Cam é um personagem bíblico mencionado no livro de Gênesis, filho de Noé. Segundo o relato bíblico, Cam foi salvo do Dilúvio juntamente com seus irmãos Sem e Jafé.
Após o Dilúvio, Cam ter-se-ia deparado com Noé embriagado, tendo visto a sua nudez em sua tenda, contando o fato a seus irmãos, ao invés de cobrir o pai (Gênesis 9). Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos servos". Gênesis 9:25 "e disse: Maldito seja Canaã; seja servo dos servos a seus irmãos".
Segundo uma certa linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé estaria profetizando que um dos descendentes de Sem, Abraão, iria herdar a terra dos cananeus. De acordo com a Bíblia, Cam foi um dos filhos de Noé que se mudou para o sudeste da África e partes das proximidades do Oriente Médio, e foi o antepassado das nações daquelas localidades. A Bíblia refere-se ao Egito como "as tendas de Cam", "descendentes de Cam" e "a terra de Cam" em Salmos 78:51; 105:23,27; 106:22 e 1º livro de Crônicas 4:40.
Noé, era um ancião com mais de 600 anos de idade, e não um jovem imaturo, que caiu em pecado e vergonha. O texto hebraico sugere que Noé se descobriu deliberadamente de maneira vergonhosa; intemperança e impureza andam juntas. Alguns desculpam Noé, sugerindo que as novas condições climáticas da terra pós-diluviana facilitaram a fermentação de vinho, e que Noé não sabia o que estava fazendo. Mas a Bíblia não desculpa pecados. Este foi o terceiro fracasso por parte da humanidade. O ser humano tinha desobedecido no Éden, resultando em sua expulsão do jardim; havia corrompido a Terra, resultando no dilúvio; e agora, o cabeça da nova humanidade se havia embebedado de forma despudorada! Para piorar as coisas: Cam “vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos” (Gn 9:22).
Com base no texto bíblico de Gênesis 9:22, “ver a nudez” indica uma atitude de contemplação desrespeitosa de Cam, ao ver que seu pai estava nu. Notemos que não foi Cam quem descobriu seu pai, mas foi o próprio Noé quem se descobriu (o verbo está na voz reflexiva). Assim, o pecado de Cam provavelmente consistiu em zombar de seu pai, convidando outros para olharem para aquele insólito espetáculo. Tal zombaria estava em clara oposição ao mandamento de honrar pai e mãe. Tal atitude foi demonstração de imaturidade e irresponsabilidade. Em vez de sentir tristeza pela conduta imprópria do pai, Cam sentiu prazer em espalhar a notícia.
A maldição de Noé não é uma expressão de ressentimento, mas uma profecia do que aconteceria aos descendentes de Canaã. Como esclareceu Ellen White, “a profecia de Noé não foi uma manifestação arbitrária de ira ou uma declaração de favor. Ela não fixou o caráter e destino de seus filhos. Mas mostrou qual seria o resultado da conduta de vida que cada um havia escolhido, e o caráter que tinham desenvolvido. Era uma expressão do propósito de Deus para com eles e sua posteridade, em vista de seu próprio caráter e conduta. Em regra, os filhos herdam as disposições e tendências dos pais, e imitam-lhes o exemplo, de modo que os pecados dos pais são praticados pelos filhos de geração em geração. Assim, a vileza e irreverência de Cam foram reproduzidas em sua posteridade, acarretando-lhe maldição por muitas gerações” – Patriarcas e Profetas, pág. 118). Notemos que o relato sobre a maldição de Canaã tem sido arbitrariamente aplicado à África negra, e assim, utilizado como instrumento para justificar a escravidão e os preconceitos raciais. Alguns escravagistas chegaram ao absurdo de sugerir que Deus ordenou a escravidão da raça negra. Em relação a isso, observemos que foi Canaã, não Cam, que foi amaldiçoado (Gn 9:25).
Assim, estender essa maldição a todos os descendentes de Cam viola o sentido explícito do relato bíblico.
Torna-se evidente que essa maldição não se aplica à raça negra mas, sim, aos futuros inimigos de Israel, os canaaneus, notáveis por sua corrupção sexual. Levítico 18:2-23, por exemplo, identifica várias práticas sexuais ilícitas com os pecados dos cananeus. Assim, a maldição sobre Canaã não se pronuncia como punição por causa do pecado de Cam, seu pai. Antes, consititui-se em oráculo profético contra um futuro inimigo do povo de Deus, algo plenamente atestado pela história posterior dos canaaneus. Nota-se que a maldição sobre Canaã, não possui contornos raciais. Os cananeus recebem a maldição profética, não por serem uma raça diferente, mas por causa de sua depravação moral e dos deuses a quem adoravam. Não nos esqueçamos de Raabe, a mulher cananéia, que foi integrada ao povo de Deus.Portanto, a maldição de Canaã deve ser interpretada dentro do contexto do Antigo Testamento e identificada como a vitória dos israelitas sobre os cananeus, habitantes da terra prometida. É totalmente errado aplicar esta maldição à África negra, a africanos ou afro-descendentes.http://setimodia.wordpress.com
Assim, estender essa maldição a todos os descendentes de Cam viola o sentido explícito do relato bíblico.
Torna-se evidente que essa maldição não se aplica à raça negra mas, sim, aos futuros inimigos de Israel, os canaaneus, notáveis por sua corrupção sexual. Levítico 18:2-23, por exemplo, identifica várias práticas sexuais ilícitas com os pecados dos cananeus. Assim, a maldição sobre Canaã não se pronuncia como punição por causa do pecado de Cam, seu pai. Antes, consititui-se em oráculo profético contra um futuro inimigo do povo de Deus, algo plenamente atestado pela história posterior dos canaaneus. Nota-se que a maldição sobre Canaã, não possui contornos raciais. Os cananeus recebem a maldição profética, não por serem uma raça diferente, mas por causa de sua depravação moral e dos deuses a quem adoravam. Não nos esqueçamos de Raabe, a mulher cananéia, que foi integrada ao povo de Deus.Portanto, a maldição de Canaã deve ser interpretada dentro do contexto do Antigo Testamento e identificada como a vitória dos israelitas sobre os cananeus, habitantes da terra prometida. É totalmente errado aplicar esta maldição à África negra, a africanos ou afro-descendentes.http://setimodia.wordpress.com
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