Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

25 SUPER ALIMENTOS segundo artigo na Oprah magazine

Só o poster já é lindo, veja só:

Abacate: tipo de gordura boa que ajuda a inibir a absorção
de colesterol ruim.Possuem alto teor de luteina que ajuda a visão, foltatos e potássio que ajuda a diminuir a incidencia de doenças cardiovasculares. Enão contém muitos pesticidas!

Beterraba: o pigmento betacianina que dá a cor característica à beterraba é um dos muitos fitonutrientes que ajudam a evitar doenças;é também rica em folatos que ajudam a prevenir problemas de parto, cancer de colon, osteoporose, além de terem bastante beta-caroteno e fibras.

Raiz Forte: rica em glucosinolate, que evita o cancer e mata as bactérias. Boa fonte de cálcio, potássio e vitamina C, que entre outras coisas ajuda a manter o colágeno.

Batata Doce: em qualquer cor, ela contém fitonutrientes que promovem a saúde do coração e a visão, além de aumentar o sistema imonológico. Tem muito beta-caroteno que diminui a incidencia de cancer de mama e vitamina A que se acredita diminuir os efeitos do fumo.

As Crucíferas (Couve-flor, brocolis, repolho): um importante fitonutriente o sulforafane aumenta as enzimas e acredita-se que previna o cancer de colon e de pulmão.

Blueberry (espécie de mirtilo): tem muitos antioxidantes que lutam contra os efeitos inflamatórios. A antocianina que dá a cor azul à fruta tem efeitos anti-diabéticos. Parece que também ajudam a prevenir doenças do músculo do coração.

Vegetais de folhas verde escuro: vegetais tais como espinafre, couve, sao excelentes fontes de ferro (bom para as mulheres), além de vitamina A e luteína, bons para os olhos. E sabe o tal do Omega 3? Pois está aí também e principalmente nas algas escuras, por isso os peixes tem tanto Omega 3!

Os Alliums, que incluem o alho, alho-poró e as cebolas ajudam a abaixar a pressão alta, e os níveis de colesterol. As pesquisas indicam que ajudam a lutar contra o cancer de próstata, de colon e de estomago. Também tem propriedades antibióticas, boas para rechaçar tanto vermes quanto vampiros!

Cereais integrais: tem muito magnésio e fibras, vitamina B e manganês. Além disso eles saciam mais portanto voce come menos!

Cúrcuma: na medicina holistica é usado como auxiliar da digestão bem como curador de feridas. Como é também anti-inflamatório, use curry quando tiver um dente inflamado ou uma torção (cúrcuma é o ingrediente principal do curry, daí sua cor amarela).

Orégano: O superstar dos antioxidantes, 1/2 colher de chá dele seco tem os mesmos benefícios de uma salada de espinafre.Funciona como expectorante, limpa a congestão e auxilia a digestão.

Canela: Medalha de ouro de antioxidante entre as ervas e temperos. Tem efeito positivo sobre o nível de glicose do sangue, o que pode dar a impressão de saciedade.

Pimenta do Reino, Gengibre e Pimenta Cayena: possuem gingerois, capsaicina e peperina que causam o ardor na língua, sendo compostos que ativam o metabolismo. Também tem efeito afrodisíaco, mas não os use se estiver tendo ondas de calor!

Misso: pasta feita de soja fermentada, tem baixo teor de proteínas (2 gramas por 25 calorias), contem vitamina B12, sendo boa fonte de zinco que é bom para o funcionamento do sistema imunológico.

Iogurte: todos conhecem seus efeitos benéficos, sendo boa fonte de cálcio, fósforo e proteína.

Sardinhas: não possuem tanto mercúrio quanto certos tipos de atum, são ricas em vitamina D e cálcio.

Salmão, tanto fresco quanto em lata: tem altos níveis de acidos graxos omega3  EPA e DHA.

Sementes de Gergelim: possuem ligninas que baixam os níveis do colesterol. São boas fontes de cálcio, fósforo e zinco, bem como de cobre, que se supõe ajudem a manter a boa estrutura óssea.

Nozes: São as que mais contém acidos graxos omega 3 alfalinoleícos, responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol ruim bem como as inflamações nas artérias. São também boas fontes de anti-oxidantes, vitamina E, selênio e magnésio.

Chá Verde: embora todos os chás (preto, verde e branco)tenham efeitos anti oxidantes, é o verde que tem os níveis mais altos, ajudando a prevenir problemas do coração e ajudando a aumentar a densidade óssea, porém não junte leite ao seu chá. Pode acontecer de inibir a absorção das catequinas.

Chocolate Amargo: Rico em biofavonóides, ajuda a aumentar a circulação sanguínea, evitar tosse, aumentar a memória e ajudar no tonus da pele - 30 gramas por dia é a dose!

Linhaça: essas sementinhas contém altos teores de ácidos graxos omega 3 que aumentam o metabolismo celular, reduzindo os níveis dos triglicerídeos e baixando a pressão sanguínea.

Figos: usados a milênios pelos povos do mediterraneo e do oriente médio, os figos são uma excelente fonte de fibra dietética, também são ricos em cálcio e potássio.

Algas: trata-se de ir direto à fonte do Omega 3 além de conterem todos os minerais encontrados no mar. Como tem muito magnésio podem ajudar a prevenir ataques de asma e de enxaquecas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário