Powered By Blogger

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

FRAGMENTOS DE CERÂMICA BRASILEIRA

 Fragmentos da Cerâmica Brasileira de Victor Zappi Capucci. 
Agora estou lendo este livro. Mas logo de cara ele descarta que haja influencia andina ou externa, vinda das Antilhas, por exemplo, que houvesse dado o caráter exclusivo e muito desenvolvido à cerâmica de Marajó. Acho isso incrível, bastaria viajar até Lima ou mesmo pela Internet e verificaria a semelhança entre as cerâmicas de origem andina e as de Santarém, Tapajós e Marajó. Não entendo que alguem escreva uma tese e só por que não é possivel traçar as origens de outra civilização, então ela não existiu ou não conta?? A porta tem que ficar aberta. Eu sou absolutamente leiga, mas ao ir ao Museu em Lima verifiquei imagens das quais tenho cópias em casa, sendo as minhas compradas em Belém, na verdade em Icoaraci, onde estão os últimos mestres oleiros que fazem cerâmica desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário