Powered By Blogger

terça-feira, 30 de novembro de 2010

QUASE TODO O LIVRO SOBRE IBIUNA É INFORMATIVO

A parte gostosa é a das lendas e tradições.
Uma certa polêmica a respeito do nome Ibiuna, que uns dizem ser:
Ybi - UNA - terra preta ou Y-Una= agua preta
Mas a lenda fala sobre um local que tinha muita neblina, os ventos do atlântico subindo a serra do mar acabavam presas pela serra de São Francisco, tornando a área da represa um local nebuloso. Então não sei não. A terra em Ibiuna não é preta, ela é avermelhada. A água é meio escura, cheia de algas, talvez então agua preta seja mais correto. E acabaram colocando uma espécie de escultura com dizeres na entrada da cidade dizendo terra preta umas quinhentas vezes!!!
O rio que passa por lá e que é afluente do Sorocabuçu é o rio Una. Rio escuro, ou preto. A cidade se chamava Iuna, mas tinha outra na Bahia chamada assim, então a nossa ficou Ibiuna!! História estranha. Deixa eu ver se tem cidade Iuna na Bahia. Oh Yes! tem, mas é Una, sesmaria perto de Ilheus! Sesmaria é mais velho que nossa cidade de Ibiuna. Então acho que inventaram! O b não existia na grafia antiga! Por que será??

2 comentários:

  1. Ola Henriette!! Parabéns pelo blog.
    Vou fazer um TCC sobre Ibiúna. Você poderia me apresentar o seu exemplar? Procurei e nada de achar. Se puder me adicionar no facebook para que conversemos. Agradecida! https://m.facebook.com/caxinguela

    ResponderExcluir
  2. Ola Henriette!! Parabéns pelo blog.
    Vou fazer um TCC sobre Ibiúna. Você poderia me apresentar o seu exemplar? Procurei e nada de achar. Se puder me adicionar no facebook para que conversemos. Agradecida! https://m.facebook.com/caxinguela

    ResponderExcluir