Powered By Blogger

terça-feira, 14 de junho de 2011

ASSISTI AO VIRTUAL REVOLUTION MAIS UMA VEZ

MAs certamente vou ver mais uma vez. É muita informação e a reporter é realmente boa. 
"O Canal Odisseia aproveitou o mês de Setembro de 2010 para transmitir um episódio semanal de uma série intitulada A Revolução Virtual durante todo o mês. É uma série que retrata a revolução que se deu a nível da Internet, abordando um pouco de tudo sobre a mesma, deste os motores de busca, passando pelas redes sociais online e os bancos virtuais.

O euros 'N' dollars não podia deixar esta oportunidade passar em branco e apresenta os episódios da mesma, disponíveis para visualização directa no YouTube ou para download no fórum. Infelizmente não consegui gravar o primeiro episódio, mas espero gravar todos os outros três e ir postando neste tópico à medida que forem lançados. Talvez consiga gravar o primeiro episódio quando o Canal Odisseia voltar a repeti-los, caso o faça.

Eis então a lista de episódios disponíveis para download:

Episódio 2 - A Revolução Virtual: Inimigo do Estado? (10/09/2010)

Na rede não importa de onde és. De facto alguns predizem que o conceito de comunidade global está a diminuir a presença da ideia de estado ou nação. Ainda que alguns estados estejam já a contra-atacar e utilizem a rede para os seus próprios interesses, uns como método de controlo, outros para censurar, e até alguns para fazer a guerra. Vemos, por um lado, como o Twitter ajudou os votantes a protestar perante o mundo sobre umas eleições fraudulentas, e por outro, como a Internet contribui para promover ideologias radicais e alentar movimentos terroristas. Somos os cidadãos mais vulneráveis ao controlo por parte do Estado graças à de rede de redes? Inovações como  eBay ou PayPal estão a contribuir para a americanização do planeta?

Episódio 3 - A Revolução Virtual: O Custo do Gratuito (17/09/2010)

A web parece estar a desafiar todo o sentido económico que conhecemos. Se o acesso à maioria dos sítios web for gratuito, o que conseguem em troca todas as empresas que gastam fortunas nos seus sítios web? Neste novo negócio da informação a moeda de câmbio, não é tanto o dinheiro físico como os dados e características do potencial utilizador do meio web. Assim vemos como a nossa privacidade se dilui, se trafica com ela, a favor dos interesses económicos das grandes empresas virtuais. Neste episódio aproximar-nos-emos do trabalho dos anunciantes para descobrir o que teclamos no Google e o que estariam dispostos a pagar por influir no resultado do que vemos quando pulsamos "Procurar". No entanto, o Google está a dirigir-se para o desenvolvimento de redes sociais como o  Facebook que requerem chaves de acesso. Converter-se-ão estas redes invisíveis numa web paralela?

Episódio 4 - A Revolução Virtual: Homo Interneticus? (24/09/2010)

O mundo online permite-nos mostrar aquilo que mais gostamos em nós num mundo virtual. Mas, seremos na realidade uns coelhinhos da Índia a fazer parte de uma experiência global? Alguns especialistas falam dos perigos da web no nosso cérebro e nas nossas relações, e das consequências negativas que provoca a falta de delimitação entre a identidade pública e a privada. Aproximar-nos-emos de histórias que falam de tudo isso: Jenny Kaye conta-nos como através de webcams instaladas na sua casa mostrou toda a sua vida online e as graves razões pelas quais sete anos depois se desconectou; um grupo de bloggers fala-nos do bullying e das ameaças de morte que receberam através da rede; e um psicólogo questiona a mudança na natureza das relações humanas quando os amigos são pessoas que se conhece e com as quais uma pessoa se relaciona através deste mundo online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário