Powered By Blogger

domingo, 8 de agosto de 2010

Receitas do Jamie Oliver

Hoje estava frio pela manhã, mas logo saiu aquele solsão, que lindo o dia! Voltei antes para SP para botar coisas em dia. Fiz uma torta salgada de alho porró, uma doce de maças com geleia de nespera e depois outra salgada de brocolis. Usei a massa que o
Jamie Oliver ensina no livro Home with Jamie. A massa básica salgada é:

500 g de farinha de trigo de boa qualidade (usei Renata)
250 g de banha ou manteiga sem sal
pitada de sal
Misturei formando uma farofa, formei uma bola e enrolei em plástico, levando ao refrigerador durante uma hora.

Bati no liquidificador:
2 ovos
1 xícara de leite
2 colheres de queijo ralado
2 colheres de creme de leite

À parte fritei 100g de bacon picadinho em pedaços pequenos, juntei 2 colheres de tempero que leva salsa, cebola e alho, já vem picadinho e seco. Quando estava bem refogado juntei os talos de 2 alhos porrós que tinha cortado em rodelinhas e refogado em água com sal, até secar um pouco, e juntei ao refogado de bacon.

Retirei a massa, espalhei numa forma redonda de aluminio (não precisa unter nesse caso), formoando uma bordinha. Espalhei o recheio. Bati o ovo, leite, creme de leite e o queijo ralado, espalhei por cima e levei ao forno. Fiquei de olho para nao queimar. Que delícia que ficou!

A torta de maçã se faz igual, mas junta-se 100 g de açucar de confeiteiro à massa e casca ralada de laranja ou limão, além de 1 ovo grande. Se precisar adicione leite.
As maças descasquei, retirei o miolo e cortei em fatias, passei em agua com açucar e suco de limão que deixei ferver. Quando começar a ferver novamente, retirar as fatias de maça com uma escumadeira. Este liquido que sobre deve ser fervido até formar uma calda.
Depois que espalhar a massa na assadeira (a minha era de vidro e eu não untei, grudou um pouco) deve-se espalhar arrumando as fatias de maçã. Polvilhei com canela. Espalhei geleia de nespera, que era o que eu tinha em casa. Por cima derramar a calda. E pronto!
Muito boa, facil de fazer e o sabor??? Mamma Mia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário