Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

NADA PARA POSTAR?

Terminei o livro do Harold T. Wilkins, muito legal, não dava para parar de ler! Em seguida peguei o David
Hatcher Childress, Sobre a America do Sul, e reli as partes que falam sobre Tiauanaco e arredores. Ele logo te puxa para a terra, dá uma quebrada do encanto do Wilkins, mas ainda assim vale! Acho que a teoria de que havia um mar interior aqui onde estão as bacias do Prata e Amazonas tem muito sentido. Ainda ontem vi um documentário acho que no History Channel, sobre o deserto do Atacama, o mais seco do mundo. E as evidências mostram que ali já foi mar!                   
3- O LUGAR MAIS SECO DO PLANETA
O DESERTO DE ATACAMA É CONSIDERADO O LOCAL MAIS ÁRIDO DO MUNDO, JÁ QUE EM MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS DE EXISTÊNCIA, ALGUMAS DE SUAS ÁREAS NUNCA RECEBERAM CHUVA. O SOLO É TÃO SECO QUE FOI INCLUSIVE UTILIZADO COMO BASE DE TESTES PARA OS VEÍCULOS QUE SERIAM USADOS EM MARTE. EMBORA SE PENSASSE QUE NÃO ABRIGAVA NENHUM TIPO DE VIDA, NOVOS TIPOS DE BACTÉRIAS DESCOBERTAS NO LOCAL PODEM DAR PISTAS SOBRE POSSÍVEL VIDA BACTERIANA EM MARTE. ATACAMA PODE AINDA REVELAR MUITOS MISTÉRIOS DE COMO A VIDA FLORESCE EM LUGARES ÁRIDOS. 
Que outro deserto do mundo pode se orgulhar de possuir lagoas de águas límpidas em tons de verde e azul e de ser emoldurado pela lendária Cordilheira dos Andes? Ou de ter vulcões que se espicham a mais de 6 mil metros (para efeito de comparação, o ponto mais alto do Brasil, o Pico da Neblina, no Amazonas, tem 3014 metros)? E ainda abarcar regiões que lembram o solo lunar, riachos e o segundo maior salar do planeta? Ocupando 3 mil quilômetros quadrados, é uma imensa planície forrada de sal, o dobro da área da cidade de São Paulo. E pensar que tudo isso já foi um grande mar, cuja água evaporou com o calor adurente do deserto, restando apenas esse mundão salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário