Powered By Blogger

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ADORO VIAJAR

Viajar é mesmo uma ótima idéia, não é mesmo? Este ano, em Janeiro fui ao Peru ver Macchu Pichu, que coisa assombrosa e sem explicação. As outras ruinas como Saksayhuaman e Pisac também são impressionantes. Deve ser interessante ver de certa altura, acho que talvez fizessem mais sentido. Tal como as linhas de Nazca, que só tem sentido se vistas de cima! Quem será que as fez? Quem carregou aqueles blocos enormes, já que até hoje não há guindastes capazes de levantar tanto peso e ainda para um lugar tão íngreme e desolado como aqueles.
Dizia um dos guias, mostrando as pedras enormes que tinham sido erigidas pelos Incas, e as pedras bem menores e sem grande arte teriam sido colocadas pelos Inca..pazes! Curiosa essa inferência!
E na catedral de Cuzco, o quadro feito pelos artistas locais, tentando fazer uma versão peruana e indígena da última ceia: a cara de Judas é... Francisco Pizzaro! Os anjinhos tem asas de papagaio e as comidas na mesa: frutas sul americanas, o "cui" (porquinho da índia) assado, de perninhas para o ar, como se fosse algum perú ou frangão! Bem curioso! Que coisa interessante verificar no museu da Casa da Moeda, as esculturas em exposição: elas são da área do alto Ucayale, um dos formadores do Amazonas.
Lá no Perú fizeram as esculturas quase idênticas às que eu comprei em Belém como cerâmica marajoara e tapajônica!! Tirei um monte de fotos, pois quase não conseguia acreditar! Então essa turma do Perú, com certeza, desceu o rio Ucayali, Urubamba, chegando ao Amazonas e indo parar por alí em Belém, Ilha do Marajó, e por ali afora. MAs pensando bem, nada de estranho, os rios sempre serviram de vias de acesso, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário