Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de junho de 2011

POR QUE ADOECEMOS?

Tem mil artigos na web sobre esse assunto, mas uma coisa me chamou a atenção: há muitos casos de câncer na Holanda. Por que será? OU será que se conversa mais abertamente sobre o caso do que nós aqui no Brasil?
Tenho certeza que a alimentação tem muito a ver com isso.
Todo esse processo da mulher sair de casa para complementar a renda familiar tem um preço: ninguém mais se preocupa em fazer refeições boas e balanceadas. A maioria almoça na rua! E as verduras, frutas e legumes? Dificilmente voce vê mais do que uma salada de alface, tomate e cebolas. E todo dia a mesma coisa, arroz e feijão e essa salada, variando a proteína, um dia frango, outro peixe, porco ou vaca, com o eventual ovo. Me pergunto se isso não cobra um preço da nossa saúde.
Todos vão se tratar de solidão, raiva, estresse, aspectos emocionais da vida do dia a dia. Vamos ao médico, mas tratamos apenas sintomas.
Tenho um automóvel: ele começa a falhar. Troco as velas! Mas não o cabo das velas, nem checo a bateria, nem o alternador ou o motor de arranque. Ele continua falhando, então troco o cabo, mas não o resto... E assim vai. Vamos ao médico e dizemos que estamos com dor no braço. O diagnóstico é mau jeito, vai pra fisioterapia. Voce completa aquelas sessões, a dor volta. O que será? Podeser o coração. Checa o coração. Daí descobre um sopro, vai ver esse é o problema... Ninguém pensa num diagnóstico integral, de todas as partes. Bem, o carro hoje já pode ser escaneado com um aparelho que acusa tudo que não está 100% no funcionamento. Mas, e nós? Temos tantos especialistas, um não sabe sobre a especialidade do outro, cada um prescreve um remédio. E se os remédios forem incompatíveis??
Nosso corpo é um todo integrado e quando uma parte não funciona bem, as outras sofrem...
Se algumas células resolveram se rebelar por que não estão recebendo o que precisam ou por que foram afetadas por algo durante a gestação da mãe dessa pessoa, claro que um câncer vai se instalar.
Muitos acham que tudo está relacionado ao amor que devemos sentir por nós mesmos. Se nos amarmos tudo vai dar certo. Tem esse componente também, é evidente, mas se amar também inclui se alimentar de acordo com a necessidade do organismo e não de acordo com modismos, necessidades criadas pela sociedade que nos fazem trabalhar além das forças apenas para consumir, ou por indiferença, falta de vontade de descobrir como funcionamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário