Powered By Blogger

terça-feira, 17 de agosto de 2010

NOVOS CAMINHOS DE ALIMENTAÇÃO


NOVOS CAMINHOS DE ALIMENTAÇÃO, de Gudrun Burkhard, é da Editora Antroposófica e segue a filosofia antroposofica de vida.

A Dra. Gudrun Burkhard nos conduz, através dos quatro volumes desta obra, ao conhecimento dos alimentos e seus valores nutritivos e, desta forma, nos permite escolher os alimentos adequados a uma alimentação correta e balanceada.

A obra imprime uma nova dimensão aos atuais conceitos científicos sobre a alimentação, como base para um desenvolvimento harmônico e equilibrado.
• Volume 1: Conceitos básicos para uma alimentação sadia
• Volume 2: Hortaliças, Frutas, Cereais,Féculas e Leguminosas
•Volume 3: Alimentação em diferentes situações de vida e idades (Cardápios e dietas para diversas doenças)
• Volume 4: Alimentação como base da vida social (As festas do Ano, o cardápio diário)

“Na visão antroposófica, a alimentação especial e equilibrada pode estar nos beneficiando tanto no plano físico quanto no etérico. Ou seja: tanto nas funções fisiológicas, como na parte emocional ou espiritual. Daí a necessidade de se estar vendo a alimentação não só como um instrumento para a saúde, mas também para o autodesenvolvimento, na medida em que o corpo é o instrumento da alma”.

Ao ingerir alimentos puros que não degradam o meio ambiente, o ser humano está se integrando à natureza e também ao cosmos, ampliando sua percepção espiritual. A antrosofia pressupõe que, além do nosso corpo físico, temos mais três corpos sutis “acoplados” a ele: o corpo vital, o corpo astral (das sensações e emoções) e o corpo do eu, relacionado com o espírito. Assim como o corpo físico é alimentado pelas substâncias físicas provenientes dos alimentos, os corpos sutis também são “alimentados” pelas substâncias energéticas contidas nesses mesmos alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário