Celebridade Neozelandesa
Poucos chefs puderam aperfeiçoar o ciclo da horta para a mesa tão eficientemente quanto Annabel Langbein cuja abordagem simples e fresca da comida e da vida ocasionaram fâns internacionalmente.
Embora tenha virado celebridade, a visão dela continua tão pé-no-chão quanto no primeiro dia em que resolveu cozinhar para vier há mais de 20 anos.
Hoje uma das chefs neozelandesas de maior projeção, com 15 livros, diversos premios e muitos empreendimentos de sucesso em seu nome, Langbein tornou-se um exemplo de como a vida deveria ser - promovendo um modo de vida mais saudável e menos complicado, sustentado pela comida fresca, cultivada em casa, facilmente preparada e graciosamente compartilhada.
Paixão sempre se desenvolvendo
Tendo em vista como foi criada, não é dificil de entender que tenha se tornado uma cultivadora e uma cozinheira apaixonada .
Seu pai Fred trabalhava na cidade, mas chegava em casa à tardinha para cuidar de sua horta e suas abelhas - ou seja, sua contribuiçáo para as refeições nutritivas e saudáveis da família.
Sua mãe Anne tinha se graduado em cozinha natural e ciencias do lar na universidade, que, com muita habilidade e talento aprontava uma dieta interessante e punha um esforcinho extra na apresentação e arrumação da mesa.
Langbein conta que seus pais tinham passado a Segunda Guerra Mundial e por isso eram parcimoniosos e engenhosos.
"Mas a nossa vida doméstica não era séria ou circunspecta. Toda noite minha mãe se dava ao trabalho de pôr a mesa com velas e um belo arranjo de flores do jardim e nos reuniamos para discutir os assuntos do dia."
Hippie auto suficiente
Langbein diz que entrou na adolescência nos anos 70 como uma hippie e feminista, que pregava contra a domesticidade, o consumismo e o mundo urbano em geral.
Ela largou a escola e o lar aos 16 anos e se mudou para Taranaki, onde viveu um estilo de vida alternativo com seus amigos na beira do Rio Whanganui - plantando vegetais, cozinhando à lenha e vivendo do que a terra dava.
"Durante muitos anos eu cacei e pesquei a maior parte da minha própria comida, pegava enguias, colocava linhadas, pulei de helicópteros para ajudar a proteger veados em perigo, como forma de ganhar a vida."
"O que eu pegava eu cozinhava, experimentando incansavelmente num processo de aprendizado que vinha do que eu tinha visto na cozinha de minha mãe. Na maior parte, meu aprendizado não estava restrito pela tradição ou regras de nenhuma escola ou tendência alimentar em particular. Algumas coisas funcionavam, outras não."
Horticultura e Cozinha
Langbein admite que ela nunca aprendeu a cozinhar formalmente, embora mais tarde em sua carreira ela tenha feito alguns cursos no Culinary Institute of America no estado de New York.
Ao invés disso, ela escolheu estudar horticultura na Universidade na Nova Zelândia - uma decisão que se provou muito válida.
"Entender como as plantas crescem é incrivelmente útil quando se cozinha," diz ela.
Sua primeira investida no mundo culinário aconteceu em Gisborne na costa da Ilha Norte, quando uma amiga lhe pediu que cuidasse de seu pequeno restaurante.
Então ela começou seu próprio negócio de catering e está nesse ramo desde então.
Seu próprio programa de RV estreou em 2010 na Nova Zelândia. É esse programa que todos temos visto apresentado pela GNT. O programa está sendo distribuído no mundo todo pela mesma companhia que distribui os programas do Jamie Oliver, Bill Granger e Martha Stewart.
Culinary Institute of New Zealand
Em 1991 Annabel estabeleceu o Culinary Institute of New Zealand, uma consultoria especializada em marketing de alimentos, responsável por campanhas de marketing e de média para fabricantes neozelandeses de alimentos, varejistas e exportadores. Envolveu-se na promoção da comida da Nova Zelândia fora do país para a Trade New Zealand, trabalhando em Sevilha e na Coréia.
Serviu de jurada para a Premiação de Livros Júlia Childs durante 3 anos e durante sete anos trabalhou como diretora da Kapiti Cheese.
É ativista de campanhas contra a entrada de organismos geneticamente modificados (GM) na corrente alimentar e participa do Conselho de Sustentabilidade da Nova Zelândia, organismo comprometido em manter a comida, fibras e ecosistemas da Nova Zelândia livres de organismos geneticamente modificados.
Livros
Tem 15 livros publicados, alguns premiados, um deles por melhor fotografia, o "Savour de Pacific."
Casada com Ted Hewetson e mãe dos adolescentes Sean e Rose, Ela continua viajando muito com sua editora e embora tire muita inspiração das viagens, ela admite que acha difícil estar longe de sua cozinha.
Auckland & Lake Wanaka
Seu tempo se divide entre sua casa em Auckland, onde tem sua equipe, e a propriedade à beira do lago Wanaka, na ilha Sul. O local serve de set para as filmagens dos programas que vemos na TV. Têm duas grandes hortas e um pomar grande.
O que vemos nas apresentações semanais é como ela gosta de viver, cozinhar e passar com seus familiares.
http://www.newzealand.com/travel/media/features/food-&-wine/food&wine_annabel-langbein_feature.cfm
Outras receitas minhas em meu outro blog: http://henriette-gordita.blogspot.com/
Outras receitas minhas em meu outro blog: http://henriette-gordita.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário