Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Soja: amigo ou inimigo

Achei uma pessoa que fala mais ou menos o que eu também já sei sobre a soja! Aqueles que desejam promover o uso da soja usam os orientais como exemplo, dizendo que eles usam a soja há milhares de anos. Talvez sim! Mas parece que na verdade usam subprodutos fermentados da soja, tais como o misô, tempeh, shoyu, tofu! E em pouca quantidade. São utilizados quase como tempero, como um realçador dos outros ingredientes e não como a parte mais importante de uma refeição, tal como o feijao de soja cozido, bolinhos feitos com soja triturada, bifes feitos com o resíduo de soja, etc.
Fui uma fã entusiasmada da soja, meu ex-marido sempre trabalhou com a soja e ainda o faz, assim como meu filho. Mas notei um sintoma estranho de tanta soja na nossa dieta: minha tireoide começou a dar sinais de preguiça. Logo de cara nao me ocorreu que tivesse algo a ver com essa dieta cheia de soja. Mas pesquisando na Internet, um pessoal da Austrália notou anomalias em pássaros alimentados com ração cujo principal componente era a soja! Tinham filhotes com problemas motores! E pesquisa daqui e dali, o livro da Sally Fallon (Nourishing Traditions) deixou bem claro que o excesso da soja é responsável pela preguiça da tireoide. Trata-se da genisteina contida no grão que inibe o funcionamento da tireoide.
Pensei bem: todos esses animais que comem ração feita à base de soja crescem muito rápido e ficam gordos! Então a tireoide deles também é afetada! Esses frangos gigantes e o Chester com um peito tão grande! Sim senhor, aí matei a charada! E agora soja entra em casa sim, mas fermentada, já que com a fermentação a concentração da genisteina de alguma forma fica diluida e nao produz os mesmos efeitos. E pra a tireoide voltar a funcionar, duas coisas: algas e óleo de côco extra virgem! Se voce tem mãos e pés sempre frios, experimente tomar uma colherada de sobremesa de óleo de côco todos os dias e vai ver como melhora bem! Sua tireoide agradece!

Um comentário: