Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nutricionismo

Virou moda, as faculdades só ensinam isso, as fábricas de alimentos(?) estão produzindo etiquetas que dizem : informações nutricionais, os cursos são de nutrição ou nutricionismo! Fizeram a mesma coisa que já fizeram com o corpo humano! Dissecaram tudo para ter especialidades isoladas. Quem lida com ossos não percebe que existem outras coisas! Quem lida com pele, nem olha para o resto do corpo. Aliás ninguém olha para ninguém. Com a comida a mesma coisa. Agora não é mais alimento mas componente nutricional! Uma maçã já não é mais maçã mas os constituintes dela: pectina, cinzas, agua, etc. etc. vitamina A, C, niacina, folato, pantotenato, etc. E do lado vem a recomendação diária de todos esses elementos para voce fazer a conta e ver o que ainda está faltando para o dia ficar redondinho! Antigamente apenas se comia uma maçã por que fruta é bom pra você! Podia ser pera, maça, jabuticaba, banana, etc. Agora se voce comer uma banana não vai poder comer mais carboidratos a não ser um tantinho pois ela é muito calórica! O mesmo acontece para o agrião, pimentão, tomate (licopeno!!!), couve flor e outras tantas coisas. Gente, onde vamos parar? Se comermos aquilo que nossos olhos gostam de ver e nossas papilas gustativas aprovam, não tá bom? NÂO! E sabem por que? Por que nossos olhos não estão mais respondendo aos estímulos da comida, e sim daquilo que fabricam e intitulam ALIMENTO, com letras garrafais e sua etiqueta nutricional. A maior parte do que existe no supermercado foi feito em fábricas, não nasceram no pé, ou debaixo da terra, e sim são elementos quimicos reunidos formando algo que simula comida.

Como tudo isso é processado em nosso corpo? Só Deus sabe! E os médicos que têm que tratar doenças que antes não existiam na profusão que existem hoje. Tudo começa com a comida e termina na cova. Quem ganha com isso? As indústrias alimentícias de mãos dadas com a indústria farmacêutica! Os médicos e nutricionistas são meros coadjuvantes, distribuidores de medicamentos e prescrições para esses medicamentos. As nutricionistas elaboram dietas complicadas com tudo balanceado em termos nutricionais!

Alguém disse que se o prato fosse suficientemente colorido, você estaria no bom caminho! Acho que isso vale ainda! Uma salada é super colorida, isto é, se você escolher os ingredientes coloridos que estão... na feira...no pequeno produtor... na beira da Via Bunjiro Nakao, que vai pra Ibiuna e Piedade... Claro que deve ter aquele que vende o que veio do Ceasa e não do sítio...

Minha produção de brotos forneceu uma linda salada de rúcula e girassol, folhinhas tenrinhas de brotos! Agreguei tomate cereja (ainda não os meus próprios)! E pão feito com trigo brotado, gergelim brotado e quinoa brotada. Desta vez assei o pão na panela de ferro redonda. Nossa,ficou espetabular e acabou em pouco tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário