segunda-feira, 26 de julho de 2010
Molduras são Carissimas
Aqui está a cara nova
Cara Nova, Cabelo Novo, Cara Nova
Os livros de Receitas da India, Indonésia, Tailandia, etc. chegaram
Segunda Feira!
Chego aqui em SP e vejo a cópia de um livro que traduzi para a Editora Roca, no ano passado! Quando o livro é editado, as editoras me enviam um exemplar de cortesia. Ficou muito bom este último livro, chama-se "Terapia Comportamental de Casais para a Dependência de Álcool e Abuso de Drogas" da Editora Roca.
Estou meio grogue, fui dormir muito tarde ontem!
Percebi que quando se viaja, a volta é cheia de novos planos e idéias! Assim o mundo vai girando.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
BOM DIA!
Eu mesmo na viagem pra casa paro em Vargem Grande (tem o melhor leite, marca Batavo, para fazer iogurte) e as verduras na quarta feira são fresquissimas, sem falar no atum e salmão. Já que é saudável comer peixe gorduroso, lá vou eu...
Carne boa compro no DIA de Ibiuna, a melhor carne moída para os hamburgueres de domingo! Junto o tempero da Mami que já mencionei antes e pronto! Um ovo, salsa fresca, formar os hamburgueres e congelá-los. Dai no domingo deixo descongelar na geladeira e assim ficam melhores do que os frescos. Não tenho muita certeza do porque, mas talvez daí os temperos pegam mais! Hoje à tarde já vejo o por-do-sol por cima da represa. Ontem ví o sol descendo lá em... Ibiúna! E por entre os prédios altos que tem aqui em volta.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Que tal esse por-do-sol?
Meu único gato que sobrou
Oscar Freire hoje, 22 de Julho de 2010
MEUS TEMPEROS
LIVRO SOBRE CULINÁRIA DA ÍNDIA,TAILANDIA, INDONÉSIA E MALÁSIA
FOTOS DOS MEUS BROTOS
Aqui estão duas fotos da minha "horta" de brotos de girassol, ao fundo, e de mistura para pássaros em primeiro plano. A de girassol já está pela metade pois usei uma parte na salada do domingo! Essa mistura para pássaros tem alpiste mas também sementes de rabanete que dá um gosto muito bom na salada se nao for em excesso. Além da cor deles que é muito bonita. Pela foto não dá pra ver direito.
FOTO DO PÃO DE BROTOS
Ficou crocante por fora, a textura interna é leve e se vê alguns graos de gergelim e de trigo. Já fiz essa receita na máquina de fazer pão e também ficou muito boa. Este fiz na mão mesmo, já que estou sem a forma da minha máquina de pão.
COMO SE COLOCAM IMAGENS NO BLOG?
PROBLEMAS COM LEGUMINOSAS
E adoro feijão, lentilha, ervilha, ah! que chato não poder comer isso tudo!
Ou seja, dieta vegetariana ou macrobiótica nem pensar!
Hoje mesmo fui convidada a ir a um restaurante vegetariano. Pensei comigo, vou escolher a dedo. E peguei um tiquinho de feijão, escolhi bardana, cenoura crua, abóbora hokaido cozida, arroz integral. Só o feijãozinho danado já inchou minha barriga demais da conta.
KOMBUCHA
Este é um produto excelente para desintoxicar o organismo e tem mil e uma utilidades. O site do kombucha é: http://br.groups.yahoo.com/group/kombuchabrasil/ e eles tem um FAQ muito bom, com gente muito capacitada a ajudar. Ali também se encontram doadores por todo o Brasil.
CANDIDÍASE E KEFIR
http://correcotia.com/mulheres/index.htmle
em que ela menciona o diagnóstico e tratamento da candidíase. Entre ácido caprílico, alho e outras cositas mas, ela menciona o probiótico KEFIR. Saí imediatamente à cata e recebi do DOMINIC ANFITEATRO (Australia)
http://users.sa.chariot.net.au/~dna/kefirpage.html
o primeiro lote (uma colher de sopa de grãos de kefir sequinhos em leite em pó) via Sedex. Que ansiedade fazer a primeira vez! Deu muito certo! E desde então minha vida está associada ao Kefir para sempre. Fiquei feliz pois tenho intolerância ao leite de vaca (falta a enzima lactase que quebra a lactose do leite), mas em forma de kefir a lactose já foi transformada e eu consigo assimilar muito bem. Não vou dizer que foi somente o kefir que me curou da candidiase, mas uma dieta rigorosa sem carboidratos e outros cuidados acabaram com ela.
A Ana Maria Braga (Programa Mais Voce da Globo), após a cirurgia a que se submeteu devido a um câncer do cólon, recebeu de alguém alguns grãos de kefir e ficou tão encantada com a novidade que me achou no grupo fazendo kefir do Yahoo e me chamou para falar sobre o kefir no programa. Foi bastante instrutivo e útil, salvo alguns incidentes com o outro convidado ao programa. De modo geral muita gente vem se beneficiando do kefir e maiores informações estão no:
http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir/
PADRE BENO JOSÉ SCHORR - CLORETO DE MAGNÉSIO
O site:
http://www.florais.com.br/si/site/0923
conta a história do Padre Beno que se livrou de dezenas de bicos de papagaio. Vale a pena conferir esse artigo pois é muito ilustrativo e completo.
E vamos tomar cloreto de magnésio. Tenho diversas histórias veridicas acontecidas em Piedade, corroborando a efetividade do cloreto.
Margarina ou Manteiga?
vejam o seguinte:
VOCÊ SABIA...
Qual é a diferença entre margarina e manteiga?
Ambas têm a mesma quantidade de calorias. A manteiga tem um pouquinho mais de gorduras saturadas - 8 gramas contra 5 gramas.
Comer margarina pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, quando consumida na mesma quantidade que manteiga, segundo um estudo recente da universidade de Harvard.
Comer manteiga aumenta a absorção de muitos nutrientes presentes em outros alimentos. A manteiga traz mais benefícios nutricionais, enquanto o pouco que a margarina traz lhe foi adicionado!
A manteiga é muito mais gostosa que a margarina e pode melhorar o sabor de outros alimentos.
A manteiga existe há séculos e a margarina há menos de 100 anos.
Agora, sobre a margarina:
Tem teor altíssimo de ácidos graxos tipo trans - triplica o risco de doenças coronárianas.
Aumenta o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol)
Reduz o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol) .... Aumenta em cinco vezes o risco de câncer.
Reduz a qualidade do leite materno ... Deprime a resposta imunológica...
Reduz a reação insulínica. E eis o fato mais perturbador....
AQUI É QUE FICA INTERESSANTE!
A diferença entre o plástico e a margarina é de UMA MOLÉCULA... Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogênio, mudando a estrutura molecular da substância).
Você pode experimentar por si mesmo. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta em sua garagem ou algum lugar sombreado. Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis
mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) ... não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito..
Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver.
Por quê? Porque é quase plástico.
Você derreteria seus potes de plástico para passar no pão?
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Alimentação Saudável
Os brotos de painço não são muito notáveis, tem que ser cortados pois a sementinha é meio dura.
Fiz em bandejas de Kiwi, que tem tampa! E em potes de vidro. Estes não gostei muito, a gaze que usei para tapar o bocal era muito densa e foi dificil trocar a água. Acho que saco de farinha, daqueles que vendem nos semáforos para fazer pano de prato, esses devem ser melhores que a gaze. Nesta semana começo uma segunda batelada de brotos diversos, mas os de girassol são de longe os meus prediletos!
Salada com Brotos
PÃO DE TRIGO BROTADO
GURDJIEFF
Mulheres, Comida e Deus
"Se você sofre no seu relacionamento com a comida - você come demais ou de menos, pensa constantemente no que você irá comer ou tenta não pensar de jeito nenhum - você pode se libertar. Apenas olhe para o seu prato. As respostas estão ali. Não fuja. Olhe. Por que quando aceitamos aquilo que mais queremos evitar, entramos em contato com nossa porção saudável e viva. Tocamos a vida que realmente desejamos e evocamos a própria divindade."
E a respeito do óbvio que não conseguimos enxergar, há uma estória do dervixe sufi Mullah Nasrudin: Ele estava contrabandeando tesouros através da fronteira, conseguindo iludir os guardas fantasticamente. Todos os dias, durante quatro anos ele ia e vinha e os guardas sabiam que ele estava escondendo coisas caras, que devia estar vendendo a preços altos, do outro lado. Embora o revistassem muito bem e vissem que ele estava prosperando, nada encontravam na sela do burro que ele cavalgava. Finalmente, anos depois, quando o Mullah tinha se mudado para outro país, o guarda da fronteira disse: "OK, você pode me contar agora o que você estava contrabandeando?" E o Mullah respondeu: "Meu amigo, eu estava contrabandeando burros!"
Michael Pollan
"Pelo fato de que, na dieta ocidental, o alimento ter sido substituído por nutrientes, e o senso comum pela confusão - a maior parte do que consumimos hoje em dia já não é mais o produto da natureza, mas sim da ciência dos alimentos. O resultado é o Paradoxo American: quanto mais nos preocupamos com a nutrição, tanto menos saudáveis nós ficamos. Neste livro Pollan propõe uma nova (e muito antiga) resposta para a questão de o que deveríamos comer que se resume a sete simples porém libertadoras palavras: Coma alimentos. Não em excesso. A maior parte plantas.
Pollan neste manifesto eloquente nos mostra como podemos fazer escolhas alimentares deliberadas que irão enriquecer nossas vidas, aumentar nosso senso de o que significa ser saudável e trazer de volta o prazer de comer."
Adorei!
Coma comida. Não em excesso. A maior parte de plantas!
terça-feira, 13 de julho de 2010
Soja
Leite de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que leite de vaca é um alimento bom para humanos
Queijo de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que queijo é um alimento bom para humanos.
Carne de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que carne é um alimento bom para humanos
Quando deixam de consumir leite, queijo e carne, muitos humanos ficam felizes porque podem substitur por leite, queijo e carne de um novo mito: a soja
COMA
FEIJÃO PRETO
FEIJÃO FRADINHO
FEIJÃO MULATINHO
FEIJÃO CARIOQUINHA
FEIJÃO VERMELHO
FEIJÃO BRANCO
FEIJÃO JALO
FEIJÃO GUANDU
FEIJÃO MOIASHI
FEIJÃO AZUKI
FEIJÃO CORADO
FEIJÃO DE CORDA
FEIJÃO RAJADO
FEIJÃO VERDE
FAVAS TREMOÇOS
GRÃO-DE-BICO
LENTILHA
ERVILHA FRESCA
ERVILHA SECA
VAGEM-MANTEIGA
VAGEM-MACARRÃO
AMENDOIM
E QUALQUER
OUTRO FEIJÃO
NÃO COMA
FEIJÃO DE SOJA
A soja é muito ácida. Só serve para comer depois de ser fermentada em forma de missô, shoyu, tempê e natô
http://correcotia.com/soja/index.html
Trechos de uma entrevista com a Sonia Hirsch sobre a soja:
E a soja?
Então, a soja é o mais proteico de todos os feijões, por isso o mais tóxico. Hoje existem muitos estudos esclarecendo vários pontos. Um: a soja contém altos níveis de ácido fítico, ou fitatos, que reduzem a assimilação de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e o crescimento. E os métodos convencionais, como deixar de molho, germinar os grãos ou cozinhar longamente em fogo baixo, não neutralizam o ácido fítico da soja; somente a fermentação tem esse poder. Dois: a soja contém inibidores de tripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento. Três: desde 1953 é conhecido o impacto negativo das isoflavonas sobre a saúde humana. A esse respeito, você encontra uma lista de 150 estudos científicos que não podem ser ignorados em www.westonaprice.org/soy/dangersisoflavones.html#studies .
Mas as isoflavonas não são fitoestrógenos, bons para reposição hormonal?
Os fitoestrógenos da soja atrapalham as funções endócrinas, têm o potencial de causar infertilidade e de promover câncer de seio em mulheres adultas. São poderosos agentes inibidores da tiróide, causando hipotiroidismo e podendo provocar câncer de tiróide.
E os milhões de crianças que se alimentam de leite de soja, correm algum risco?
Vários. Um deles é o desenvolvimento de distúrbios na tiróide. Não sei se você notou que há uma epidemia de problemas na tiróide hoje em dia. De onde vem isso? Do stress, mas também da alimentação. Um estudo mostra que bastam 30 g de tofu por dia, durante um mês, para causar problemas na tiróide.
Com esses dados ficamos preocupados com o que estamos colocando na boca. A indústria nao pensa no que é bom para nós, pensa no lucro que é bom para ela. Comida que é boa não faz propaganda de que é boa! Já viu uma inocente beterraba gritar alto que tem vitaminas de tudo quanto é complexo? Um pepino ser enriquecido com isso ou aquilo? Um pé de alface ter etiquetas cheias de nomes que a gente nem consegue pronunciar? Pois é! A comida feita nas fábricas vem cheias de rótulos e aditivos. Com letrinhas bem pequeninas...Dizem que para se comprar o que realmente interessa como alimento, voce deve ir ao mercado como se sua avó estivesse com você. Quando pensar em comprar algo, pense no que ela diria: E não compre! Compre o que nasce na terra e vive na terra! Faça mais coisas você mesmo, evite o que foi processado e que ficou irreconhecível!Vá mais ao mercado do que ao supermercado!
E pergunte à sua mãe e avó como elas cozinhavam. Existe uma sabedoria oculta que está se perdendo. Nossas avós escolhiam o feijão, colocavam de molho até o dia seguinte, jogavam aquela água fora, colocavam outra nova e cozinhavam lentamente. Lembro das pessoas que cozinhavam em fogão à lenha, o feijão ia pro fogo de manhã para estar pronto e delicioso ao meio-dia. E hoje? Não deixamos de molho e usamos a panela de pressão! Pronto em 40 minutos. E o feijão "cai" da mesma maneira? Não, não mesmo. Por quê? Por que o feijão é uma semente seca, destinada a ser plantada e que só irá brotar se as condições de solo e água estiverem adequadas. Para que essa semente não comece a brotar a qualquer minuto ela é provida de um mecanismo que a protege. Esse mecanismo é o mesmo que provoca gases no intestino da gente, o tal do fitato.
Deixar de molho é uma forma de desativar o fitato da semente do feijão. Não o da soja, este só é desativado pela fermentação.
Os índios já sabiam disso: as espigas de milho eram colocadas de molho no rio, amarradas para não se dispersarem na correnteza. Só depois de uma noite de molho, eles retiravam e utilizavam os grãos do milho. É o mesmo mecanismo que está sendo utilizado. E nós, hoje em dia? Desdenhamos essa sabedoria antiga e a substituímos por nossas engenhocas modernas e rápidas.
Mas já ouvi bastante gente comentar que adora restaurante rústico do interior onde tem fogão à lenha, que lembra comidinha da avó. O corpo reconhece,mas nós não prestamos mais atenção ao que o corpo diz. Infelizmente!!!
Óleo de Côco
Na Indonésia as mulheres lavam o cabelo com sabão de côco (nao abrasivo) e depois passam o óleo de côco no cabelo para ficar brilhante e sedoso. Parece que funciona, os cabelos delas são maravilhosos!
Ouvi dizer que se banhar com sabonete de côco ajuda a engrossar um pouco a pele do corpo, principalmente para pessoas mais velhas que tem a pele muito fininha, que ficam com manchas roxas rapidamente por qualquer coisinha. Achei o da marca Granado e usei durante uns tempos, acho que deixa a pele boa sim. Mas o óleo no corpo é mais gostoso. Os nossos sabonetes de côco são meio abrasivos, talvez tenha soda cáustica demais!!
Quando passo o óleo no corpo depois do banho e me sento ao sol lá no sítio, as abelhinhas vem me rondar e tentam sentar nos meus braços pensando que sou uma flor cheirosa!
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Diferentes Temperos
Essa estante foi colocada na parede que dá direto na cozinha, não tem como não ver. Ficou uma delícia, um colírio para os olhos de quem gosta de experimentar com sabores diferentes.
Enquanto ia arrumando tudo nos potinhos, todos divididos por tamanho, bem fácil de ler, senti vontade de fazer alguns "massalas": um de tempero grego, outro à base de curry, outro do "Tempero da Mami" que é o tempero que gosto de usar nos bolinhos de carne e meus filhos adoram. Também coloco uma colherada quando vou fazer carne de panela, fica ótimo. Vou trazer os ingredientes dessas misturinhas para quem se interessar!
UM LIVRO ESPECIAL: A ESCOLA DE SABORES
Temperos
No Blog do Leonardo Levorim (http://tabembom.blogspot.com/eu deparei com uma indicação de um livro que eu fui correndo comprar e que é um deleite: Arqueologias Culinárias da Índi. Nele voce vai encontrar todos os tipos de Massalas, que sao misturinhas especiais para temperar e que em cada região da India tem alguma particularidade. O comentário a respeito do livro diz: Fernanda (autora: Fernanda de Camargo-Moro) leva o leitor em uma viagem gastronômica, Histórica e cultural pela Índia, revelando receitas e histórias, como a do lendário marinheiro Sindbad, na verdade um mercador de especiarias. Eu recomendo se é que você gosta de temperos e perfumes. Isso mesmo, sao perfumes que evocam recordações.
Receitas de Entradinhas
Estou traduzindo um livro sobre cultivo de brotos em um barco à vela... Muito louco, né? MAs totalmente possível. E também a coleta de algas. Estou fascinada com esse assunto. A única coisa das algas que eu conhecia era a NORI usada para envolver os sushis. E as algas que eles misturam com gergelim e mais umas coisinhas que eu compro em triangulos na seçao de produtos japoneses e que salpico sobre meu arroz integral e fica ótimo!
Semana passada meu amigo Henrique Nishimoto Junior, que é terapeuta Cranio-Sacro, e aplica acupuntura auricular, me ofereceu um saquinho com algas secas, parecia chá preto. Ele me pediu que fosse beliscando sempre que sentisse vontade. Foi interessante aquele gostinho de maresia, fui mascando devagarinho, elas vao desenrolando, diferente de qualquer coisa que já experimentei. Acho que o iodo delas era o ponto forte naquela ocasião, eu estava meio sem energia, a tireoide meia lenta...
Voltando às algas, sai pesquisando na Internet e há imagens lindas de algas, umas parecem umas alfaces, outras agriao, e as cores então: tão apetitosas. O cara do livro afirma que 70 gramas de alga em pó (espirulina) pode sustentar um homem durante um mês, sem que ele passe deficiência de proteína.
Slow Food
Soja: amigo ou inimigo
Cultivando Brotos
Ando à cata de sementes de diversas coisas que nao tenham sido "protegidas" com veneno, pois neste caso nao dá pra fazer brotos comestíveis! Achei trigo, cevada, gergelim (preto e branco) cru, painço, girassol (o melhor broto, ele com 3 cm de comprimento misturado à salada é otimo), alpiste, mas me faltam rabanete, beterraba, alface, escarola, etc. Todos esses sao muito bons pequeninos!