Powered By Blogger

terça-feira, 28 de setembro de 2010

THE FOUR AGREEMENTS

Don Miguel Ruiz escreveu um livro chamado The Four Agreements, aqui parece que saiu como os Quatro Acordos. 
" Os Quatro Acordos baseia-se na antiga sabedoria dos índios Toltecas e oferece ao leitor um poderoso código de conduta para transformar as nossas vidas numa experiência de liberdade, amor e alegria autêntica. Nesta obra, Don Miguel Ruiz dá-nos a ver as energias que estão na base das crenças que nos limitam e criam sofrimento desnecessário e explica, de forma simples mas profunda, como podemos agir para impedir que este sofrimento se propague. Estes acordos são princípios e conselhos que servem para transformar a forma como agimos, caminhando para uma maior honestidade com os outros, mas sobretudo connosco mesmos, admitindo, aceitando e modificando os nossos defeitos e as nossas limitações. No fundo, estes acordos são um guia de conduta para o guerreiro espiritual e pacifista da era moderna, que não quer senão conquistar a mestria do seu espírito e do seu mundo interior para possuir e partilhar a paz e a felicidade" 

OS QUATRO ACORDOS TOLTECAS

Seja impecável com sua palavra.
As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas de modo leviano. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia. Fuja de mexericos e de comentários negativos.
Não leve nada para o lado pessoal.
Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias.
Não tire conclusões.
Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado.
Sempre dê o melhor de si.
Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor: nem mais, nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços atenuantes: faça o que puder, da melhor maneira possível."
http://www.livrariaspirit.com/catalog/product_info.php?products_id=430

Olha é dificil à beça, estamos tão acostumados a acreditar no que nos ensinaram, estamos tão presos às regras e dogmas, que apenas estar consciente de que estamos nesse estado já dá um trabalhão. Usei esses acordos nas minhas aulas de inglês, os alunos ouviam o CD e escreviam o que entendiam. Juntei todo o material e ficamos com o livrinho, escrito pelos alunos. Foi difícil principalmente por que os alunos são jovens e não tem idéia de que estão presos dentro das 'com-portas" que a sociedade impõe. Falar sobre isso foi uma grande novidade para eles. Ainda acho que dá pra mudar, não sou pessimista não e o jovem e a criança são o caminho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário