Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

GARRAFA COM MENSAGEM DENTRO LEVA 5 MESES DA AFRICA AO BRASIL

Experimento
Em 2001, um navegador italiano “cedeu à tradição”, colocou um papel dentro de uma garrafa e a jogou ao mar. O gesto nada tinha de romantismo. Era uma experiência científica. O papel continha o nome da embarcação, a data e o local (as coordenadas) em que a garrafa havia sido atirada, além do nome e endereço do velejador. A embalagem foi descartada em 26 de setembro de 2001 a 93,14 km da Ilha de Santa Helena, próximo à África. Quase cinco meses depois, foi encontrada pelos integrantes da Global Garbage na Costa dos Coqueiros, na Bahia. Exatamente em 8 de fevereiro de 2002. A garrafa percorreu quase 4 mil quilômetros, num trajeto semelhante ao percorrido pelo velejador brasileiro Amyr Klink entre a África e o Brasil.
A minha informação era a respeito de correntes marinhas, e a prova do não descobrimento acidental do Brasil. Se a garrafa chegou, qualquer um chegaria.
Mas agora essa história é para provar que o lixo jogado em determinados pontos por determinados países pode chegar rapidamente a outros locais! Nada romântico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário