Powered By Blogger

domingo, 22 de agosto de 2010

DEEPAK CHOPRA "PESO PERFEITO"


Comprei esse livro do Deepak Chopra e li numa tacada. Foi muito interessante e acrescentou algumas coisas ao que eu já sabia. O principal que ficou para mim foi a atenção ao que se come. Atenção! O mais importante é a atenção ao que se faz, come, sente, lê. Fazemos tudo em piloto automático.

"Durante milhões de anos a luta para conseguir comida suficiente foi a primeira prioridade da espécie humana. A sobrevivência dependia disso e as sociedades foram organizadas em torno disso. Durante os períodos em que a comida era abundante, era natural e prudente as pessoas comerem tanto quanto fosse possível, já que certamente viria um período de escassez no futuro. De acordo com esse ciclo de escassez e abundância, o corpo humano desenvolveu um processo de poupar comida que não fosse imediatamente metabolizada em energia: poupava na forma de gordura! Obviamente tratava-se de um mecanismo de adaptação muito bem sucedido da fisiologia humana. A gordura armazenada significava que a espécie poderia passar por longos períodos de escassez sem morrer.
Hoje, pelo menos em algumas partes do mundo, o ciclo de abundância e escassez terminou. Em países mais afluentes podemos comer quando, quanto e durante quanto tempo quisermos. Porém, a química do corpo ainda não se adaptou a essa mudança. O corpo ainda está incessantemente se preparando para períodos de escassez que poderiam estar próximos. Continua a poupar em forma de gordura tudo que não for usado imediatamente como energia.
Isto não é uma doença. É normal e natural. Seu peso atual é apenas o resultado normal do que você come combinado com as exigências de energia do seu estilo de vida e os efeitos persistentes de milhões de anos da evolução humana. Mesmo que você alterasse drasticamente seus hábitos alimentares e seu nível de exercícios diários, você ainda poderia ter sobrepeso de acordo com os padrões da moda contemporânea. Há duas razões para isso: 1. os padrões da moda estão muito fora do normal para a estrutura da maioria das pessoas. 2. seu corpo não sabe a diferença entre privação de comida que ocorre quando você quer caber no número menor de Jeans da moda e a privação causada por fome ou qualquer outra catástrofe. Em qualquer dos casos, o corpo entra em "modo de morrer de fome" de metabolismo diminuído, no qual a gordura é queimada mais lentamente. Lembre-se: este é um mecanismo extremamente poderoso que evoluiu durante o período todo da historia da humanidade. E é muito difícil de mudar.
Tudo isso significa que ter sobrepeso ou estar no seu peso natural é mais um caso subjetivo do que você é capaz de reconhecer.
Tentar ir além da perfeição do seu "projeto" ou "design" na direção oposta, tentando copiar o físico de alguém fundamentalmente diferente de voce é batalhar contra forças biológicas que são muito difíceis de superar, principalemnte no curso de períodos longos de tempo.
Por isso, o controle efetivo de peso pressupõe pelo menos dois componentes importantes: reconhecer e eliminar comportamentos resultantes de desequilíbrios e reconhecer, aceitar e curtir aquilo que faz parte de sua própria natureza."

Nenhum comentário:

Postar um comentário