Powered By Blogger

terça-feira, 13 de julho de 2010

Soja

No site do Correcotia da Sonia Hirsch há uma espécie de poesia que diz assim:

Leite de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que leite de vaca é um alimento bom para humanos

Queijo de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que queijo é um alimento bom para humanos.

Carne de soja é uma idéia fácil de assimilar devido ao mito de que carne é um alimento bom para humanos

Quando deixam de consumir leite, queijo e carne, muitos humanos ficam felizes porque podem substitur por leite, queijo e carne de um novo mito: a soja

COMA
FEIJÃO PRETO
FEIJÃO FRADINHO
FEIJÃO MULATINHO
FEIJÃO CARIOQUINHA
FEIJÃO VERMELHO
FEIJÃO BRANCO
FEIJÃO JALO
FEIJÃO GUANDU
FEIJÃO MOIASHI
FEIJÃO AZUKI
FEIJÃO CORADO
FEIJÃO DE CORDA
FEIJÃO RAJADO
FEIJÃO VERDE
FAVAS TREMOÇOS
GRÃO-DE-BICO
LENTILHA
ERVILHA FRESCA
ERVILHA SECA
VAGEM-MANTEIGA
VAGEM-MACARRÃO
AMENDOIM
E QUALQUER
OUTRO FEIJÃO
NÃO COMA
FEIJÃO DE SOJA

A soja é muito ácida. Só serve para comer depois de ser fermentada em forma de missô, shoyu, tempê e natô

http://correcotia.com/soja/index.html

Trechos de uma entrevista com a Sonia Hirsch sobre a soja:

E a soja?

Então, a soja é o mais proteico de todos os feijões, por isso o mais tóxico. Hoje existem muitos estudos esclarecendo vários pontos. Um: a soja contém altos níveis de ácido fítico, ou fitatos, que reduzem a assimilação de cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e o crescimento. E os métodos convencionais, como deixar de molho, germinar os grãos ou cozinhar longamente em fogo baixo, não neutralizam o ácido fítico da soja; somente a fermentação tem esse poder. Dois: a soja contém inibidores de tripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbios pancreáticos e retardo no crescimento. Três: desde 1953 é conhecido o impacto negativo das isoflavonas sobre a saúde humana. A esse respeito, você encontra uma lista de 150 estudos científicos que não podem ser ignorados em www.westonaprice.org/soy/dangersisoflavones.html#studies .

Mas as isoflavonas não são fitoestrógenos, bons para reposição hormonal?

Os fitoestrógenos da soja atrapalham as funções endócrinas, têm o potencial de causar infertilidade e de promover câncer de seio em mulheres adultas. São poderosos agentes inibidores da tiróide, causando hipotiroidismo e podendo provocar câncer de tiróide.

E os milhões de crianças que se alimentam de leite de soja, correm algum risco?

Vários. Um deles é o desenvolvimento de distúrbios na tiróide. Não sei se você notou que há uma epidemia de problemas na tiróide hoje em dia. De onde vem isso? Do stress, mas também da alimentação. Um estudo mostra que bastam 30 g de tofu por dia, durante um mês, para causar problemas na tiróide.

Com esses dados ficamos preocupados com o que estamos colocando na boca. A indústria nao pensa no que é bom para nós, pensa no lucro que é bom para ela. Comida que é boa não faz propaganda de que é boa! Já viu uma inocente beterraba gritar alto que tem vitaminas de tudo quanto é complexo? Um pepino ser enriquecido com isso ou aquilo? Um pé de alface ter etiquetas cheias de nomes que a gente nem consegue pronunciar? Pois é! A comida feita nas fábricas vem cheias de rótulos e aditivos. Com letrinhas bem pequeninas...

Dizem que para se comprar o que realmente interessa como alimento, voce deve ir ao mercado como se sua avó estivesse com você. Quando pensar em comprar algo, pense no que ela diria: E não compre! Compre o que nasce na terra e vive na terra! Faça mais coisas você mesmo, evite o que foi processado e que ficou irreconhecível!Vá mais ao mercado do que ao supermercado!

E pergunte à sua mãe e avó como elas cozinhavam. Existe uma sabedoria oculta que está se perdendo. Nossas avós escolhiam o feijão, colocavam de molho até o dia seguinte, jogavam aquela água fora, colocavam outra nova e cozinhavam lentamente. Lembro das pessoas que cozinhavam em fogão à lenha, o feijão ia pro fogo de manhã para estar pronto e delicioso ao meio-dia. E hoje? Não deixamos de molho e usamos a panela de pressão! Pronto em 40 minutos. E o feijão "cai" da mesma maneira? Não, não mesmo. Por quê? Por que o feijão é uma semente seca, destinada a ser plantada e que só irá brotar se as condições de solo e água estiverem adequadas. Para que essa semente não comece a brotar a qualquer minuto ela é provida de um mecanismo que a protege. Esse mecanismo é o mesmo que provoca gases no intestino da gente, o tal do fitato.
Deixar de molho é uma forma de desativar o fitato da semente do feijão. Não o da soja, este só é desativado pela fermentação.
Os índios já sabiam disso: as espigas de milho eram colocadas de molho no rio, amarradas para não se dispersarem na correnteza. Só depois de uma noite de molho, eles retiravam e utilizavam os grãos do milho. É o mesmo mecanismo que está sendo utilizado. E nós, hoje em dia? Desdenhamos essa sabedoria antiga e a substituímos por nossas engenhocas modernas e rápidas.
Mas já ouvi bastante gente comentar que adora restaurante rústico do interior onde tem fogão à lenha, que lembra comidinha da avó. O corpo reconhece,mas nós não prestamos mais atenção ao que o corpo diz. Infelizmente
!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário