Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Temperos

Minha mãe nasceu na Indonésia e a culinária de lá, sendo cheia de sabores fortes e temperos especiais, povoou minha imaginação desde sempre. Ela começa misturando coentro em pó com cominho, um pouco de alho (não muito, pois ela é holandesa, embora nascida na Indonésia, que foi colonia da Holanda durante bastante tempo), depois junta cúrcuma e pimenta, que ela mesmo faz e se chama Sambal, e aquele fundo vai enchendo toda a casa com uma promessa de festa.
No Blog do Leonardo Levorim (http://tabembom.blogspot.com/eu deparei com uma indicação de um livro que eu fui correndo comprar e que é um deleite: Arqueologias Culinárias da Índi. Nele voce vai encontrar todos os tipos de Massalas, que sao misturinhas especiais para temperar e que em cada região da India tem alguma particularidade. O comentário a respeito do livro diz: Fernanda (autora: Fernanda de Camargo-Moro) leva o leitor em uma viagem gastronômica, Histórica e cultural pela Índia, revelando receitas e histórias, como a do lendário marinheiro Sindbad, na verdade um mercador de especiarias. Eu recomendo se é que você gosta de temperos e perfumes. Isso mesmo, sao perfumes que evocam recordações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário