está sendo estudada está sendo aguardada ansiosamente, mas será utilizada sob supervisão médica e será encontrada sob a forma de diversas sopas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário