Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

CARLOS CASTANEDA

Carlos Castaneda ou Carlos Aranha Castaneda (25 de dezembro de 192527 de abril de 1998) foi um escritor e antropólogo formado pela Universidade da Califórnia (UCLA); notabilizou-se após a publicação, em 1968, de sua dissertação de mestrado intitulada The Teachings of Don Juan - a Yaqui way of knowledge, lançado no Brasil como A Erva do Diabo.
Em 1973 revê os conceitos apresentados na primeira obra em uma versão de sua tese de Phd intitulada Journey to Ixtlan - Lessons of Don Juan (Viagem a Ixtlan). Sua obra consiste em onze livros autobiográficos no qual relata as supostas experiências decorrentes de sua associação com o bruxo conhecido por Don Juan Matus, índio da tribo Yaqui do deserto de Sonora, no México. Um 12° livro chamado Magical Passes (Passes Mágicos) foi lançado, mas destoa do conjunto da obra, se aproximando mais de um manual prático de aplicação de exercícios corporais.
A Erva do Diabo se tornou um best-seller entre os jovens do movimento hippie e da contracultura, que rapidamente elegeram Castaneda um guru da nova era e formaram legiões de admiradores que queriam, por conta própria, reviver as experiências descritas no livro.
Uma controvérsia se formou em torno de sua figura tanto por parte de admiradores, que queriam encontrar Don Juan pessoalmente e de alguma forma fazer parte do processo de aprendizado, quanto de céticos, que queriam encontrar motivos para desacreditá-lo academicamente, argumentando que o testemunho fornecido em seus escritos era ficional e apontando a escassez de fontes documentais sobre sua pesquisa de campo junto ao mestre indígena.

Tenho todos os livros e os estudo de tempos em tempos, quando penso que já consigo desvendar mais alguns dos ensinamentos. As traduções não são consistentes, alguns livros foram traduzidos por uma moça e outros por um homem, não há continuidade. Por isso acabei comprando todos no original em inglês!

Aprende-se muitas coisas interessantes, começando pelo terceiro livro! O primeiro, tendo sido uma tese de mestrado, segue a metodologia da feitura de tese, os outros muito mais interessantes e soltos dos parâmetros acadêmicos. Tanto assim que ele escreveu o segundo livro com o resto do material não utilizado no primeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário