Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2010

MSG (GLUTAMATO MONOSSÓDICO

Oque é o mal do restaurante chinês??
Apesar dos chineses terem pegado a fama, não só eles usam o aditivo químico alimentar Glutamato Monossódico, um derivado do ácido glutâmico, componente natural das proteínas, e provavelmente aja como um neurotransmissor. O glutamato monossódico pode provocar a liberação de acetilcolina, um estimulador da função muscular, bem como inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais. (É a razão para ele causar dor de cabeça?)

Qual é a função do Glutamato Monossódico?
É usado como reforçador do sabor na comida e nos produtos industrializados ele serve para aumentar a quantidade de cloreto de sódio (Sal – leia o post “Salgar faz mal à Saúde?”) Graças ao efeito “minimizador” do gosto do sal, as crianças se deliciam com salgadinhos, comendo-os a toda hora. O resultado é o precoce comprometimento dos rins, já que as crianças tem acesso à algumas marcas de salgadinhos, que graças à “suavização” no gosto do sal, têm mais concentração de sal do que a água do mar.

A minha experiência em restaurantes chineses sempre foi problemática: sensação de inchaço no estômago e gases depois de comer e dificuldades de excreção no dia seguinte. Para as pessoas realmente alérgicas ao Glutamato, os sintomas podem ser ainda mais graves: enxaqueca, sensação de queimação no corpo inteiro, vermelhidão facial, formigueiro e rigidez na parte posterior do pescoço, dores no peito, náuseas e vômitos.

A solução para quem tem sensibilidade é fugir dos restaurantes chineses e evitar os produtos que contém o glutamato monossódico na sua fórmula tais como várias marcas de molho de soja (Shoyo), sopas prontas, macarrões prontos, temperos prontos do tipo caldo de carne e de galinha em cubos, salgadinhos, pães, tempero Ajinomoto, etc.

Referências: http://mixiko.blogspot.com/2006/09/sndrome-do-restaurante-chins.html
http://www.correioalentejo.com/index.php?go=opiniao&id=271

Nenhum comentário:

Postar um comentário