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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

GÊNESIS JUSTIFICA A ESCRAVIDÃO!!!

Ainda conforme a Brígida e o texto do Genesis: O texto que fala sobre a maldição de Cam, pode ser considerado como o gerador da ideologia escravista cristã, servindo para justificar a existencia da escravidão como instituilão dentro do proprio corpo social. Deu margem à formulação da idéia de que o mundo encontrava-se dividido em tres: os filhos de Jafé (europeus, de Sem (semitas) e de Cam (africanos), sendo que os filhos de Jafé tinham o direito sagrado de utilizar os filho de Cam para certos fins, pois colaboravam com a redenção daqueles que eram marcados por dois pecados originais: serem filhos de Adão e de Cam. O modelo bíblico de trasmigração babilônica fez com que o Brasil fosse entendido como algo pertencente aos planos de Deus, comparável à Babilônia. Assim, os escravizados que chegavam ao Brasil eram, ao mesmo tempo, castigados para se apagar a maldição de Cam, e iluminados pela fé. O Brasil, neste sentido, era comparável ao purgatório.

O texto original de Genesis diz: "Benção e Maldição - Os filhos de noé, que saíram da arca, foram estes: Sem, Cam e Jafé; e Cam é o antepassado de Canaã; Estes tres foram os filhos de Noé, e a partir deles foi povoada a terra inteira. Noé, que era lavrador, plantou a primeira vinha. Bebeu o vinho, embriagou-se e ficou nu dentro da tenda. Cam, o antepassado de Canaã, viu seu pai nu e saiu para contar a seus dois irmãos. Sem e Jafé, porém, tomaram o manto, puseram-no sobre seus proprios ombros e, andando de costas, cobriram a nudez do pai: como estavam de costas, não viram a nudez do pai. Quando Noé acordou da embriaguez, ficou sabendo o que seu filho mais jovem tinha feito. E disse: "Maldito seja Canaã. Que ele seja o último dos escravos para os seus irmãos." E continuou: "Seja bendito Jafé, o Deus de Sem, e que Canaã seja escravo de Sem. Que Deus faça Jafé prosperar, que ele more nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo." (Biblia Sagrada, Edição Pastoral, Genesis, 9: 18-27, p. 22)

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